Nota do Enem: garanta sua vaga em uma universidade pública

Neste momento você já sabe o resultado e sua nota do enem,  não quer ficar na agonia de esperar a fila do Sisu, e agora?  Como posso entrar em uma universidade pública utilizando minha nota?

Aqui nesta matéria vamos te dar dicas para iluminar seu caminho, tenha fé querido estudante, hahaha.

Nós sabemos que o Enem é um divisor de águas na vida do estudante que sonha em ingressar em universidade pública, seja qual for seu curso, para a maioria dos nossos leitores o curso é Medicina, então a disputa é acirrada.

O Enem é considerado o maior vestibular/concurso do nosso país, além de avaliar a qualidade de ensino no Brasil, o Enem é a porta de entrada para as universidades públicas e privadas do nosso país. Portanto, não se desespere, não rolou de entrar em determinada universidade, ainda tem como você realizar seu sonho de cursar uma graduação de nível superior. Como? Vamos adiante.

Como a nota do Enem pode te garantir uma vaga em universidade pública?

Tem duas maneiras:

1- Através do Sisu;

2- Usando a nota do Enem ou completando a nota do vestibular com a nota do Enem.

O que é Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa do Governo Federal gerenciado pelo Ministério da Educação. Ele permite que as instituições de Ensino Superior públicas federais, estaduais e institutos ofereçam vagas para todos os seus cursos de graduação aos candidatos que participaram da edição anterior do ENEM.

E como participar?

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apenas o estudante que participou do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obteve nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro.

Ainda tem dúvidas sobre o Sisu? clica aqui.

Usando a nota do Enem ou completando a nota do vestibular com a nota do Enem

Algumas universidades públicas permitem utilizar a nota do Enem como complemento na nota do vestibular, esta modalidade não é tão conhecida pela galera, mas de grande valia, é mais uma chance, mais uma esperança para o ingresso num curso de graduação de nível superior.

Lembrando que cada universidade tem seus critérios de ingresso e avaliação, a melhor maneira é você ler o edital da instituição e se informar sobre todo processo.

Falamos sobre o complemento de nota e utilizando a nota integralmente?

Você já ouviu falar do Prouni e do Fies?

O Programa Universidade para todos (PROUNI) foi criado em 2004 pelo Ministério da Educação para oferecer bolsas de estudo em instituições privadas de Ensino Superior. As bolsas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%) e são destinadas a estudantes que não tenham nível superior e que sejam de baixa renda.

O projeto tem o objetivo de ampliar o acesso da população de baixa renda ao Ensino Superior. A bolsa também é estendida aos professores da rede pública de ensino para cursos de Pedagogia, normal superior e licenciaturas. Mas, nesses casos, é necessário apenas que o professor faça parte do quadro permanente da instituição de ensino e tenha obtido 450 pontos no ENEM do ano anterior (sem ter zerado a redação). Não há exigência socioeconômica.

Quer saber mais? clica aqui neste post.

E o Fies? Para participar, é preciso atender aos seguintes requisitos: ter feito o Enem com nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e não ter zerado a redação. Além disso, a renda bruta familiar per capita (por pessoa) tem que ser equivalente a até 3 salários mínimos. Tem mais informações sobre o tema aqui.

E tem a opção de ingresso direto, algumas universidades particulares tem a opção do ingresso tem precisar fazer processos seletivos e/ou vestibular, apesar utilizando a nota do Enem, mas isso vai de cada edital, e cada normativo das universidades particulares, para saber mais, a dica que a melhores escolar te dá é: faz uma pesquisa das universidades que possuem essa opção, entra no site, lê o edital certinho e corre para o abraço para realizar seu sonho de estudar em uma IES usando sua nota do Enem. Lembrando que algumas universidades oferecem bolsas de estudos de acordo com a sua nota do Enem, viu? então corre e pesquisa.

Boa sorte!

Veja mais: