O impacto da quarentena na saúde mental dos estudantes

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Estamos vivendo um dos momentos mais caóticos (se não o pior) e neste blog vamos entender o impacto da quarentena na saúde mental dos estudantes nesse novo modelo social que estamos empreendendo.

Que novo “modelo” é esse?

Seja nas novas organizações de funcionamento dos trabalhos, que migraram agora para o formato home office, em sua maioria; seja em casa, quando precisamos lidar com questões emocionais decorrentes da relação mais próxima com alguns parentescos, evidenciando problemas antes nunca reparados, ou até percebidos, mas deixados de lado pela correria da rotina; e principalmente na hora de estudar é onde se encontra o maior dos desafios: manter a concentração!  Sabemos que se adaptar ao online na hora de assistir às aulas e manter uma rotina, não tem sido fácil.

Em algum grau, estamos lidando com transformações significativas na relações interpessoais e na forma de funcionamento de atividades que antes demandava a “missa de corpo presente” nos estabelecimentos de trabalho ou instituições de educação.

Em contrapartida, cria-se uma dependência dos meios digitais como fio da vida que conecta toda a cadeia produtiva de alguns setores, que pode ser enxergado por muitos como positivo.

Nós estamos piorando…

Uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do estado do Rio Grande do Sul apontou que 65% das pessoas relataram terem sofrido com o impacto da quarentena na saúde mental.

A partir de uma amostra de pouco mais de 3.000 respostas, desse total 51% jovens entre 18 e 29 anos, a CovidPsiq ainda identificou algumas das causas desse impacto. São eles os principais: a falta de atividades culturais, pouco ou nenhum contato social e etc.

Chegando a conclusão de que sintomas como ansiedade, estresse e depressão estão sendo potencializados pelo isolamento social.

Mas existe alguma coisa que possamos fazer para diminuir esses índices?

Já trouxemos outras vezes aqui a importância de organizar uma rotina diária com o método ideal. Exercícios, boa alimentação, consumir quantidade correta de água e outros hábitos saudáveis devem fazer parte do cotidiano e podem refletir no alcance de metas no fim do dia e, consequentemente, no fim de cada ciclo estabelecido. Seja no trabalho ou nos estudos.

E pensando nisso, pensamos em 5 atividades que podem te ajudar a aliviar a tensão nesse período em que devemos permanecer em casa para diminuir a disseminação do vírus e ainda poder aproveitar melhor esse tempo e ainda controlar o impacto da quarentena na saúde mental.

1 . Cadê o “tompero”?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é unnamed.gif

Acho que tá na hora de tirar aquelas receitas do caderninho e experimentar as várias possibilidades. Que tal botar os dotes culinários em jogo e fazer aquela receita vegana que tanto tem curiosidade de provar?

Confira essas sugestões de canais do youtube com receitas práticas e rápidas para fazer em casa:

  • Receitas de Minuto por Gi Souza
  • Receitas e temperos
  • Culinária em casa

2. Meta bumbum na nuca

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é pet-fitness-02.gif

Exercícios diários são comprovadamente benéficos para a saúde. Diminui a tensão, o estresse e aumenta a produção de hormônios da felicidade como a serotonina, a dopamina, contendo os impactos da quarentena na saúde mental.

A lista que separamos para você vai ajudar aí nesse momento de alívio da mente:

  • Calm
  • Daily Yoga
  • MyYoga

3. Quer ser a Nicole Bahls? Então vai “se organizar!”

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é tenor-1.gif

Organizar as atividades, separá-las por turnos e prioridades, é importante para a fluência no dia a dia que já está cheio de pressão neste período de isolamento social. Mas é sempre bom ter uma ferramenta que auxilie nessas horas, né? Confira a lista de apps abaixo:

  • Self Control
  • Evernote
  • Trello

4. Vamos fazer um clube do livro?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é tumblr_nd3nvtdkyy1toi58to1_500.gif

Sem pressão que os livros não vão sair do lugar! Dá pra tirar a listinha feita lá no início do ano da gaveta , mas vamos devagar para evitar frustração e mais estresse.

Por isso, faça a leitura no seu ritmo e dentro da sua possibilidade de rotina.

Confira agora a lista de apps para organizar as leituras:

  • Bookly
  • Wattpad
  • My library

5. Faça coisas que são importantes para você

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é tenor.gif

Ler aquele livro ou revista; fazer um curso comprado que está guardado lá no computador pessoal; ver um documentário ou seriado de tv que foi recomendado pelo amigo ou até prática de atividades manuais que possam, de repente, te dar um retorno financeiro. Afinal de contas, é época de se reinventar!

Diante disso, reforçamos que cuidar da sua saúde mental é um dos nossos objetivos. Manter-se saudável de corpo e de mente em tempos como esse pode parecer desafiador e quase impossível, mas não é!

E acreditamos que o momento é de foco no que que te faz bem e proteger todos aqueles que amamos.

Fique seguro e dentro de casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?