Pais e mães também ajudam na carreira médica?

Saiba como os pais podem se preparar para ajudar os filhos na jornada para medicina!

Quando um medaholic escolhe cursar medicina, se torna uma decisão que envolve toda a família. Porém, alguns estudantes acabam não conseguindo ter o melhor desempenho por não contarem com o apoio familiar devido.

Os pais têm papel fundamental na preparação para a jornada em medicina. Por esse motivo, resolvemos listar como eles podem se preparar para ajudar os filhos a conquistarem a vaga médica! Vem conferir!

P.S: Se você é um deles e caiu aqui de paraquedas, continue essa leitura. Se você é um medaholic, mostra esse texto para os seus pais.

Esteja disposto a ajudar e demonstre apoio

Revise o conteúdo com o seu filho, mostre que se importa com a sua rotina de estudos. Às vezes, apenas o apoio emocional é necessário: puxá-lo para uma conversa, mostrar-se empático.
É importante estar presente e dialogar sobre as dificuldades durante a preparação para a jornada médica, muitas vezes os filhos só precisam saber que existe alguém oferecendo ajuda, para se sentirem amparados e compreendidos.

Pegue leve na cobrança e não seja chato!

Cobranças em excesso não são nada positivas, atrapalham mais do que ajudam. Isto porque a rotina de estudos já é estressante por si só, também porque os medaholics já se sentem pressionados demais.
Ao invés de cobrá-lo, demonstre entender que ele tem seu próprio processo e que respeita o seu espaço.

Senta todo mundo espremidinho no sofá e vai ver um filme!
A gente já falou aqui sobre a importância de pausar a rotina de estudos para descansar… os pais têm um papel decisivo nisso! Por acompanharem de perto a rotina dos filhos, eles podem planejar momentos de lazer e de descanso, em família, por exemplo.

Sabe aquela sessão pipoca, com um filme divertido e todo mundo juntinho no sofá? Além de ajudar a desopilar a mente da canseira dos conteúdos, também serve para criar laços e aproximar toda a família.

Aaah, programa em família é sempre bom, né?! Mas respeite também caso ele decida fazer alguma coisa sozinho. Reserve um tempo para que ele possa fazer outras atividades que não demandem esforço mental, incentive-os também a conversarem ou receberem os amigos.

Família que não se ajuda pira junto!

O lar influencia diretamente na concentração e no desempenho dos estudantes, portanto, é necessário oferecer o maior equilíbrio possível em casa. Pense que é necessário tranquilidade, um ambiente livre de conflitos e problemas para melhor fixar o conteúdo.

Chegou o dia da prova… e agora?

No dia, faça com que tudo saia dentro do programado! Certifique-se que seu filho durma e se alimente bem pela manhã (nada de deixá-lo virar a noite estudando, se preparar de véspera para a prova não funciona, lembra?!)

Por fim, leve-o até o local de aplicação para mantê-lo tranquilo até os minutos finais que antecedem a prova.

P.S: Ahhhh, já trouxemos aqui também um manual completo para os medaholics se prepararem no dia e fazer uma boa prova.

Depois de seguirem todas essas dicas, a gente tem certeza que você e seu filho vão passar com muita facilidade por esse processo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!