Mestra Yoda da Medicina: história do aprovado

Compartilhar:

mestre yoda da medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Dando spoiler do que você vai ler, eu diria que Janaína é a mestra Yoda da Medicina. 

Janaína Melgaço Maynard, estudante do 6º período de medicina da Universidade Federal de Sergipe, e aprovada na UFF e UFRJ.

 

Medicina sempre foi sua primeira opção?   

“Sim! Desde quando me entendi como gente! Eu tinha uns 4 anos quando decidi, após ter o meu avô materno com cuidados paliativos em casa, percebi o quanto amava cuidar de pessoas.”

 

Quantas vezes tentou passar em medicina? 

“Então, minha história é um pouco complicada. Eu estudei em escola pública, teoricamente concluiria os estudos em 2017, mas devido às greves no ensino público, terminei o ensino médio em 2018. 

Em meados de maio de 2018, entrei em um cursinho, já ingressei “um pouco atrasada”, em 2018 eu fiz o vestibular da UFS, porém o resultado só saiu em 2019, fiquei em excedente, em quinto lugar, essas outras pessoas que estavam na minha frente na lista, eram de fora do estado, portanto elas “teriam que desistir” para que eu conseguisse entrar.

Lista de espera não é certeza, então continuei estudando, para fazer o próximo Enem, já que não sabia se ia conseguir entrar na UFS.

Dois dias antes do Enem de 2019, eu fui chamada na lista da UFS, ou seja eu passei pelo Enem de 2018, no meu primeiro ano de cursinho(que era bolsista). 

Mesmo com a certeza que estava aprovada na Universidade Federal de Sergipe, ainda fiz o Enem 2019, e passei na UFF, no Rio de Janeiro, eu tenho família lá, e seria uma possibilidade estudar lá, porém, mesmo com o resultado positivo da Federal Fluminense, optei em ficar em Sergipe mesmo.”

 

No meio do caminho pensou em desistir?

“Desistir nunca foi uma opção, eu sabia que uma hora eu ia conseguir, só precisava ter estratégia e entender cada degrau que eu precisaria subir por vez.”

Saúde Mental

“Eu vacilei muito quando comecei a estudar para o Enem, não priorizei atividade física, tempo de descanso, eu estudava sem parar, isso me prejudicou. Eu tinha várias crises de gastrite nervosa, minha imunidade baixou, ia sempre para urgência, na minha primeira tentativa do Enem, quando fiz a prova de ciências da natureza (conteúdo que tenho bastante confiança), não consegui me concentrar, devido ao meu nível de ansiedade, estava nas alturas.

Hoje em dia tenho alunos de mentoria, e sempre digo para eles que passar em medicina não é só estudar, você precisa ter equilíbrio emocional, cuidar da saúde, se sua cabeça não estiver bem, isso vai refletir diretamente no seu desempenho.

É ter calma, respirar e confiar em você, mas priorizando outras coisas, como tempo de descanso, fazer uma atividade física, assistir um filme, fazer coisas que você gosta, que te dão prazer, caso contrário, lá na frente isso vai impactar seu resultado.

É necessário ter uma estratégia para uma aprovação mais rápida e saudável.”

 

Método de estudos

“Não é bicho de sete cabeças, foi bem simples, e é o que eu passo para meus alunos de mentoria.”

  • Como aluno, onde você está?
  • Qual o degrau que você quer chegar?

“Em 2018, quando estava me preparando para o Enem, eu fiz essa análise como aluna, e tive ajuda da dona do cursinho que estudei, eu tinha que preencher várias lacunas, por exemplo, como disse anteriormente, eu estudei em escola pública, então o ensino infelizmente foi precário, nos dois últimos ano do ensino médio eu não tive professor de Biologia, de Física, perceba a quantidade de lacunas que eu precisava preencher, e justamente disciplinas de peso para passar em medicina. 

O lema que levei para vida foi: vou subindo degrau, por degrau. Comecei estudando os assuntos básicos dessas disciplinas. “

  • Outra abordagem, foi estudar o que o Enem queria de mim, o que ele cobra na prova, entender como a metodologia da prova, fez diferença na minha estratégia e rotina de estudos.
  • Não pule etapas, não adianta estar no primeiro degrau e querer pular para o quinto, o que pode acontecer? você vai se frustrar, porque vai achar que não sabe o conteúdo, e na verdade você AINDA não domina o que precisa, mas vai dominar, só precisa ter paciência e persistência.  
  • Quando eu dominei os assuntos básicos, minha TRI foi incrível, então fica aqui a dica, domine os conteúdos básicos primeiro, depois você vai evoluindo, e resolva provas antigas do Enem, é muito importante.

 

Rotina na universidade

Está uma loucura, estudar para faculdade é diferente do estudo para o Enem, diferente do que era na escola.

Minha rotina é o triplo do que tinha no ensino médio, é bem puxada, mas tem que ter organização, tenho planner para tudo, sou metódica, mas é o que me ajuda demais nos estudos, tenho controle dos conteúdos para não me perder, e tenho consciência que não dou conta de tudo, priorizo os que são mais importantes, e fica a dica aqui para os vestibulandos também, é necessário elencar o que é mais importante.”

 

Já sabe qual especialidade quer fazer?

“Ainda em dúvida se cardiologia clínica ou cirurgiã cardiotorácica. Mas confesso que estou amando todas as áreas da medicina agora que tenho mais práticas na faculdade.”

Janaína tem um recado para você, medaholic.

“Passar no Enem, não é só estudar, não é só assistir aula, se você não souber estudar, resolver simulados, saber individualmente o que funciona para você, vai bater na trave e vai ficar se perguntando, por quê ainda não passou em medicina. Tenha muita resiliência e fé (para quem acredita em Deus, eu acredito muito), para tudo tem o tempo certo, inclusive na rotina de estudos, mesmo que você não acredite em Deus, perceba na natureza que tudo tem seu tempo, tempo das flores desabrocharem, tempo da lagarta virar borboleta, enfim, TUDO TEM SEU TEMPO, confie. 

E relaxe, você não vai dar conta de tudo, por exemplo saí do ensino médio com várias lacunas, e não tem como você absorver três anos de conteúdo em 8 meses de cursinho.

Eu fui aprovada no Enem três vezes, não porque sabia de tudo, mas porque tinha estratégia e foco. 

Resiliência, organização, estratégia, sabedoria, paciência com você, tem vaga para todo mundo, a diferença é a ordem de aprovação, sua hora vai chegar.”

Você também vai gostar:

É preciso registrar sua evolução nos estudos.

Como passar no Enem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?