Não passei em medicina e agora? Como seguir em frente?

Compartilhar:

não passei em medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Quem passa por uma rotina de estudos intensa para ser aprovado no curso de Medicina, bem sabe o quanto essa preparação é cansativa e, muitas vezes, solitária. Além do conteúdo das disciplinas, é impossível não pensar também na concorrência e, à medida que a prova se aproxima, a ansiedade também toma conta. 

O seu mundo pode desmoronar quando sair o resultado: não foi aprovado, não passei em Medicina! Claro que a gente fica triste e até frustrado. Mas, a aprovação no curso de Medicina nem sempre se dá na primeira ou segunda tentativas.

Muita gente passa alguns anos para conseguir a tão sonhada vaga. Se você não passou em Medicina, desistir não é uma opção. 

Vamos te dar dicas de como se organizar, seguir em frente e como estudar para passar em Medicina:

  • Equilibre seu emocional;
  • Uma nota não te define;
  • Encontre motivação para seguir;
  • Refaça seu plano de estudo;
  • Vai dar tudo certo.

Continue lendo nosso post e confira mais detalhadamente algumas dicas para passar em Medicina.

Equilibre seu emocional

É claro que depois do resultado da não aprovação bate uma enorme tristeza. Isso é absolutamente normal e você deve dar espaço a ela. Mas não por muito tempo! Saiba que você não foi o único a não ser aprovado, mesmo tendo se preparado e vida continua com outras oportunidades nos processos seletivos

É fundamental que você equilibre o seu emocional com o apoio da família e dos amigos. Se perceber que a tristeza ou qualquer tipo de sentimento de frustração esteja te impedindo de retomar o foco nos estudos, procure imediatamente ajuda profissional.

Fazer atividade física ou algum esporte que te agrade pode ajudar nesse processo de reequilíbrio emocional. Se essas atividades puderem ser em grupo, melhor ainda! Não precisa ser CDF para passar em Medicina.

Uma nota não te define

Quem está se preparando para passar no curso de Medicina pensa muito em nota, principalmente, na nota de corte. Pois é ela que vai determinar a pontuação necessária para aprovação. Ao longo dos estudos, a resolução de simulados ajuda a medir seu grau de conhecimento e dá uma média de pontuação.

Sabemos que essa nota de corte não é fixa. Ela muda a cada processo seletivo. A nota de corte pode variar de curso e de Universidade. Isso se explica pela oferta de vagas e a procura. No caso do curso de Medicina, a nota de corte é sempre alta e pode variar a cada vestibular porque o desempenho dos candidatos nem sempre é igual.

Se você não conseguiu alcançar a nota de corte, não fique frustrado. Essa nota revela o momento e não define sua capacidade. Exatamente por isso que você não deve ficar preocupado excessivamente e pensar que nunca irá passar no curso porque sua nota não foi boa. Certamente com mais estudo, seu desempenho tende a melhorar… e muito.

Encontre motivação para seguir 

Não existe maior motivação para continuar nos seus estudos do que realizar seus sonhos. Muitos desistem no caminho, por achar que não são capazes, mas você precisa se motivar para encarar a jornada de estudos e preparação de novo. Agora você já está mais experiente e pode otimizar melhor seu tempo.

Converse com outros estudantes que também não foram aprovados e procurem formas de se motivar: marcando grupos de estudo, criando formas diferentes e divertidas de ter conhecimento em grupo, como assistindo a documentários e séries que possam te ajudar nos conteúdos.

Participe do nosso grupo de estudos no telegram

Refaça seu plano de estudo para medicina

Aproveite esse momento para refletir onde você errou. Quais disciplinas foram as de menor desempenho e saiba como se organizar nos estudos. O planejamento pode ser totalmente modificado para dar maior atenção àqueles assuntos mais difíceis. 

Depois de fazer esse raio x do seu desempenho, é hora de organizar um novo plano de estudo semanal. Isso pode ser feito com a ajuda de professores. Organização para estudar Medicina é a melhor forma de começar uma nova preparação. 

E o que estudar para passar em Medicina? Organize um cronograma de estudos para Medicina, com livros, podcasts e outros tipos de metodologia de estudos.

Procure o lugar mais silencioso da casa e monte de novo seu “quartel general” para seus estudos com tudo que você precisa por perto. Se não for possível ter um lugar só seu, converse com os seus familiares para que adequações na residência sejam feitas. Então, organize a rotina com o método de estudo ideal para você. Isso é importante para esse novo momento de preparação.

Vai dar tudo certo!

O poeta Fernando Sabino disse: “no fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim”. Essa é uma forma bem bacana de encarar alguma dificuldade. Pense positivo porque tudo vai dar certo. Faça sua parte, mas tenha como foco principal sua saúde física e mental. 

Se não foi possível passar em medicina dessa vez, vai ser na próxima! Não fique na cabeça “não consigo passar em medicina”. Tudo depende de como você vai persistir, acreditar e agir. Reclamar só vai bloquear sua motivação e não vai mudar a realidade. Há um mundo de oportunidades te esperando! 

Você pode conferir também nosso outro post que listamos algumas dicas para quem vai prestar o primeiro vestibular para Medicina.

Baixe nosso planner de estudos e foque ainda mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?