Obras cinematográficas que falam sobre medicina

Obras cinematográficas que falam sobre medicina

A medicina não é algo que a gente observa apenas em hospitais e salas de aula. O mundo do entretenimento muitas vezes utiliza o mundo da medicina como pauta principal para contar suas narrativas, como o cinema, por exemplo. Assim, no texto de hoje você vai ver algumas obras cinematográficas que falam sobre medicina.

Nem só de série vive a medicina no mundo audiovisual (eu aposto que você lembrou de Grey’s Anatomy ?). O cinema também é repleto de histórias que se passam dentro do mundo médico. Pega a pipoca, o refri e anote as indicações.

M8 – Quando a morte socorre a vida

Esse item aqui pode gerar um carinho maior para os nossos medaholics!

Inclusive se quiser fazer parte da nossa comunidade é só entrar no nosso grupo do telegram.

No filme nacional, Maurício entra para a faculdade federal de medicina e, em uma das aulas, encontra um cadáver chamado de M8. Ele que vai servir de estudo para Maurício e seus amigos. No entanto, a identidade do cadáver  chamado M8 se torna um grande dilema, que gera vários questionamentos pessoais no estudante.

O longa é capaz de abordar temas como racismo, cotas e aporofobia, que é o preconceito com as classes sociais mais baixas. Para quem está por dentro do universo da medicina ( e até pra quem não está) vale a pena pensar nas discussões colocadas na produção.

Sob Pressão

Qual é a realidade do sistema de saúde brasileiro?

Em Sob Pressão podemos ver as dificuldades enfrentadas no cotidiano dos médicos em um centro cirúrgico. Três pessoas atingidas em estado grave precisam de cuidados:  um policial militar, um traficante e uma criança. Com péssimas condições de trabalho e sem tempo ao seu lado, o Dr. Evandro vai precisar fazer escolhas bem difíceis.

E tem série para maratonar!

Sob pressão também possui uma série com 5 temporadas disponíveis na Globoplay. Se está na dúvida se deve assistir ou não, é bom levar em conta que a série já levou o  prêmio de Melhor Série brasileira na CCXP Awards.

Quer citar alguma dessas indicações, mas tá com medo de fazer da maneira errada?

Saiba o que NÃO pode citar na redação do Enem

Além da Morte

Esse aqui também tem a ver com a carreira médica, mas puxando muito mais para o lado da ficção.

Cinco estudantes de medicina fazem experimentos de quase morte para relatar o que acontece com o cérebro após ‘bater as botas’.

Depois dos estudantes analisarem a atividade cerebral repetidas vezes, o cérebro deles começa a pregar peças por meio de alucinações com seus piores pesadelos. Isso faz com que eles duvidem da própria realidade. O filme é bem nessa pegada paranoia e passa uma mensagem bem interessante para os estudantes de medicina, que é : Não pirem!

Contágio

Apesar de se tratar de uma produção de 2011, o filme traz consigo um tema ainda bem fresco na nossa memória.

Um vírus letal causa uma pandemia e os médicos lutam contra o tempo para desenvolver uma cura. O longa apresenta diversas autoridades médicas debatendo sobre o melhor caminho para a contenção e tratamento da doença a fim de encontrar a cura. O vírus é letal e como consequência toda a sociedade começa a desmoronar.

Te lembrou alguma coisa?

A Pele que Habito

Em A Pele que Habito, a gente acompanha um cirurgião plástico, motivado por ódio e vingança, que faz experiências um tanto estranhas e macabras com sua cobaia.

Esse filme vai fazer você achar tudo, no mínimo, estranho.

O cirurgião utiliza a sua vítima para testar o seu mais novo projeto, e de quebra se vingar do suposto assassino da sua **** (vou reservar você do spoiler).

A obra de suspense tem como base a ética nos procedimentos médicos que o protagonista parece ter esquecido. A pergunta que fica é: até onde um médico pode ir?

A Autópsia

Medicina e possessão…. Assim podemos definir esse filme. Quando pai e filho responsáveis por um necrotério recebem um corpo de uma mulher não identificada é que começa o rolê todo.

O filme é uma mistura de investigação médica e terror sobrenatural, coisas que não devem acontecer juntas dentro de um necrotério.

Gostou desse texto? Então veja nossos outros conteúdos.

Acompanhe nossos conteúdos no Telegram e no Youtube