História do Aprovado: Medicina na UFRN

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Conheça a história de Luiz Gustavo, potiguar de 19 anos aprovado em 1º lugar no curso de Medicina na UFRN e que não abre mão de um forró.

Fonte: Luiz Gustavo/Instagram

Forró, cervejinha e um… simulado? Esse era o método utilizado por Luiz enquanto se preparava para o ENEM que mudaria a sua vida.

  • De onde veio a vontade de fazer Medicina?

Por vir de uma família de caminhoneiros, toda vez que alguém perguntava: “Luiz, o que você quer ser quando crescer?”, ele respondia: “caminhoneiro!”. Porém, foi no 5º ano do Ensino Fundamental que se deparou com um sentimento totalmente diferente. Luiz é apresentado à Medicina por meio de uma cirurgia de alto risco na coluna, à qual sua irmã precisou se submeter. Ele conta que a forma com que foi abordada a cirurgia, como o médico o tranquilizou, o tocou muito e, desde aquele momento o interesse pela profissão surgiu nele

  • Eu sendo eu

Na escola, sempre foi um aluno dedicado e esforçado – quer dizer, nem sempre… é claro que fazia bagunça, mas gostava de estudar. Fez um Ensino Médio de boa base, prestando seu 1º ENEM em 2017, apenas a nível de experiência. Ele diz que foi bem na prova e tirou uma boa nota, mas nada que não pudesse ficar melhor. A partir do 2º ano, fez matérias isoladas de redação e física num bom cursinho em sua cidade, a fim de solidificar os assuntos e ficar craque nessas áreas. Tão natural quanto WS num camarote, sua nota aumentou consideravelmente depois de ter focado nessas matérias, mas não o suficiente para ser aprovado. Isso alimentou suas esperanças de conseguir a tão sonhada aprovação no ENEM seguinte, que seria no último ano do Ensino Médio.

  • Vida que segue

Como boa parte dos vestibulandos de Medicina, ou até mesmo como você, Luiz conciliou o 3º ano com o cursinho (dessa vez, focado nas matérias de ciências da natureza e redação, por serem as de maior peso na média ponderada da universidade que queria). Ele confessa que foi difícil e bastante puxado, maaas… bateu na trave. Luiz chegou bem perto de ser aprovado, mas acabou não conseguindo: “Oxe! Bola pra frente!”, ressalta. Ele reergueu a cabeça, juntou todas as suas forças e persistiu na busca do seu sonho.

  • Sou mais forte

O ano de 2020 chegou e, com ele, algo bastante indesejável. Com a pandemia, os estudos, tanto os de Luiz, quanto de todo mundo, foram afetados e modificados drasticamente. Mesmo após a reprovação do ano anterior, ele seguiu no cursinho, pois foi o método que, finalmente, o permitiu ler: “Parabéns, você foi selecionado na chamada regular”, e eu sei que você também está louca ou louco para ler isso. O sentimento da aprovação é um dos sentimentos mais aguardados, senão o mais aguardado, na vida de todo vestibulando. Porém, para senti-lo, é necessário que você tenha força de vontade e determinação. Luiz conta que, quando você for aprovado, você vai ver como é bom, como é satisfatório, como dá um alívio. Ele estimula todos os seus amigos e amigas para que continuem tentando passar em Medicina na UFRN e não parar até conseguirem.

  • Então ele estudava, tipo, 10 horas por dia?

Claro que não, criatura! Ele recomenda a todos que estudem a quantidade de horas que lhe forem possíveis, até porque o que importa é a qualidade do estudo, e não sua quantidade. Para ter um estudo produtivo, você precisa estar focado durante o processo: não adianta dizer que estudou 10 horas hoje, sendo que depois da terceira hora você já vai estar cansado e não absorver mais nada, entende?

“O povo acha muito que a gente tem que estudar não sei quantas horas para passar em Medicina, mas isso não existe não. Eu acho que o importante é fazer um estudo objetivo, […] você tem que estudar aquilo que você conseguir no dia.”

Além disso, um exercício super recomendado é focar nos simulados. Como ele já tinha uma ótima base dos conteúdos, a única coisa que lhe faltava era intimidade com as questões, portanto, nada melhor do que pôr em prática.

“É muito importante você ter uma estratégia e não chegar na prova sem ter nenhum conhecimento sobre ela. […] O bom do simulado é isso: você vê qual a melhor forma de se portar na prova.”

  • Ele é ele, eu sou eu

Você já deve ter ouvido falar “não se compare com os outros” um milhão de vezes, mas essa é a coisa mais correta a se fazer. Cada um tem seu tempo de estudos ou um método que funciona melhor, até a preferência de caneta é diferente. Portanto, não adianta olhar para o coleguinha e tentar medir a sua evolução tendo como referência outra pessoa, isso não faz sentido.

“Embora eu tenha passado em primeiro, eu sou igual a todo mundo. Cada um tem seu jeito de estudar. Não fique se comparando: ‘ah, fulaninho se dedica mais que eu’. Talvez ele precise se dedicar mais porque ainda não tem os mesmos conhecimentos que você.”

Luiz destaca ainda a importância do apoio de forma bastante sólida. Ele afirma que o ambiente de estudos dele, ou seja, o cursinho, foi favorável para manter sua determinação, pois é importante compartilhar desejos e se sentir parte de um grupo onde todos têm a mesma finalidade.

“Eu acho muito importante que estejamos inseridos em um ambiente que esteja pensando igual a gente. O cursinho é bom porque você tem várias pessoas ao redor buscando o mesmo objetivo que você. […] É muito importante também o apoio da família. […] Em questão de estudo, meus pais sempre me incentivaram, porque eles não estudaram, ‘né’ não possuem formação universitária. […] Foi importante saber que eles acreditavam no meu potencial, qualquer coisa que eu precisasse, eu podia contar com meus pais.”

  • Igual ela só uma

Óbvio que não podia faltar discutir sobre essa parte tão importante na trajetória da aprovação e que merece muita atenção, não só sua, mas de todos ao nosso redor. Mesmo ainda sendo um estigma para muita gente, cuidar da saúde mental é essencial para termos uma qualidade de vida agradável. Com Luiz não seria diferente. Ele conta que, nos dias em que ficava ansioso com a prova, ia dormir com o pai, pois é um costume desde pequeno e que o acalmava. Você também pode ter sua solução para reduzir a ansiedade e o estresse, mas é importante que procure um profissional qualificado caso as coisas não estejam sob controle.

Cuide da sua saúde mental. Eu sei que o ENEM afeta muito a nossa cabeça, então, fique tranquilo. […] Se não tivesse dado certo daquela vez, não teria problema, bola ‘pra’ frente, tentaria de novo e não desistiria. Outra coisa é não desistir. […] O tempo é o seu tempo. Tem gente que vai precisar de mais 2 anos, 3 anos e tudo bem, é assim mesmo.”

  • Ninguém segura eu

Luiz não só correu atrás do seu sonho na maneira conotativa da coisa. Ele, de fato, correu! Ele conta que, para se distrair e relaxar no seu tempo livre, fazia corrida ouvindo playlists de forró como todo bom nordestino. Até compartilhou a playlist conosco caso alguém aí possua o mesmo gosto que ele e queira conferir.

“Fazer corrida era minha válvula de escape, era o momento em que eu gastava energia e retirava todas as minhas angústias. […] E para fazer questões, dava para ficar ouvindo música, botava um Wesley Safadão da vida.”

Pois é, Luiz, melhor que atingir o resultado, é se divertir durante o processo. Para preservarmos nossa saúde e termos qualidade nos estudos, devemos equilibrar disciplina com autocuidado, tornando o caminho até a aprovação algo divertido e prazeroso. Portanto, se cuide e continue estudando, que a aprovação vem!

 

Confira o vídeo na íntegra do relato de aprovação em medicina na UFRN:

Veja mais histórias dos aprovados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?