História do aprovado: medicina na Unicap

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Conheça a história de Leandro Novais, recifense aprovado em 1º lugar em Medicina na Unicap, mas que ainda busca sua vaga médica na federal com muito afinco!

Fonte: Leandro Novais/Instagram
  • “Triste o viajante que só espera a felicidade na chegada”

É com essa frase que iniciamos a história de Leandro. Um jovem sonhador, persistente e que não pensa em desistir. Esta história será um pouco diferente das demais, pois ele ainda não alcançou seu objetivo principal: ser aprovado numa universidade federal. Mas isso não é motivo de tristeza para Leandro! Ele coleciona pódios de aprovações em particulares, tendo destaque em duas principais universidades particulares de Recife: 1º lugar em Medicina na Unicap e 2º lugar em Medicina em FPS (esse aí é fera, bicho!).

Leandro é um garoto que se baseia muito em frases e pessoas motivacionais. Segundo ele, essa frase aí do título, até um tempo atrás, não fazia muito sentido em sua cabeça, porque ele sempre achou que a felicidade só se alcançava no fim de algo, sem se importar com o caminho trilhado. Ele conta que, na escola, ele não estudava para aprender, estudava para passar, para tirar uma nota boa na prova, como se quisesse sempre o bom resultado e não tivesse foco no processo.

  • Como surgiu essa vontade de Medicina?

Na verdade, Leandro queria fazer Engenharia. Sempre pensou na área, pois sempre foi apaixonado por matemática e automóveis. No fim do seu 3º ano de Ensino Médio, em 2015, passou em Engenharia com 800 pontos na redação, chegou a cursar um tempo, mas se frustrou e saiu. Foi aí que, em 2017, voltou pro cursinho com o objetivo de passar em Medicina. Lá, ele começou a dar valor a coisas que não dava na escola. Por exemplo, ele nunca gostou da área de humanas: filosofia, geografia, história, sociologia, e quando voltou pro cursinho percebeu que agora ia ter que estudar para aprender e começou a gostar de coisas que nunca gostou antes. Nesse ENEM, tirou 940 na redação e ficou com 752 pontos na média! Porém, a nota de corte foi mais alta e ele não conseguiu sua vaga médica. Em 2018, tirou 960 na redação e 845 pontos em matemática e ficou com 775 pontos na média, porém a nota de corte foi 788 e ele não passou.

Ele conta que tira muitas notas “mil” na redação do cursinho e ele considera isso como uma qualidade própria, sempre gostou de escrever redação e possui certa facilidade, mas, no ENEM seguinte, o de 2019, veio o sentimento de frustração, pois tirou 880 na redação e ficou com 759 pontos de média, mais uma vez, reprovado. No último ENEM, o de 2020, tirou 960 na redação e 851 em matemática e ficou com 777 pontos na média.

  • Autoconhecimento e autorresponsabilidade

Leandro aponta que é importante que o estudante tenha autoconhecimento, que ele saiba se reconhecer, saiba seu propósito, reconheça seu estágio de conhecimento, saiba o motivo dos seus erros e o que o motiva. Também é importante ter autorresponsabilidade: saber que você não está no controle de tudo e não se culpar por coisas que você não está no controle, mas aquelas em que você está, aí sim você dá o seu melhor.

Para se motivar, Leandro busca sempre aprender coisas novas, olha criticamente o próprio conhecimento, mede quais assuntos consegue dar aula e quais não consegue e uma coisa muito legal: cria gatilhos de atenção antes das aulas! 

“Como assim?” Ele resolve umas 5 questões sobre tal assunto e, caso não consiga resolver alguma questão, seja por ter dado um branco, seja por conteúdo insuficiente, seja porque demorou muito, quando o professor for falar daquele assunto na aula, ele presta mais atenção do que normalmente faria:

“5 anos no cursinho vendo as mesmas coisas, vou atrás de aprender algo novo, algo que ainda não vi.”

Ele diz que também é muito importante se cercar de pessoas boas, que almejam o mesmo que você e que te motivam a continuar sempre, que te apoiam, sejam amigos, namorado(a), família, professores etc. Outra coisa é perceber seus progressos, introduzir no seu cérebro a sensação de orgulho e dizer a si mesmo: “não consegui fazer tudo, mas dei o meu melhor nas condições que eu tinha.”

  • Conselhos e reprovação “óculos”

Leandro é um veterano nesse mundo de cursinho até a aprovação. Pode ser que as percepções que ele tem sobre isso não sejam as mesmas que as suas, mas ele compartilhou algumas visões que o ajudam a se manter de pé e continuar persistindo no seu sonho:

  1. não dá tempo de estudar tudo, você precisa focar no que você precisa; 
  2. é importantíssimo fazer um planejamento;
  3. é normal não estar em dia em todas as matérias;
  4. tente aprender sozinho, não fique preso às aulas do(a) professor(a) ou a um material só;
  5. decorar é diferente de aprender;
  6. revisão é importante;
  7. use a internet a seu favor, pesquise, busque, tire dúvidas.

Ele também compartilhou uma visão bem bacana sobre os simulados, pois muita gente os enxerga como fardos a serem carregados ou se concentram apenas nos acertos, ignorando os erros:

Existe um anjo? “O que você faria se existisse um anjo que entregasse a você uma lista das questões que você vai errar no dia do vestibular?” Existe e são os simulados, pois eles dizem o que você erra, porque erra etc.

Além disso, Leandro também fala que a reprovação é um óculos, o qual você veste e enxerga coisas que não estava enxergando antes: distrações excessivas, falta de atenção, falta de gerenciamento de tempo na hora da prova, falta de maturidade no estudo. Todas essas coisas podem ser fatores que te atrapalhavam e te impediam de ser aprovado, por isso, não leve para o coração a reprovação e use-a a seu favor!

 

Confira o vídeo na íntegra da aprovação em medicina na Unicap:

Veja mais histórias de aprovados em medicina:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?