Região Sudeste: nota de corte do SiSU e as vagas para Medicina

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o programa do governo federal que pretende democratizar o acesso de estudantes às instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil. A nota de corte do SiSU e as vagas disponibilizadas nas universidades e institutos são direcionadas a candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não zeraram a redação e se inscreveram no sistema de seleção, totalmente informatizado.

Foi divulgada a relação do número de vagas para os cursos de Medicina das universidades estaduais e federais juntamente com a nota de corte do SiSU 2020. Vamos trazer algumas informações importantes dos quatro estados da região Sudeste que têm o segundo maior número de vagas para o curso de Medicina do Brasil, perdendo apenas para o nordeste.

Lembrando que a nota de corte é calculada enquanto as inscrições estiverem abertas. O sistema de corte funciona como uma base para que os candidatos possam saber qual posição está ocupando diante dos outros concorrentes para o mesmo curso e instituição.

Para este ano, foram ofertadas 1275 vagas distribuídas em cotas e ampla concorrência. As notas de corte variam de acordo com cada universidade. A  maior nota de corte ficou com a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), 893,14. Também em Minas, temos a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) que ficou com a menor nota de corte da região Sudeste, 773,16.

Continue lendo o nosso post para conferir todo o panorama por Estado da região Sudeste .

Espírito Santo

No Espírito Santo só tem curso de Medicina em uma única universidade pública, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). São ofertadas 40 vagas e a nota de corte desse ano foi 793,05. São 20 vagas para o sistema de cotas e 20 vagas para ampla concorrência.

Ficheiro:Bandeira do Espírito Santo.svg – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

Minas Gerais

Minas Gerais é o estado com maior quantidade de universidades públicas que ofertam o curso de Medicina e também com o maior número de vagas da região Sudeste.

São 15 universidades que oferecem um total de 799 vagas distribuídas para cotas e ampla concorrência.  A universidade com a maior nota de corte do Sudeste é a  Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) com 893,14. A UEMG oferece 11 vagas para ampla concorrência.

A menor nota de corte da região também está em Minas Gerais. A Universidade Estadual de Montes Claros ficou com a nota 773,16. A UNIMONTES oferece 40 vagas assim distribuídas: 20 para cotas e 20 para ampla concorrência.

Ficheiro:Bandeira de Minas Gerais.svg – Wikipédia, a enciclopédia livre

Rio de Janeiro

No estado do Rio de Janeiro é ofertada a segunda maior quantidade de vagas do Sudeste. São 300 vagas distribuídas em quatro universidades.  A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a maior nota de corte, 805,69 e oferece 130 vagas nos dois Campi: Macaé e Rio de Janeiro. As vagas são assim distribuídas: Campus Macaé – 15 vagas para cotas e 15 para ampla concorrência; Campus Rio de Janeiro – 50 vagas para cotas e 50 para ampla concorrência.

Rio de Janeiro (estado) – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

São Paulo

O estado de São Paulo oferece 136 vagas para o curso de Medicina distribuídas em quatro universidades públicas. A Universidade de São Paulo (USP) tem a segunda maior nota de corte da região Sudeste, com 827,86. A USP oferece 96 vagas distribuídas em três campi: USP Ribeirão Preto – 13 vagas para cotas e 12 para ampla concorrência; USP Bauru – 11 vagas para cotas e 07 para ampla concorrência; USP São Paulo – 24 vagas para cotas e 29 para ampla concorrência.

 

São Paulo (estado) – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

Você confere a lista completa

 

Para melhor visualização da tabela abaixo, gire o seu celular 🙂

[table id=7  column_widths=”532px|100px|100px” /]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?