Notas de corte para Medicina no SISU: onde consigo passar?

Blog
Reading Time: 4 minutes

A nota de corte para medicina no SISU, quando bem analisada, traz grandes chances para quem busca uma vaga nas melhores escolas médicas do país. Entenda tudo sobre a nota de corte e como buscar a sua aprovação na instituição que melhor se adeque ao seu perfil.

Você sabe que, atualmente, para conseguir entrar na graduação em medicina pelo SISU, a nota de corte passa, em média, de 800 pontos. Apesar disso, há muitas escolas médicas que apresentam notas menores e ainda assim oferecem um ensino de qualidade.


Mas cá entre nós, sabemos muito bem que escolher a escola médica onde você iniciará os seus estudos não é algo tão simples (principalmente uma que se adeque ao seu perfil)!

Justamente porque quem se forma no curso de medicina, já começa ganhando muito bem e pode atuar em diferentes áreas, o que explica as notas de corte serem tão altas e o fato de que a escola médica precisa lhe dar um retorno alinhado às suas expectativas.

Por este motivo, nós do Melhores Escolas Médicas desenvolvemos uma plataforma que te auxilia nessa busca. Ela foi criada com base em nossos anos de experiência trabalhando com educação e nos aprendizados coletados em milhões de dados sobre escolas médicas de todo o país.

Esse direcionamento irá te auxiliar a fazer uma análise do seu perfil e contextualizá-lo com a proposta de uma escola médica que se adeque a você. Assim você pode investir melhor no seu futuro profissional, sabendo exatamente o que esperar de cada novo passo.

E para implementá-la na sua vida e transformar a sua pontuação em aprovação, basta acompanhar este post, que a gente explica em detalhes!

A importância da nota de corte para medicina e sua aprovação no SISU

Antes de começarmos a falar das notas de corte para medicina, queríamos te propor um exercício muito simples.
Imagine como deve ser a escola médica que você quer estudar.
Independente das vagas e notas de corte, existem critérios que te fizeram escolhê-la, correto?
Então lembre-se do mais importante: sua escolha precisa ser feita utilizando alguns critérios e não apenas notas!

Veja bem, e nem precisa ser estudante de medicina ainda para saber disso, mas todos sabemos que não são (ou não deveriam) as maiores ou menores notas de corte que definem a qualidade de uma escola médica, principalmente dependendo da região.

Então, a primeira coisa que você deve fazer é começar a avaliar as notas de corte por região, verificando, por exemplo, se há alguma bonificação de acréscimo de nota para quem já é da localidade, como fez a Universidade Federal do Acre.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é giphy.gif
Sendo assim, a cada nota divulgada, você consegue avaliar exatamente como está a situação para que na inscrição, a sua chance de aprovação esteja mais próxima.

Isso tudo que explicamos foi apenas para dizer que o fator regional pode fazer as coisas mudarem.

E a nossa plataforma funciona exatamente num modelo que irá te permitir analisar isso de forma estratégica e, ao final, escolher a escola médica que tanto deseja.

Mas será que eu consigo passar?

Veja bem! Lembra que no tópico anterior nós dissemos que independente de vagas e notas de corte, sua escolha precisa ser feita com base em alguns critérios?

Então, para a disputa geral, as maiores e menores notas de corte devem ser tratadas da mesma forma.

Isso significa que muitas vezes não importa qual nota você conseguiu, de que região você é ou qual a sua renda. Como cada pessoa possui seus próprios sonhos e ambições, a única coisa que importa é: você analisou se a escola médica atende às suas expectativas? Se fez isso, sim, você consegue passar.

Como funcionam as notas de corte do SISU?

As vagas do SISU são disputadas em diferentes categorias, contando inclusive com algumas para pessoas de baixa renda e com deficiência física, como estabelecido por lei.

Com cada uma delas atendendo políticas específicas, as demais vagas são disputadas em ampla concorrência.

Vamos supor que você está disputando uma vaga de ampla concorrência!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é giphy.gif

Isso significa que você irá concorrer com todos, ainda que de alguma forma possa se encaixar numa categoria de cotas. Mas não só isso.


Um dado muito importante sobre o SISU, é que, como dissemos, as maiores notas de corte são encontradas na disputa de ampla concorrência, e as menores em categorias de ações afirmativas, o que significa que caso você se adeque aos requisitos, há GRANDES chances de passar.

Por outro lado, uma vez que você não os tenha, ainda assim você continua tendo chances de aprovação não tendo a necessidade de prestar um novo vestibular ou Enem (afinal de contas, você já fez uma boa nota).

Agora que já está claro como funciona a nota de corte para medicina, é hora de ver a lista com as notas do SISU de 2019:

Tabela de Nota de Corte

Agora é só analisar todos os itens citados aqui e se preparar para realizar o sonho de cursar medicina.

Caso ainda tenha ficado em dúvida sobre as notas de cortes para medicina e como avaliá-las da melhor forma, é só acessar a nossa plataforma e comparar.

Lá você encontra informações mais completas para lhe orientar no que for preciso e encontrar as melhores escolas médicas.

Veja também

Ver Todas
Blog

Saiba tudo sobre os alunos fantasmas no SISU

Notícias

Inscrições abertas para o Prouni Recife

Notícias

Quer bolsa de estudos? A Unigram te dá!

Quer o MEM na palma da mão?