Medicina em Foco: presença feminina na medicina

O medicina em foco desta semana abordou o crescimento da presença feminina na medicina, novas datas de vestibulares adiados e abertura de novas inscrições. Confira a baixo os temas da semana:

• De acordo com a reportagem, o estudo Demografia Médica no Brasil 2020, feito em conjunto pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade de São Paulo (USP) compartilhado com o Conselho Regional de Medicina de Rondônia,  (Cremero), publicou uma pesquisa sobre o crescente número de mulheres médicas no Brasil. De acordo com a pesquisa, a partir dos anos 1970, as mulheres ampliaram sua participação e passaram de 15,8% em 1970 para 46,6% em 2020. Um crescimento significativo para uma profissão historicamente dominada por homens.

Grey'S Anatomy Christina Yang GIF by netflixlat - Find & Share on GIPHY

• Após adiar por várias vezes o Vestibular 2020, a Universidade Estadual de Maringá  (UEm) divulgou as novas datas da seletiva. De acordo com a instituição, as provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 23 e 24 de maio. Já o resultado do vestibular está previsto para sair no dia 15 de junho.  A última data seria nos dias 23 e 24 de março, mas foi suspenso na semana passada, por causa do agravamento dos casos de coronavírus.

• Já a Universidade Estadual de Roraima (UERR) abriu inscrições para o vestibular 2121. As inscrições devem ser realizadas no site da Universidade até o dia 31 deste mês de março e o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$100,00 deve ser paga para validação da inscrição. As provas do Vestibular serão realizadas no dia 9 de maio, em Boa Vista e Rorainópolis, das 8h às 13h (horário local). O resultado preliminar do Vestibular (com a nota da redação) será liberado em 23 de junho.

Quem também abriu seletiva para vestibular foi a Universidade de Gurupi, instituição pública localizada na região sul do estado de Tocantins. As inscrições devem ser feitas no site da Universidade até o dia 20 de março. O pagamento deve ser realizado até o dia 22 de março de 2021. O valor de taxa é de R$ 350,00. As provas serão realizadas no dia 18 de abril. Todas as informações você encontra no edital.