Medicina humanizada: desafios na era da tecnologia

Compartilhar:

Medicina humanizada

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

 A tecnologia com certeza trouxe ótimos benefícios e modificou bastante a maneira de conviver em sociedade. Quem imaginaria que relacionamentos iriam acontecer através da internet há 40 anos atrás? Ao decorrer do tempo a tecnologia foi agregando diversos setores e profissões. O jornalismo não é mais o mesmo com a internet. A educação não é mais a mesma com a internet. Nesse texto voce vai entender o contexto da Medicina humanizada em tempos de tecnologia.

 

A medicina não é mais a mesma com a internet

 

Medicina humanizada – Tecnologia e a medicina

Podemos dizer que a medicina e a tecnologia sempre andaram de mãos dadas. Cada inovação médica deu espaço para procedimentos cada vez mais atuais que antes pareciam impossíveis. Hoje em dia robôs cirurgiões já são uma realidade. Consultas médicas online  já são uma realidade por conta da telemedicina. Impressoras 3D prometem revolucionar o transplante de órgãos e áreas afins com a impressão de material orgânico.

Entenda um pouco cada uma delas.

 

Telemedicina

A telemedicina possibilita a emissão de pareceres médicos. Os exames podem ser realizados em clínicas, consultórios ou hospitais de qualquer localidade, e depois são encaminhados aos médicos especialistas via internet. Para acelerar o processo e reduzir a espera dos pacientes, a Inteligência Artificial e o machine learning apoiam e trazem celeridade na triagem dos exames, priorizando as urgências na fila de análise.Para aqueles pacientes que possuem condições que precisam de atenção regularmente, como diabetes ou hipertensão, por exemplo, os dispositivos médicos vestíveis e/ou implantáveis vêm como aliados nessa estratégia, dando ao paciente protagonismo em seu próprio cuidado. 

 

Impressão de Órgãos 3D

A impressora 3D modificou a maneira da produção de diversas coisas, inclusive na medicina. Muito já foi dito sobre a impressão de órgãos em impressoras utilizando materiais orgânicos. A impressão desses órgãos serve como uma maneira de obter outra visualização da situação em cirurgias e aprimorar os procedimentos. Ainda existem limitações, claro, mas já imaginou como essa tecnologia estará daqui há 30 anos?

 

Exoesqueleto

Se você assistiu o filme Elysium já sabe exatamente do que eu tô falando. O Exoesqueleto quer dizer basicamente um esqueleto do lado de fora do corpo. Isso já existe naturalmente em alguns insetos, Mas como nós não somos dotados disso, a tecnologia tá aí pra nos ajudar.

O objetivo do exoesqueleto é trazer movimentos para quem não tem por meio de ligações neurais entre o indivíduo e o exoesqueleto. Ainda é um campo que está avançando lentamente devido à complexidade, porém cada dia a tecnologia vai ganhando mais forma.

 

Existem várias outras tecnologias que apontam a medicina para vários lugares no futuro. Se fossemos colocar todas em um só texto, precisaríamos de quilômetros de espaço para escrever. Mas um ponto importante a ser pensado é a empatia e a humanização em meio a tantas tecnologias.

 

Humanização na medicina

A palavra humanização é diretamente uma derivação de “tornar humano”. Mas o que é ser humano? As pessoas são cheias de características que talvez seja até prepotência tentar achar um ideal único do são os humanos. Mas vamos partir de uma ideia mais simplista do termos… podemos entender a humanização como um conjunto de ética e empatia.

Num universo onde cada vez mais vemos pessoas imersas em telas de celulares podemos perceber que as relações pessoais estão cada vez mais distantes. Isso já modificou diversos aspectos sociais, sejam familiares ou profissionais (É só comparar a diferença na infância das várias gerações).

Na medicina essa diferença precisa ser pensada de maneira mais profunda, pois a interação com as pessoas é o cerne da profissão. Isso deve ser entendido o quanto antes, desde a formação do profissional de medicina, para que os pilares da ética sejam firmes.

 

Medicina humanizada na formação

Durante a formação acadêmica os alunos têm contato com as disciplinas essenciais para o exercício da profissão. Uma instituição que desde a formação propõe atividades que induzem um pensamento ético e humanizado está um passo à frente daquelas que insistem em trabalhar o básico.

A medicina humanizada envolve um atendimento global, que começa desde a marcação da consulta e a passagem pela recepção, consulta, encaminhamento, diagnóstico, até o fim do tratamento e pós-tratamento. Dessa forma, o atendimento humanizado não é responsabilidade apenas do médico.

 

Na Universidade de Vassouras, essa humanização é interpretada e executada de várias formas, dentre elas os projetos de extensão em Medicina. Tem texto no nosso portal para você entender um pouco mais sobre essas extensões.

 

Medicina humanizada: projetos de extensão no curso de Vassouras

 

Gostou do conteúdo? No nosso portal tem várias matérias que podem te interessar. Confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?