Passo a passo para ter foco nos estudos

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Você começa a estudar e em poucos minutos já se distrai com alguma coisa, pode ser celular, séries, notificações ou até mesmo viajar na quantidade de atividades que você precisa fazer.

Confira o passo a passo, uma parceria com a Foccus vestibulares

Você já sentiu que seus estudos não rendem?

Que quando você está estudando qualquer coisa que acontece parece mais interessante do que a matéria, e quando você viu, já se passaram 3 horas e você não fez nada com aquele tempo?

Você sabia que estudos feitos pela universidade da Califórnia e pelo neurocientista Larry Rosen sugerem que a cada vez que você interrompe seu nível de estudos, demora, em média, 23 minutos para você recuperar seu nível de concentração?

Já pensou qual é o impacto disso em 6 meses de cursinho?

Eu sei como você está se sentindo e neste artigo vou te contar algumas dicas e ferramentas poderosas para elevar seu nível de estudos e acabar de uma vez por todas com as distrações!

Fica com a gente até o final desse artigo, pois a última dica é muito poderosa e vai te ajudar a conseguir velocidade e precisão para ser aprovado de uma vez por todas. Segue as dicas para você manter o foco nos estudos!

Vamos lá!

99% distraído, mas aquele 1% é focado

O ideal é que você estude em um ambiente silencioso e com o mínimo de distrações possíveis, de preferência com a sua mesa de estudos virada para a parede com o objetivo de diminuir as suas chances de viajar na maionese e perder tempo e qualidade de estudos.

Mas cá entre nós, sabemos que nem sempre isso é possível.

Na maioria das vezes sua mãe fica gritando, sua colega de cursinho fica falando do crush duas horas sem interrupção, seu vizinho fica ouvindo Weslley Safadão enquanto você está tentando se concentrar naquele exercício de logarítimo super difícil.

Preste atenção nessa dica super valiosa! Ela vai blindar contra esses barulhos inconvenientes e te levar para outro estado de concentração. Essa ferramenta chama-se RUÍDO BRANCO.

O ruído branco é um tipo de ruído produzido ao combinar sons de todas as frequências diferentes. E por que isso funciona?

Pense no seguinte exemplo:

Digamos que duas pessoas estão conversando ao mesmo tempo. O cérebro normalmente consegue “escolher” uma das duas vozes para realmente ouvir e compreender.

Se fossem três pessoas conversando ao mesmo tempo, o seu cérebro provavelmente também escolheria uma única voz.

Agora, se houvesse mil pessoas falando simultaneamente, seu cérebro não teria como escolher uma voz. Isso acontece porque mil pessoas falando juntas soa bem parecido ao ruído branco.

Como seu estímulo auditivo já vai estar preenchido e seu cérebro precisa de algo para focar, é cientificamente comprovado que suas chances de focar nos estudos aumentam significativamente.

Essa ferramenta é utilizada por estudantes e profissionais de alta performance e é extremamente valiosa. Para utilizar, basta colocar no seu celular, ouvir com o fone e se preparar para fazer um imersão nos estudos. Para baixar deixe seu e-mail no formulário de contato ao final do artigo e iremos disponibilizar uma ferramenta para download.

Se você quer aprender como criar uma rotina de muito resultado da uma olhadinha nesse artigo aqui

Seu celular ou sua faculdade?

Um dos principais motivos de não aprovação em vestibulares muito concorridos são os celulares.

A Coach especialista em Aprovação em Medicina , Clara Ricieri, conta que as distrações promovidas pelo celular, como instagram, facebook e whatsapp são um dos principais vilões na luta por uma vaga concorrida.

Chega uma hora que é preciso escolher qual prioridade é mais importante na sua vida. Sabemos também que é difícil resistir a tentação de olhar uma notificação ou de rolar o instagram de vez em quando. Mas calma!

Nem tudo está perdido e você não precisa se anular socialmente para conseguir se concentrar. Você pode continuar tendo suas redes sociais e mesmo assim ter foco e produtividade nos estudos. Quer saber como?

Existe uma ferramenta que bloqueia suas distrações no celular durante um período pré-determinado de tempo. Por exemplo, se você precisa resolver 50 exercícios de química, você ajusta o timer para 1 hora e 30 minutos e fica livre das distrações por esse período!

E se você tentar cair em tentação e dar aquela espiadinha no whatsapp, ele te mostra uma mensagem te relembrando do seu objetivo maior, reforçando sua motivação para continuar focado.

Para começar a usar o mais rápido possível, deixe seu e-mail no formulário de contato e iremos te disponibilizar esta ferramenta para download.

O grande vilão do foco nos estudos

Sabemos que esses pontos mencionados anteriormente são muitos importantes e que vão te ajudar bastante na busca pela produtividade.

Mas o principal vilão é o que chamamos de distrações internas. É aquele momento aonde, externamente, nada te atrapalha mas você não consegue se concentrar nos estudos e acha tudo mais interessante do que a matéria.

Isso é mais comum do que você pensa e vou te contar uma boa notícia.

Não tem nada de errado com você ou com seu cérebro. O problema está, na grande maioria das vezes nos seguintes tópicos:

  • Organização nos estudos
  • Método de estudos
  • Perfil de aprendizagem e abordagem de estudos
  • Cronograma de conteúdo
  • Motivação
  • Recompensas

Para conhecer dicas para resolver estes problemas, conheça nosso canal no youtube!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?