Por dentro da Competência 5 da redação!

Competência 5

Se você vai prestar vestibular, com certeza uma das suas preocupações é a redação que vale nada mais que 1000 pontos. Contudo, não é apenas um texto que você vai chegar e fazer de qualquer jeito, na verdade, antes de colocar a mão na caneta e partir para o abraço, é preciso colocar o senso crítico para trabalhar, principalmente no que desrespeita as cinco competências.  Portanto, você precisa estar atento no que compõe cada uma delas, e, para te ajudar nessa jornada, hoje vamos falar mais sobre a ultima delas, a “Competência 5”.

O que é avaliado na competência 5?

Em suma, esse é o momento em que o avaliador cobra da redação uma elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos e avaliando se o vestibulando consegue desenvolver uma ideia e justificá-la de forma humanizada.

Proposta de intervenção

De acordo com a cartilha de redação do Enem, “Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo.”.

Essa intervenção necessita de 5 elementos de composição, são eles:

• Ação;
  • Agente;
  • Meio;
  • Efeito;
  • Detalhamento.

Confira a definição de cada um deles de acordo com a professora de redação Graziela Correia do Portal Melhores Escolas Médicas.

PODE MENTIR NA REDAÇÃO DO ENEM? | MEM

Agente

“Esse agente é dado como o ator apontado para que a ação seja realizada” simples assim, afirma a professora.

Nesse caso a pergunta a ser respondida é “Quem executa?”.

Vejamos o exemplo a seguir, cujo agente a promover a ação é o ´´Estado´´:

Ademais, é importante que o Estado, em parceria com as escolas promovam palestras elucidativas a toda a população.”

Ação

´´Normalmente  a ação vem depois do agente. Ao defini-la, o estudante estará apontando o que deverá ser feito pelo agente para resolver a problemática.´´ afirma Graziela.

Vejamos como funciona na prática, através do exemplo:

“Dessa forma, é necessário que o governo crie leis rigorosas que regulamentem o uso de dados privados, fazendo assim a proteção do direito de livre arbítrio do cidadão”

Meio

Nesse elemento, será enfatizada como se dará a ação, através de quais meios ou de que modo.

Exemplo:

“Portando, é necessário que os governos, aliados ás multinacionais responsáveis pela fiscalização e gerenciamentos das redes sociais, demonstrem, através de projetos, propagandas e palestras, a influencia indireta que os usuários sofrem.

Efeito

Em suma, o efeito é o elemento que corresponde aos resultados pretendidos pela ação proposta. Ele pode vir expresso por meio de uma estrutura indicativa de finalidade, consequência ou conclusão.

A pergunta a ser respondida é “para quê?”.

Exemplo:

“Programas de televisão, rádio e jornais precisa promover propagandas com o objetivo de mostrar a importância de proteger dados pessoais

Detalhamento

O detalhamento é o elemento que agrega informações aos outros elementos, tendo o papel de fazer com que a proposta de intervenção seja mais elaborada e concreta, seja através de exemplos ou dados referenciais. Por isso fique atento se você está usando esse elemento corretamente.

A questão a se responder é “que outra informação sobre esses elementos foi acrescentada pelo participante?

Por exemplo:

Portanto, medidas devem ser tomadas. O governo deve promover, mediante mídias influenciadoras, como Rede Globo, SBT e Record, campanhas a fim de conscientizar a população brasileira dessa manipulação.

Agora que você já está por dentro dos 5 elementos, lembre-se de que todos eles devem estar de acordo com as diretrizes dos direitos humanos, como:

• Dignidade humana;
  • Igualdade de direitos;
  • Reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades;
  • Laicidade do Estado;
  • Democracia na educação;
  • Transversalidade, vivência e globalidade;
  • Sustentabilidade socioambiental.

Além de todas essas dicas, sabia que por aqui você também pode ter a sua redação corrigida pela nossa professora Graziela Correia? Clica aqui e vem conferir.