Organização de estudos para passar em medicina

financiamento de Medicina Santander

Organização de estudos, essa é a palavra chave para você que quer passar em medicina, e sabemos que faltam 4 meses para o Enem, mas olha, ainda dá tempo.

A rotina de estudos é puxada, bate o desânimo, bate a vontade de desistir, bate a insegurança, mas calma! Respira, reagrupa, descansa e se reorganiza, talvez seja esse pequeno fator que vai fazer você recuperar o fôlego. Continue lendo esse post e vá fazendo o check list.

Estou no caminho certo?

Organização de estudos também é medir desempenho. Pode ser do jeito que você quiser: por uma tabela, gráfico, com uso de apps etc. A forma mais habitual de aferir seu crescimento é por meio de provas gerais ou de cada matéria e simulados. Lembre-se: eles não definem o quanto você é inteligente ou o quanto você sabe, simulados existem para você errar, identificar o erro e corrigi-lo posteriormente.

Outra análise que você deve fazer é verificar se o seu cronograma de estudos está sendo cumprido, se há alguma alteração cabível a ser feita, trocar o horário, mudar o dia de determinada matéria, essas coisas. Ah, não se esqueça das revisões! Separe um dia ou até mesmo alguns minutos antes de iniciar um novo conteúdo para dar aquela revisada bacana e fixar o conteúdo aprendido.

Três pontos fundamentais para um cronograma de estudos

• Quais são as provas mais importantes?

Quando falamos em concurso, vestibular, Enem, enfim, estamos falando de estratégia. É impossível estudar tudo de tudo, deu para entender? Haha Não existe tempo hábil para estudar e revisar tudo, a não ser que você esteja se programando para fazer essa prova daqui a três anos, por exemplo. O que não é a realidade da maioria dos estudantes né? o aluno começa o ano se preparando as provas que vão acontecer no decorrer daquele ano. Então o tempo é fundamental nesse quesito.  Portanto, é importante saber quais provas valem mais e quais são mais importantes no seu estudo. Olha a organização de estudos mais uma vez batendo na sua porta.

• Quais conteúdos mais recorrentes?

Por que preciso saber quais conteúdos são mais recorrentes? Porque será por eles que você vai iniciar o seu estudo. Você só começa a estudar o que não é tão recorrente, se o assunto for base de estudo para o assunto que é recorrente, entendeu? Caso contrário, é preciso dominar os assuntos que mais caem na determinada prova, você precisa estar preparado. Na dúvida vá do macro para o micro.

• Onde você está no processo de aprendizado?

Se você for um aluno iniciante, você vai ter que voltar em assuntos básicos, embora os alunos mais avançados voltem para esses assuntos básicos, eles voltam de maneira mais rápida, como? Fazendo exercícios, ele não precisa ficar afiado no ganho do conteúdo, basicamente só faz uma revisão. Então caro colega iniciante, se você tem assuntos básicos que não domina, é melhor você começar por eles, e você é um aluno intermediário ou avançado, se não lembra de algum assunto básico, vale a pena fazer alguns exercícios para ativar sua memória.

Ei, mas nada impede o iniciante ir por esse caminho também viu? Até porque o aprendizado é individual, tem dicas para ajudar? Tem sim, mas cada cabeça funciona de uma maneira não é verdade? A questão é seguinte, o ponto que você está, básico, intermediário ou avançado, vai determinar o quanto você precisa se empenhar para dominar determinados assuntos que são importantes e recorrentes para a provas.

Adeque seu plano de estudos

Agora você vai adequar seu plano de estudos ao seu tempo disponível. Liste os assuntos que você precisar estudar (listas são vida!), sempre priorizando aqueles que você não domina. Depois, desenhe ou imprima uma tabela semanal e distribua as matérias durante os dias, por exemplo:

SEGUNDA: 14h às 16h – História (Revolução Francesa) / 16h às 18h – Biologia (Genética)

E assim por diante…

Tô contando que você terá foco e disciplina para manter uma rotina de estudos consistente.

Nem só de estudo vive o estudante

• Cuide do seu bem estar, dormir 7/8h por noite, descansar é essencial para estar descansado durante o dia, no momento que você dorme é quando você fixa o conteúdo estudado durante o dia.
  • Faça uma atividade física, seu cérebro funciona melhor.
  • Faça coisas que te dão prazer, cinema, maratonar séries, sair com amigos, ver a família, se for da balada se joga (com moderação).
  • Passar em medicina não precisa ser sofrido, pelo contrário tem que ser prazeroso, vai ser fundamental no seu resultado.
  • E por que isso é essencial? Viver de privações é desgastante, em algum momento você pode ficar sobrecarregado, estafado, ansioso nível hard, e chutar o balde, e depois para pegar esse balde de volta é mais difícil. Então foca no bem-estar.

Mais dicas para se organizar nessa reta final.

Conheça a forma mais eficiente para estudar para medicina.