História do aprovado: Medicina na UEFS

MEDICINA NA UEFS

A história do aprovado hoje conta a trajetória do Tiago Neves, que ingressou em medicina na UEFS, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Thiago tem 33 anos, é  policial militar e atual estudante de medicina.

Vamos conhecê-lo?

Tiago tem uma história um pouco fora da curva em relação a sua aprovação no curso de medicina. Segundo dados do Censo da Educação Superior 2020, o perfil do estudante de medicina está na faixa etária entre 18 e 24 anos. Aquele público que sai do ensino médio, e tenta uma vaga, e os que não conseguem de primeiro, que é a grande maioria e continua tentando, seja estudando em casa ou em cursinho.

Com Tiago, a tentativa de entrar em medicina não foi imediata a sua conclusão no ensino médio, ele começou a estudar para entrar numa escola médica 10 anos após concluir seus estudos no ensino médio.

Para ele foi bem difícil retornar e decidiu fazer um cursinho pré-vestibular, porém mesmo fazendo cursinho ele não estava dando conta, a rotina de estudos era muito intensa, ele tinha que conciliar com o trabalho, e o agravante de estar muito tempo afastado dos estudos.

Mas a vontade de entrar numa faculdade de medicina ainda era latente, para testar seu conhecimento, resolveu fazer a prova do Enem de 2018 como treineiro, e a partir do seu desempenho, traçou estratégias de estudos. O que ele dominava, o que ele precisa melhorar. Outro objetivo foi traçado a partir desta experiência: vou me programar para tentar passar no Enem entre dois e três anos.

Assim Tiago colocou em prática sua estratégia, começou a pesquisar e fazer testes em plataformas de ensino on-line, para estudar linguagens e humanas. Encontrou uma plataforma que ele se identificou e que ele conseguia alinhar seus estudos e sua rotina no trabalho.

Aprovação em medicina!

Tiago foi aluno de escola pública, e conseguiu fazer o processo seletivo do pré-vestibular da Secretaria de Estado Educação do seu estado. Nesse pré-vestibular ele estudava Redação e Matemática, duas disciplinas importantíssimas para quem quer conseguir uma boa pontuação na prova do Enem.

Estudava ciências da natureza de maneira isolada em um cursinho particular de Aracaju, cidade onde residia, conseguiu uma bolsa parcial nesse cursinho, o que o ajudou bastante na sua jornada de estudos.

Fez a prova do Enem novamente em 2019, teve um grande desempenho, e ficou em 8° excedente.

O foco de Tiago era passar na Universidade Federal de Sergipe, (UFS), porém no meio do ano de 2020, jogou sua nota no Sisu, e conseguiu entrar em medicina na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no estado da Bahia.

Veja mais histórias de aprovados:

3 respostas

1. Conheço Tiago Neves .. é como se fosse um irmão meu… Estudei com ele no ensino médio … Um exemplo a ser seguido … Merecedor de tudo q conquistou e está conquistando …parabéns irmão !!

2. A trajetória do Tiago é linda e ele é muito merecedor de tudo o que vem colhendo. Só ele sabe do que teve que abrir mão para estar no lugar que está agora. Sei que será um grande profissional.
    Parabéns, meu amigo!

3. Que Deus abençoe poderosamente a vida deste meu grande amigo. Eu conheço um pouco da sua trajetória e sou testemunha de quanto tem sido abençoado muito pelo esforço e dedicação aos estudos,Conforme o Salmos 126: 5-6 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.
    Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltara com júbilo,trazendo seus feixes. Você vencerá mais uma vez nessa nova etapa e fico feliz por Deus te proporcionar mais essa benção! Tmj sempre.