Quais são os melhores cursos de medicina no Brasil?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, divulgados nessa terça-feira, 20, colocam 28 melhores cursos de Medicina do país, com nota 5, conceito máximo atribuído pelo Ministério da Educação – MEC. O Enade 2019 avaliou, ao todo, 232 cursos de Medicina.

Deste universo, 118 (50,87%) obtiveram nota 5 ou 4, ou seja, atingiram o patamar de excelência ou estão próximos disso. Somente 13,33% receberam nota 1 ou 2 (conceito considerado insuficiente).

Mas afinal, quais são os melhores cursos de Medicina e que estão no topo da qualidade do ensino superior do Brasil?

Para responder a esta pergunta é preciso ressaltar a importância das instituições públicas de ensino neste resultado. Dos 28 melhores cursos de Medicina e com nota  máxima no Enade 2019, 24 são públicos (19 de instituições federais e 5 de estaduais).

O fundador deste portal, o Melhores Escolas Médicas, plataforma de conteúdo e pesquisas para área, e especialista no mercado de educação superior, Lucas do Vale, enxerga na tradição e no processo seletivo das instituições públicas, fatores que podem ser determinantes para o melhor desempenho no Enade.

“As instituições públicas têm mais tempo de funcionamento, uma trajetória consolidada, enquanto o ensino superior privado é mais jovem, sobretudo, na oferta de cursos de Medicina.

Além disso, diferentemente das universidades particulares, que fazem o vestibular tradicional, as públicas utilizam a nota do Enem e, a partir desta nota, o candidato entra em um outro “funil”, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza ponto de corte. Ou seja, é um processo seletivo onde só entram, de fato, os melhores”, observa Lucas.

Outros fatores que devem ser levados em consideração nesta análise são o número de participantes no Enade – nas particulares este número é muito maior – e o acesso mais fácil dos estudantes das universidades públicas aos equipamentos públicos de saúde, principalmente os vinculados ao SUS.

“Esses equipamentos são fundamentais para a formação na área médica. Vale lembrar, ainda, que a maioria das universidades públicas possui hospitais universitários, muitos deles onde os professores são, ao mesmo tempo, médicos.

Isso também se configura como um importante campo de prática na área médica e pode ser um diferencial para o desempenho do aluno concluinte do curso no Enade”, sugere Lucas do Vale.

Outro dado que merece registro: 26 dos 28 melhores cursos de Medicina com conceito 5 são de universidades e apenas dois de faculdades, o que reforça a importância do tripé ensino, pesquisa e extensão, muito mais forte nas universidades, que, diferentemente das faculdades e centros universitários, têm a obrigação de oferecer programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados).

Sudeste e Nordeste lideram com os melhores cursos de medicina

Sob o ponto de vista geográfico, o Sudeste é a região com o maior número de cursos de Medicina de Excelência. São 12 graduações. O Nordeste também se destaca, com 8, seguido pelo Centro-Oeste e Sul, cada um com quatro cursos nota 5.

O Estudo Temático de Medicina do Brasil 2020, produzido pela nossa equipe aqui do Portal Melhores Escolas Médicas, mostra o crescimento do número decursos de Medicina em todo o país, nos últimos anos.

Entre 2009 e 2018, as graduações de Medicina tiveram um crescimento acumulado de 7% no Brasil, saindo de 179 para 322. A região que mais tem cursos é a Sudeste, com cerca de 134 (42%), seguida pelo Nordeste, com 78 (24%).

Já o Centro-Oeste foi a região que mais cresceu no período analisado, um aumento de 10% no número de cursos, 13% de vagas e 10% de inscritos.

Confira a lista dos melhores cursos de Medicina do Brasil (instituição, cidade e estado):

UFV Viçosa MG
PUCRS Porto Alegre RS
UFVJM Diamantina MG
UFMG Belo Horizonte MG
UFMT Rondonópolis MT
UFC Fortaleza CE
UFMT Cuiabá MT
UFPB João Pessoa PB
UPE Recife PE
UNESP Botucatu SP
UEM Maringá PR
FAMERP São José do Rio Preto SP
UFSCAR São Carlos SP
UP Curitiba PR
UFRN Natal RN
FAMEMA Marília SP
UFMS Três Lagoas MS
UFAL Maceió AL
UNIFOR Fortaleza CE
UFPI Parnaíba PI
UFSJ São João del Rei MG
UNIFESP São Paulo SP
UFPR Curitiba PR
UNIFRAN Franca SP
UFES Vitória ES
UNIFAL-MG Alfenas MG
UFG Jataí GO
UFPE Caruaru PE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?