Post motivacional para quem está estudando para medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

E aí medaholic, como anda essa rotina de estudos? Como está sua cabeça? Seu coração? A ansiedade? Sua vida social? E o cronograma de estudos? Quem está estudando para medicina tem que tomar muito cuidado com o emocional…

Eu sei, são muitas coisas para lidar, não é? De fato, pode ser uma avalanche de coisas, e em alguns momentos pode bater o desânimo, a incerteza, principalmente porque sabemos que o curso de medicina é muito concorrido, o que pode acentuar sua ansiedade nesse momento.

Tipo: vou passar? Vou conseguir? O que estou estudando é suficiente? Estou estudando certo?

Mas tenha calma, e parafraseando chaves, por favor não se irrite quando pedimos calma, mas é que devido a nossas andanças pelo mundo med, nossa troca de informações com quem já passou pelo o que você está passando, e especialistas da área, como professores e psicólogos, o que mais recomendam é que mantenham a calma, e confie em você.

Você é o capitão do seu barco e você sabe qual o destino, talvez durante o percurso aconteçam algumas tempestades, o mar pode estar revolto, você pode seguir outra rota, mas o que importa é chegar no destino, que no seu caso é passar em uma escola médica.

Para te motivar nessa caminhada, vamos dar algumas dicas de quem já passou por esse processo.

  • Dicas do Erik Abrahão, estudante de medicina da UFS

Primeiro você tem que saber qual o seu nível de estudante. Você domina os assuntos básicos? Ótimo! Passe para os assuntos intermediários. Já dominou? Vá para os complexos.

Ah! Mas eu não funciono assim. Sem problemas, cada aluno tem seu método de estudo de aprendizado, é individual, aqui vamos só te dar um norte, como você pode proceder.

Está resolvendo questões de provas antigas? Se sim, maravilha! Se não, vá resolver agora! A resolução de provas, vai aumentar seu conhecimento, vai te dar familiaridade com a prova e os enunciados, e você vai perceber quais assuntos você está acertando e errando, e se está errando, como posso melhorar.

Não se compare com seus colegas de turma, ou com os candidatos, o curso de medicina é concorrido mesmo, é necessário o foco e desenvolver autoconfiança. Confie em você, você está no caminho certo e sua hora vai chegar.

Erik tentou 3 vezes até conseguir entrar na Universidade Federal de Sergipe pelo Enem.

Saiba mais sobre a trajetória de Erik aqui.

  • Dicas de Rafaela Vieira, estudante de medicina da Unit Alagoas.

Rafaela estudou em casa, resolveu provas de vestibulares antigos, ela não tentou o Enem, preferiu ingressar pelo vestibular direito da universidade.

E olha só, lá atrás ela desistiu do sonho de ser médica, porque não passou de primeira no vestibular de medicina, resolveu cursar direito, conclui o curso, estava estudando para concurso e depois dos 30 anos o sonho, o desejo que estava ali guardado em seu coração falou mais alto, voltou o foco para os estudos para vestibular de medicina, jogou a carreira de advogada para o alto, e consegui passar em medicina.

Pode ser clichê, mas ela ressalta que tenha calma, sua hora vai chegar, e não desista do seu sonho, se é ser médico que você quer, então vá atrás. Não é fácil, é necessário o empenho, abdicações, ter equilíbrio emocional, saber pausar, fazer coisas que te dão prazer, fazer uma atividade física, tudo isso vai fazer diferença no seu resultado.

Saiba mais sobre a rotina de estudos de Rafaela.

E aí medaholic, deu para dar uma aliviada nesse coração? É difícil sim, mas é possível!

Relaxa, e bons estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?