Passar em Medicina: dicas para não se desesperar!

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Para quem busca passar em Medicina, após uma reprovação no vestibular, um misto de sentimentos se formam na sua cabeça, mas o desespero não deve estar nessa lista.

Se você chegou aqui com esse sentimento, calma! 

 

                            passar em medicina

 

Muitas vezes esse resultado diferente do esperado é o estopim para ansiedades, sentimento de frustração e até tristeza, mas não deveria ser. Apesar de não ter conquistado a vaga neste ano, essa é apenas uma pequena mudança no percurso, mas o caminho a ser trilhado ainda é o mesmo, com o mesmo objetivo: a conquista do jaleco!

Se está passando por isso, antes de se desesperar é preciso primeiro entender alguns pontos. Continue nesse post e entenda a importância de respeitar cada etapa durante esse processo.

Essa não é uma corrida contra o tempo!

Se essa é a sua primeira tentativa ou a quinta para aprovação no vestibular de Medicina, não desanime! Boa parte dos estudantes aprovados para o curso passaram por esse mesmo processo de tentativa e erro. Pela alta concorrência do curso, é esperado que a nota de corte seja alta e que nem todos passem no primeiro momento. 

 

passar em medicina

 

Não somos ensinados a lidar com expectativas e frustrações. Todos esperam o sucesso, mas é preciso entender que cada pessoa tem o seu tempo e passa por um processo diferente. Ao entender isso, você compreende que não é sobre a urgência para aprovação, mas sim sobre alcançar o êxito no tempo que for possível.

Vale ressaltar: não meça seu conhecimento ou desempenho com outros estudantes! Para cada pessoa a experiência e os caminhos são diferentes, por isso evite argumentar que outra pessoa é mais inteligente que você por ter conseguido ingressar antes. Comparação nunca é o melhor caminho!

No fim, tudo é aprendizado!

É preciso sempre saber respeitar sua jornada e seu processo até a sonhada aprovação. Pode não ser fácil entender e lidar com a quebra dessa expectativa, mas passado esse momento, é possível visualizar com clareza que mesmo não passando na prova, ainda sim esse acontecimento vira bagagem e experiência para você.

 

Mesmo não resultando em passar em medicina, esse não foi um ano perdido de estudo. Todo conhecimento adquirido é válido e será muito bem reaproveitado e otimizado para as tentativas posteriores. Por mais clichê que pareça, a educação e o conhecimento são coisas que não se perde e que ninguém é capaz de tirar de você. Tudo que foi estudado neste ano será bem utilizado em um próximo vestibular. 

 

Além disso, de toda experiência tiramos aprendizados e podemos analisar erros e acertos para buscarmos melhorar ainda mais.

Explore seus pontos fortes

Como citamos anteriormente, de toda experiência podemos tirar algo positivo. No caso do vestibular, é a partir dele que você pode analisar quais assuntos e matérias devem receber uma maior atenção nos seus estudos e entender onde está aplicando de maneira satisfatória os seus conhecimentos.

Também é possível buscar melhorar seus métodos de estudo, esquadrinhar as melhores formas de revisar e entender qual a melhor forma de aplicar seus conhecimentos. O autoconhecimento é chave fundamental para fazer esse planejamento e evitar acúmulos que desencadeiam uma ansiedade ou sentimento de frustração.

 

Não desista do seu sonho!

Se você chegou até essa parte, aqui vai um recado: apesar da jornada, não abra mão do seu sonho! É comum que depois de um tempo algumas pessoas possam sugerir que você busque opções “mais fáceis”, mas é preciso perseverar e manter o foco no seu objetivo.

 

A fase de vestibulando de medicina representa principalmente o desenvolvimento do autoconhecimento. É aqui que será preciso imergir no que você almeja e saber entender a energia que você precisa depositar para isso. Nem sempre é fácil seguir abrindo mão de momentos de lazer para estudar assuntos densos de química, ou deixar de fazer uma viagem longa para não perder aquele aulão do pré-vestibular, contudo, é a longo prazo que se deve pensar. 

 

 

Cuidar da sua saúde mental é essencial para passar em medicina

Como futuros estudantes de Medicina que buscarão entender o funcionamento de cada músculo e órgão do nosso corpo, por vezes acabamos esquecendo que a saúde mental também é fundamental para um corpo sadio e longe de enfermidades.

Sabendo disso, saiba respeitar a sua saúde por completo. Quando necessário, alterne o estudo com momentos de lazer ou atividades que te trazem bem estar. Quando sua saúde mental não está em dia, seu corpo e seu rendimento sofrem bruscas alterações. É importante manter o foco mas também é imprescindível que não se perca o gosto por pequenos momentos de prazer e descobrimentos fora dos livros. 

passar em medicina

 

Além do mais, é primordial ter uma rede de apoio formada por familiares e amigos capazes de entender a importância do caminho que você optou trilhar. Quando for preciso, se aproxime das suas pessoas de confiança e converse abertamente sobre seus sentimentos. Se não se sentir preparado ou pronto para esse diálogo, busque auxílio psicológico para conseguir alinhar e entender as suas expectativas. 

Respeitar os próprios limites e aprender a lidar com seus próprios sentimentos são itens que colaboram para o equilíbrio emocional que pode auxiliar na hora de fazer uma prova de vestibular.

Explore as suas opções para passar em medicina!

Quando a aprovação chegar, certifique-se de estar focando suas energias na faculdade ideal para o seu futuro. Mas não se preocupe! Para isso, nós do Melhores Escolas Médicas filtramos e te auxiliamos a escolher de acordo com as opções mais pertinentes e atendendo às suas exigências e possibilidades. São alguma delas:

  • Enem;
  • Prouni;
  • Fies;
  • Vestibulares.

 

 passar em medicina

 

No nosso portal você ainda pode encontrar notícias sobre vestibulares e cursos pré-vestibulares, websérie em vídeo sobre as Instituições de Ensino pelo país, ouvir nosso Podcast e ter acesso a diversos conteúdos para te auxiliar nos estudos e melhorar cada vez mais seu desempenho!

Ficou interessado?  tenha acesso a conteúdos gratuitos, de qualidade, feitos por quem entende do assunto e pode te ajudar a enriquecer sua bagagem na hora de focar nos estudos para o sonhado (e temido) vestibular de Medicina.

Veja todos os nossos conteúdos gratuitos

Treine para passar em medicina:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?