Passar em Medicina: dicas essenciais para não se desesperar!

Blog
Reading Time: 5 minutes

Para quem busca passar em Medicina, após uma reprovação no vestibular, um misto de sentimentos se formam na sua cabeça, mas o desespero não deve estar nessa lista.

Se você chegou aqui com esse sentimento, calma! 

 

                            passar em medicina

 

Muitas vezes esse resultado diferente do esperado é o estopim para ansiedades, sentimento de frustração e até tristeza, mas não deveria ser. Apesar de não ter conquistado a vaga neste ano, essa é apenas uma pequena mudança no percurso, mas o caminho a ser trilhado ainda é o mesmo, com o mesmo objetivo: a conquista do jaleco!

Se está passando por isso, antes de se desesperar é preciso primeiro entender alguns pontos. Continue nesse post e entenda a importância de respeitar cada etapa durante esse processo.

Essa não é uma corrida contra o tempo!

Se essa é a sua primeira tentativa ou a quinta para aprovação no vestibular de Medicina, não desanime! Boa parte dos estudantes aprovados para o curso passaram por esse mesmo processo de tentativa e erro. Pela alta concorrência do curso, é esperado que a nota de corte seja alta e que nem todos passem no primeiro momento. 

 

passar em medicina

 

Não somos ensinados a lidar com expectativas e frustrações. Todos esperam o sucesso, mas é preciso entender que cada pessoa tem o seu tempo e passa por um processo diferente. Ao entender isso, você compreende que não é sobre a urgência para aprovação, mas sim sobre alcançar o êxito no tempo que for possível.

Vale ressaltar: não meça seu conhecimento ou desempenho com outros estudantes! Para cada pessoa a experiência e os caminhos são diferentes, por isso evite argumentar que outra pessoa é mais inteligente que você por ter conseguido ingressar antes. Comparação nunca é o melhor caminho!

No fim, tudo é aprendizado!

É preciso sempre saber respeitar sua jornada e seu processo até a sonhada aprovação. Pode não ser fácil entender e lidar com a quebra dessa expectativa, mas passado esse momento, é possível visualizar com clareza que mesmo não passando na prova, ainda sim esse acontecimento vira bagagem e experiência para você.

 

Mesmo não resultando em passar em medicina, esse não foi um ano perdido de estudo. Todo conhecimento adquirido é válido e será muito bem reaproveitado e otimizado para as tentativas posteriores. Por mais clichê que pareça, a educação e o conhecimento são coisas que não se perde e que ninguém é capaz de tirar de você. Tudo que foi estudado neste ano será bem utilizado em um próximo vestibular. 

 

Além disso, de toda experiência tiramos aprendizados e podemos analisar erros e acertos para buscarmos melhorar ainda mais.

Explore seus pontos fortes

Como citamos anteriormente, de toda experiência podemos tirar algo positivo. No caso do vestibular, é a partir dele que você pode analisar quais assuntos e matérias devem receber uma maior atenção nos seus estudos e entender onde está aplicando de maneira satisfatória os seus conhecimentos.

Também é possível buscar melhorar seus métodos de estudo, esquadrinhar as melhores formas de revisar e entender qual a melhor forma de aplicar seus conhecimentos. O autoconhecimento é chave fundamental para fazer esse planejamento e evitar acúmulos que desencadeiam uma ansiedade ou sentimento de frustração.

 

Não desista do seu sonho!

Se você chegou até essa parte, aqui vai um recado: apesar da jornada, não abra mão do seu sonho! É comum que depois de um tempo algumas pessoas possam sugerir que você busque opções “mais fáceis”, mas é preciso perseverar e manter o foco no seu objetivo.

 

A fase de vestibulando de medicina representa principalmente o desenvolvimento do autoconhecimento. É aqui que será preciso imergir no que você almeja e saber entender a energia que você precisa depositar para isso. Nem sempre é fácil seguir abrindo mão de momentos de lazer para estudar assuntos densos de química, ou deixar de fazer uma viagem longa para não perder aquele aulão do pré-vestibular, contudo, é a longo prazo que se deve pensar. 

 

 

Cuidar da sua saúde mental é essencial para passar em medicina

Como futuros estudantes de Medicina que buscarão entender o funcionamento de cada músculo e órgão do nosso corpo, por vezes acabamos esquecendo que a saúde mental também é fundamental para um corpo sadio e longe de enfermidades.

Sabendo disso, saiba respeitar a sua saúde por completo. Quando necessário, alterne o estudo com momentos de lazer ou atividades que te trazem bem estar. Quando sua saúde mental não está em dia, seu corpo e seu rendimento sofrem bruscas alterações. É importante manter o foco mas também é imprescindível que não se perca o gosto por pequenos momentos de prazer e descobrimentos fora dos livros. 

passar em medicina

 

Além do mais, é primordial ter uma rede de apoio formada por familiares e amigos capazes de entender a importância do caminho que você optou trilhar. Quando for preciso, se aproxime das suas pessoas de confiança e converse abertamente sobre seus sentimentos. Se não se sentir preparado ou pronto para esse diálogo, busque auxílio psicológico para conseguir alinhar e entender as suas expectativas. 

Respeitar os próprios limites e aprender a lidar com seus próprios sentimentos são itens que colaboram para o equilíbrio emocional que pode auxiliar na hora de fazer uma prova de vestibular.

Explore as suas opções para passar em medicina!

Quando a aprovação chegar, certifique-se de estar focando suas energias na faculdade ideal para o seu futuro. Mas não se preocupe! Para isso, nós do Melhores Escolas Médicas filtramos e te auxiliamos a escolher de acordo com as opções mais pertinentes e atendendo às suas exigências e possibilidades. São alguma delas:

  • Enem;
  • Prouni;
  • Fies;
  • Vestibulares.

 

 passar em medicina

 

No nosso portal você ainda pode encontrar notícias sobre vestibulares e cursos pré-vestibulares, websérie em vídeo sobre as Instituições de Ensino pelo país, ouvir nosso Podcast e ter acesso a diversos conteúdos para te auxiliar nos estudos e melhorar cada vez mais seu desempenho!

Ficou interessado?  tenha acesso a conteúdos gratuitos, de qualidade, feitos por quem entende do assunto e pode te ajudar a enriquecer sua bagagem na hora de focar nos estudos para o sonhado (e temido) vestibular de Medicina.

Veja todos os nossos conteúdos gratuitos

Treine para passar em medicina:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
MEM Responde

Qual o valor do curso de Medicina em Goiás?

Blog

História do Aprovado: Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto

Blog

Saúde Mental e Estudos: como não se cobrar demais

Quer o MEM na palma da mão?