Medicina como segunda graduação

Compartilhar:

Laboratórios

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Uma segunda graduação pode ser uma ótima opção para recolocação profissional. Você pode querer fazer medicina porque já era um sonho antigo, porque já trabalha na área da saúde ou simplesmente porque entendeu que é uma alternativa.

Independente das razões, já sabemos que medicina é um curso bastante disputado. No entanto, há uma maneira de facilitar esse processo: a entrada como portador de diploma. Essa forma de ingresso auxilia bastante quem não pode dedicar tantas horas para o  estudo.

Ao longo do texto, vamos falar sobre os requisitos necessários para isso, leia até o final!

O que é uma segunda graduação?

Uma segunda graduação nada mais é do que fazer um novo curso, seja de licenciatura, bacharelado ou mesmo tecnólogo. Nesse sentido, ela pode ser ainda mais proveitosa já que você já sabe quais métodos de estudos funcionam melhor pra você. 

Além disso, você já tem mais maturidade e sabe como aproveitar ao máximo as oportunidades de aprendizado que surgem.

O que o curso de Medicina propõe?

Ao longo do curso de Medicina, o futuro médico aprende a diagnosticar doenças, prescrever medicamentos, acompanhar pacientes, promover o bem-estar mental, físico, psicológico e social. Além de tudo isso, ele está habilitado a realizar tratamentos e atuar na prevenção de patologias.

Se exercer a Medicina é o seu sonho, comece a se dedicar a ele o quanto antes, busque conhecer as instituições, entender qual é o melhor caminho e quais são as instituições que melhor se encaixam no seu perfil.

Qual é a média dos salários médicos no Brasil em 2023?

Com certeza o salário é um ponto interessante na hora de escolher uma primeira e, com certeza, uma segunda graduação! 

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) define o piso salarial do médico com base na Lei do Médico (Lei n° 3.999 de 15 de dezembro de 1961), que dá disposições sobre o salário mínimo de médicos e de cirurgiões dentistas.

Para o ano de 2023, o piso foi fixado no valor de R$ 18.709,99 pela jornada de 20 horas semanais. O valor da consulta foi estabelecido pela entidade foi de R$229,77. 

Nesse sentido, é importante que você tenha um plano de carreira e defina alguns caminhos que você pode trilhar levando em consideração as particularidades do seu perfil.

Como cursar medicina como portador de diploma?

Ser portador de diploma quer dizer significa que você já concluiu uma graduação e já é uma pessoa diplomada por uma instituição validada pelo Ministério da Educação (MEC).

Isso facilita o ingresso no ensino superior já que não é necessário passar pelo vestibular tradicional. 

Na Unex, o candidato deve, no ato da inscrição, enviar o diploma da graduação (frente e verso) e o histórico de conclusão do ensino médio para a equipe responsável do campus onde ela deseja estudar. Dessa forma, o profissional pode optar pela unidade de Feira de Santana ou pela unidade de Itabuna.

O processo seletivo para o portador de diploma se divide em duas etapas: uma análise documental e uma prova de conhecimentos gerais. Na primeira fase, o candidato tem sua documentação analisada, essa etapa é eliminatória.

Já na segunda fase, acontece uma prova on-line de conhecimentos gerais. Assim, a prova tem quatro questões discursivas, argumentativa e expositiva, de caráter classificatório, sobre um tema proposto, atendendo às instruções previamente definidas.

A prova on-line do Processo Seletivo acontecerá no dia 19 de março, um domingo, das 14h às 16:30h, horário de Brasília. O candidato que não obtiver a pontuação mínima será automaticamente desclassificado. A Unex utiliza o PBL como método de ensino e tem aulas práticas desde o primeiro período.

Unex Itabuna 

Esses foram alguns fatores que fizeram a Unex apostar em uma faculdade de excelência em Itabuna: os encantos relatados por Jorge Amado, a localização estratégica, a movimentação em torno da produção de cacau e o empreendedorismo nato da população. Há 20 anos, contribuímos para o desenvolvimento da região grapiúna por meio da educação.

A Unex segue um sistema de ensino que prepara estudantes para o mercado de trabalho desde o início do curso, e conta com a ampla participação de professoras e professores que atuam nesse importante processo transformador.  

Por isso, temos um grupo de docentes altamente capacitados: especialistas, mestres(as) e doutores(as), com a missão de compartilhar conhecimentos, através de aulas dinâmicas, interativas e métodos inovadores.

Para o vestibular com prova a ser realizada dia 19/03, existem 25 vagas disponíveis no vestibular tradicional, 5 para quem quer iniciar a segunda graduação e 10 para quem pretende entrar com a nota do Enem. Não perca essa oportunidade!

 

Inscreva-se no vestibular de Itabuna

 

Unex Feira de Santana 

A história em Feira de Santana começou na década de 90, onde inovamos e inauguramos a nossa primeira unidade. E é nesse contexto que a Unex chega na “Princesinha do Sertão” para dar continuidade a essa jornada de sucesso.

“Queremos mudar o mundo com experiências reais e empáticas, usando o conhecimento tecnológico em prol da humanidade. E no centro dessa evolução, profissionais do futuro são protagonistas que desenvolvem suas potencialidades como indivíduos e em grupo, enriquecendo, diariamente, a troca de saberes com foco na realidade”.  

Promovemos o desenvolvimento de competências, por meio de metodologias ativas, que é um dos principais diferenciais da formação que oferecemos. Nossa matriz curricular aborda as diversas áreas da atuação profissional, considerando as exigências mais atuais do mercado. Para isso, contamos com uma equipe de professoras e professores experientes, com foco no compromisso de formar profissionais com qualificação técnica, ética e humanizada.

Para o vestibular com prova a ser realizada dia 19/03, existem 30 vagas disponíveis no vestibular tradicional, 5 para quem quer iniciar a segunda graduação, 10 para quem pretende entrar com a nota do Enem e 5 vagas para transferência externa. É a sua chance de realizar um sonho!

 

Inscreva-se no vestibular de Feira de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?