Por que você quer cursar medicina?

O curso de medicina é um curso complexo, é em período integral, exige tempo, disciplina, dedicação, testa todos seus limites, físico, mental e intelectual. Além de ser muito concorrido, então entrar não é fácil, mas não é impossível. Por isso você tem que saber muito bem o que você quer, se está disposto a enfrentar essa maratona, não só para entrar numa escola médica, mas lembrando que essa rotina também vai perdurar durante o curso.

Nem todo aluno entra em medicina porque deseja

Pressão das escolas, das famílias, por achar que é o curso é a ultima maravilha do universo. De fato, é um curso sensacional. São alguns motivos da escolha do curso.

Mas responda essa pergunta aqui rapidinho: você tem a vocação para o curso?

A escolha do curso acontece numa época bem conturbada, geralmente ali na adolescência, será que você tem essa maturidade para escolher realmente o curso de medicina? é uma carreira muito bonita, porém vários sacrifícios são necessários. É dedicação total. Então medaholic, pense bem, é uma escolha bem importante.

Mas se você é do time que sabe muito bem o que quer e ama de paixão a medicina, vamos para os próximos tópicos.

Responsabilidade social

A medicina é uma profissão que requer dedicação, principalmente porque o médico cuida da saúde e bem estar de outras pessoas.

Se ajudar pessoas é a sua praia, então a medicina é para você. Imagine que você pode ser o próximo a descobrir cura para alguma doença, desenvolver um tratamento de qualidade para alguma enfermidade. Isso pensando além.

O médico além identificar e solucionar problemas de sáude, ele influencia na qualidade e longevidade da vida dos seus pacientes.

Já ouviu a expressão: “melhor prevenir, do que remediar”? pois é, esse é um dos focos da medicina.

Dialogas com os pacientes é outra função do médico, assim ele pode descobrir como está a qualidade de vida do seu paciente. Grande parte dos pacientes estão em situação de risco, ambientes impróprios, ou desnutridos. O papel do médico é fundamental nessas questões.

Retorno financeiro

De acordo com o conselho federal de medicina, 98% dos médicos estão em atividade. Ufa! Emprego não falta! E o retorno financeiro é de milhões rsrs brincadeirinha, mas o retorno é bom sim!

São várias oportunidades de trabalho para o médico:

• Sus- além de ganhar um dinheirinho, você vai atuar a saúde básica, ajudando sua comunidade, e principalmente quem não tem grana para pagar consultas, exames, entre outras coisas.
  • Consultório particular
  • Hospitais privados
  • Docência
  • Pesquisador

Estudo contínuo

É medaholic, você está engando se acha que só vai estudar para entrar numa escola médica. depois que você entrar, tem 6 anos de curso, depois residência, e o médico precisa estudar sempre para acompanhar os avanços tecnológicos, e estar sempre atualizado, não só com a medicina, mas a sociedade e suas mazelas.

É uma profissão muito bonita, mas requer amor e dedicação, se esse é seu caso, se joga!