O que cai no vestibular de medicina?

Blog
Reading Time: 4 minutes

Estudar medicina pode ser uma tarefa bastante difícil, ainda mais quando não é montado um planejamento e rotina de estudos para auxiliar a jornada do vestibulando. Nesse texto vamos falar te ajudar a entender o que cai no vestibular de medicina. Está preparado?

Confira o material completo→

 

Planejamento – fase de estudos

Como a base da jornada de um estudante se baseia nos estudos, nada melhor do que começar por esse tópico. É importante montar um cronograma de estudos bem estabelecido para criar uma rotina funcional que esteja de acordo com seu dia-a-dia. Esse cronograma deve estar de acordo com suas forças e fraquezas relacionadas às matérias.

 

O que é preciso para começar a se organizar? Comprometimento!!

Comprometimento: com você, com seu sonho, e com o processo de estudar. As Melhores Escolas Médicas está aqui para te ajudar, e você precisa ter consciência de tudo que vai acontecer daqui para frente. Por isso, com esforço, trabalho e vivenciando essa estratégia de maneira correta, sim, você é capaz

 

Existem pessoas que estabelecem rotinas só para alguns eventos específicos da vida, outras que se sentem perdidas e não funcionam de jeito nenhum sem uma rotina, ainda existem as que não conseguem manter nenhum tipo de rotina e acabam se perdendo totalmente nelas, como eu. É possível criar rotina (ou não) para tudo na vida, mas vamos focar na dos estudos. 

 

Você já deve ter ouvido algum vestibulando falar sobre a rotina de estudos dele. Mas por que será que elaborar e seguir uma rotina bem estabelecida é tão importante para quem deseja ter bons resultados no processo de aprendizagem? Vamos por partes.

 

O que é uma rotina de estudos?

Desde o começo do nosso processo de ensino aprendizagem, quando começamos a frequentar a escola, nos é estabelecida uma rotina. A escola define horários para chegar na escola, para o início das aulas, para o intervalo, e para ir embora. 

Essa é uma rotina básica que seguimos quase mecanicamente, mas o grande desafio é manter uma rotina de estudos fora do ambiente escolar. Isso porque, organizá-la e mantê-la por conta própria não é uma tarefa nada fácil.

Tem material nosso que pode te ajudar a montar uma ótima rotina!

Planner da Duda

Saúde mental – antes da prova

 

Você sabia que a nossa respiração é influenciada pelas nossas emoções? Já percebeu que nos momentos em que você sente mais nervosismo, o ar entra e sai mais rapidamente, com respirações cada vez mais curtas? Além disso, dá para sentir o estômago ficando mais apertado, os batimentos cardíacos ficam mais acelerados e pode até rolar aquela tremedeira nas mãos e nas pernas, não é mesmo?

Para começar, quando notar que a ansiedade está aumentando, procure respirar de forma mais tranquila e profunda, colocando a mão sobre o abdômen para sentir a sua movimentação. Depois, tente fazer um exercício de expiração alongada: inspire por 4 segundos pelo nariz e expire pela boca por 8 segundos.

 

Escute uma música relaxante

Ouvir músicas, principalmente aquelas que proporcionam uma maior sensação de relaxamento, é outro truque muito eficiente para saber como diminuir a ansiedade antes da prova. Afinal, trata-se de uma estratégia que ajuda a ocupar a mente com outras coisas.

Antes de chegar o dia da prova, faça uma playlist com trilhas que você gosta e que levantam o ânimo. Assim, você consegue melhorar o humor e diminuir um pouco o nervosismo antes de iniciar o exame.

 

Converse com alguém que possa ajudar a se tranquilizar com sua saúde mental

Conversar com outras pessoas, seja pessoalmente, seja on-line, também tem um bom efeito na diminuição da ansiedade. No entanto, o assunto precisa ser leve para ajudar a tranquilizar.

Por isso, conte com a ajuda de amigos, familiares e pessoas queridas antes de entrar na prova. Peça para que eles conversem com você, ajudando a se distrair e não acumular tensão nas horas anteriores ao início do exame.

 

Confie no seu potencial

 

O que cai no vestibular – durante a prova

Muitos vestibulares de medicina seguem modelos próprios de conteúdos programáticos em seus vestibulares. Vamos utilizar o modelo da Universidade de vassouras como exemplo.

LÍNGUA PORTUGUESA

  • Leitura e compreensão de textos: tema, progressão temática, informação principal e

informação secundária, implícitos e pressupostos; elementos verbais e não verbais.

  • Gêneros textuais: estrutura, forma (prosa e verso), suportes, objetivo comunicativo, função

social. Modos de organização textual: narração, descrição, exposição, argumentação, injunção.

  • Estrutura argumentativa: tese, estratégias argumentativas (indução, dedução, dialética), fato, opinião, contra-argumentação; relações lógicas de causalidade, consequência, conclusão, condição, temporalidade, finalidade, modo, concessão, comparação, exemplificação, enumeração, generalização, gradação.
  • Mecanismos de estruturação textual: anáfora; retificação; substituição; elipse; repetição;

redundância. Operadores de sequenciação textual. Operadores discursivos. Pontuação.

 

MATEMÁTICA

  • Noções de lógica: estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; raciocínio verbal, matemático e sequencial; orientação espacial e temporal.
  • Números reais: números inteiros, racionais e irracionais; reta numérica; intervalos reais;

desigualdades; módulo; razão e porcentagem.

  • Função afim: taxa de variação média; gráfico; estudo do sinal; inequações do 1º grau; problemas do 1º grau.
  • Função quadrática: gráfico; máximo; mínimo; estudo do sinal; equações e inequações do 2º grau; problemas do 2º grau.
  • Função modular: gráficos; equações; inequações.

 

CIÊNCIAS DA NATUREZA

  • Átomo: modelos atômicos; partículas elementares; número atômico; número de massa;

semelhanças atômicas e iônicas; distribuição eletrônica

  • Radioatividade: desintegrações radioativas; tempo de meia-vida; fissão e fusão nuclear
  • Classificação periódica dos elementos: famílias e períodos; propriedades periódicas
  • Substância: substância pura; misturas e processos de separação
  • Ligações interatômicas: iônicas; covalentes; metálicas; polaridade; número de oxidação
  • Unidades de concentração: porcentagem, g.L-1, quantidade de matéria, fração molar;

diluição; mistura de soluções

  • Entalpia e variação de entalpia: equação termoquímica; calor de formação; calor de

combustão; energia de ligação; lei de Hess

  • Vírus: estrutura; tipos; reprodução; viroses
  • Bactérias: estrutura; tipos; reprodução; doenças bacterianas
  • Células procariotas e eucariotas: características morfológicas e funcionais; principais

 

componentes químicos; ciclo celular; mecanismos, fases e tipos de divisão celular; sistemas de biomembranas e mecanismos de transporte; estrutura, tipos e funções das organelas

Tem muito mais conteúdos para estudar do vestibular de medicina da Universidade de Vassouras. Para conferir o material completo é só clicar AQUI.

 

E aí? Gostou desse conteúdo sobre vestibulando de medicina? Tem muito mais matérias no nosso portal. Então veja nossos outros posts.

Acompanhe nossos conteúdos no Telegram e no Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ver Todas
MEM Responde

Como cursar e quanto custa Medicina na Argentina?

SISU 2022

SISU 2023: quantas vagas para medicina?

Notícias

Sisu 2023: mais de 226 mil vagas disponíveis para consulta

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina