Medicina nos laboratórios: como funciona a prática em Vassouras

Compartilhar:

medicina financiamento

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Que você quer medicina, a gente já sabe, mas hoje vamos falar sobre ela que está com inscrições abertas para o vestibular e te informar sobre os laboratórios que fazem parte e prestam suporte ao curso de medicina.

Uma boa infraestrutura faz toda a diferença na formação do futuro médico, contribuindo também em um dos pontos de avaliação do MEC. Trazendo nesse aspecto, um laboratório na faculdade traz imensos benefícios.

Caracterizando-se como um espaço em que o aluno aprende os conteúdos na prática, complementando o aprendizado teórico. Os laboratórios são importantes não só para um melhor conhecimento acadêmico, mas, de forma abrangente, também para o desenvolvimento e aprendizado profissional.

Agora você aí, futuro aluno de medicina em Vassouras  com certeza deve estar querendo entender como funciona um laboratório na faculdade, e por que uma instituição com essa infraestrutura tem um dos grandes diferenciais na educação dos alunos. Então, vem cá com a gente, mergulhar nessas informações.

Laboratórios de medicina

Em termos técnicos, a Universidade de Vassouras, que fica em Vassouras/RJ, possui laboratórios didáticos especializados para o Curso de Medicina. Eles contam com amplas instalações e equipamentos adequados para atender todos os alunos do curso.

Todos os ambientes têm acessibilidade, aclimatação, ergonomia e segurança, nos quais as atividades práticas são conduzidas por professores e acompanhadas por técnicos especializados, sempre visando consolidar os conceitos desenvolvidos em outras atividades e etapas do processo ensino-aprendizagem.

O Instituto de Anatomia fica localizado no segundo andar do Bloco 6 do Campus Universitário, atende às práticas das disciplinas de Anatomia Sistêmica Aplicada I e II.
Possui quatro salas de dissecação e pesquisa, climatizadas de 31,5 m2 cada uma, com três bancadas em granito em cada uma delas, identificadas como salas 01, 02, 03 e 04.

Esses laboratórios contam com peças reais para dar ainda mais veracidade ao estudo do corpo e fisiologia humana. Mas deixa eu logo avisar, NADA DE TIRAR FOTOS, HEIN!

Como sabemos, são peças reais, então é proibido e antiético tirar fotos ou gravar qualquer tipo de imagem de peças humanas e materiais pertencentes ao laboratório, isso de acordo com uma das Leis de Proteção ao Cadáver.

Conheça o curso de medicina de Vassouras

Quanto ao panorama de laboratórios, eles são cuidados por técnicos que possuem formação específica para atuar nos laboratórios, são contratados em regime de tempo integral e são encarregados do preparo do ambiente, dos equipamentos e dos insumos necessários à realização da atividade. Todo insumo necessário às práticas de ensino é armazenado, fica sob a custódia dos técnicos e é disponibilizado anteriormente às aulas práticas de acordo com a especificidade de cada disciplina.

O Curso de Medicina possui uma política de manutenção e atualização de equipamentos e instalações físicas. A manutenção dos equipamentos é realizada pelo Departamento de Engenharia Clínica, as adequações da estrutura física são realizadas pelo Departamento de Infraestrutura e a atualização dos equipamentos é realizada diretamente com o setor de compras da Instituição mediante solicitação do Curso de Medicina.

Protocolos Operacionais Padrão

Os laboratórios possuem o seu Protocolo de Experimentos (Protocolos Operacionais Padrão – POPs) que expressam detalhadamente o planejamento das atividades práticas realizadas para o alcance dos objetivos pedagógicos, bem como o tipo e o funcionamento dos seus equipamentos, instrumentos e materiais. Desta forma, padronizando e minimizando a ocorrência de desvios na execução das atividades práticas fundamentais à complementação do conteúdo teórico.

Cada laboratório possui o seu POP referente aos experimentos realizados e aos seus equipamentos. As atividades realizadas nos laboratórios didáticos especializados atendem aos princípios éticos e, em caso de experimentos em que há a utilização de animais, para que ele seja executado, é necessário a aprovação pelo Comitê de Ética na Utilização de Animais (CEUA).

Dentre os laboratórios de medicina em Vassouras, estão: Laboratórios de Bioquímica / Farmacologia, Microbiologia / Parasitologia, Fisiologia / Patologia, Metodologia Ativas / Morfofuncional, e mais.

As vantagens do laboratório para o aprendizado em Medicina

Ao levar os conteúdos dos livros para a prática no laboratório da faculdade, o aluno tem diversos benefícios, que podem ser sentidos desde o ensino até a vida profissional. Veja as principais vantagens!

Melhor compreensão dos conteúdos

Já ouviu falar no conceito “aprender fazendo”? Pois essa é uma das grandes vantagens de um laboratório na faculdade. Em Vassouras as aulas são mais dinâmicas, interativas e interessantes, além de fazerem o aluno “colocar a mão na massa”.

Tudo isso gera motivação e engajamento, facilitando o processo de aprendizagem. Consequentemente, os conteúdos teóricos são mais bem assimilados e fixados na memória.

Preparo para atuar profissionalmente na área

Você já notou como muitos alunos saem da faculdade e sentem que não estão preparados para o mercado de trabalho? Os laboratórios na faculdade evitam justamente esse despreparo, contribuindo para a capacitação profissional dos graduandos.

A vivência prática e a aplicação dos conteúdos teóricos nos laboratórios preparam melhor o aluno, já que ele tem a experiência, ainda no espaço acadêmico, com o quotidiano que terá em sua profissão no futuro.

Inscrições – Medicina em Vassouras

Desenvolvimento de novas habilidades

De início, imagine, por exemplo, fazer uma graduação em Medicina ou Fisioterapia sem conhecer na prática o corpo humano. Assim, a experiência profissional se tornaria muito mais penosa, não é mesmo?

Já com um laboratório na faculdade, há uma vivência direta do conhecimento na prática. Assim, os alunos participam mais ativamente do aprendizado e se familiarizam com os equipamentos e as ferramentas específicas de sua área. Com isso, é possível desenvolver, desde a faculdade, as habilidades exigidas na atuação profissional de determinadas áreas.

Como vimos, um laboratório na faculdade proporciona diversos benefícios ao aprendizado dos alunos. Além disso, coloca os estudantes em vantagem no mercado de trabalho, já que a aula laboratorial é um diferencial que os torna preparados para atuar na profissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?