Prouni: como funciona e quem pode participar?

Você fez o Enem e está sonhando em entrar para a Faculdade de Medicina dos seus sonhos, correto? Se preparou por anos, estudou, conversou com seus familiares sobre a sua escolha e até mesmo se preparou para os gastos que viriam por conta da faculdade de medicina, não é? mas, calma aí. Neste blog post vamos te explicar tudo sobre o Prouni: como funciona e quem pode participar? fique ligado!

Prouni como funciona

Já cogitou a possibilidade de estudar medicina de graça? Pois acredite: o seu sonho de estudar medicina pode se tornar realidade! Existem diversas escolas médicas pelo Brasil que ofertam a possibilidade de ingressar através do Prouni.

Prouni? Não está familiarizado com essa palavra? Não sabe do que se trata? Relaxe! Nós do Melhores Escolas Médicas vamos te explicar como funciona esse sistema ofertado pelo Ministério da Educação desde 2004 e que vem ajudando milhares de estudantes a realizar o grande sonho de conquistar um diploma.

Segundo o site do Ministério da Educação o Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos e oferecem bolsas de estudo parciais e integrais para estudantes de baixa renda que tiveram um bom desempenho no Enem.

Para concorrer, é preciso ter obtido 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação.

Baixe aqui todas as provas e gabaritos do Enem

Quem pode participar?

O Prouni é destinado a estudantes com renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa e é uma ótima opção para quem também deseja ingressar em medicina.

Além disso, no edital no site do Prouni consta alguns requisitos que classifica quem pode estar apto para se inscrever no programa, são eles:

1. Ter feito Enem (obrigatório)
  2. Tenha cursado o ensino médio completo em escola pública ⠀
  3. Tenha cursado o ensino médio completo como bolsista em escola privada ⠀
  4. Tenha cursado o ensino médio na escola pública e privada (com condição de bolsista integral) ⠀
  5. Estudantes com deficiência⠀
  6. Não ter nenhuma graduação

Você não precisa atender a todos estes critérios, porém é imprescindível que você tenha feito o Enem no último ano e que você atenda a um desses critérios acima para que você tenha direito a bolsa do Prouni.

Para conferir todas as regras e critérios necessários, além de toda a documentação necessária para os bolsistas, acesse o site do Prouni: siteprouni.mec.gov.br/ e confira o edital completo. Lembrando que o Prouni abre suas inscrições duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo. E suas bolsas podem variar entre 50% e 100%, por isso fique sempre atento nas redes sociais do MEM e do MEC para saber datas de inscrição, período de matrícula, entre outros.

Não consigo passar no Prouni, e agora?

Se sua nota não alcançou a média ou você não atende a nenhum dos quesitos do Prouni, além de ter feito o Enem, não se preocupe é possível contar com a ajuda de financiamentos estudantis para realizar o sonho de ingressar na sua escola médica. Confira no nosso blog : Como estudar medicina pagando pouco? (ou até nada). Além disso, você ainda não sabe qual escola médica deve escolher? Não sabe se insiste para passar em uma pública ou se vai se jogar em uma particular? Nós temos a solução! Acesse nosso EbookComo escolher a Melhor escola médica?” e confira.

Veja mais conteúdos sobre como funciona o Prouni: