Resultado do Enade: como ele ajuda a escolher uma vaga no SiSU!

Reading Time: 2 minutes

Para o resultado do Enade, alguns aspectos como nota de corte e números de vagas disponíveis no Sisu são importantes na hora de escolher o curso no qual concorrer. Mas você já parou para avaliar além desses dois parâmetros? 

 

Se você tirou uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ainda, se está em dúvida entre dois cursos de instituições de ensino distintas, o conceito conferido pelo Enade pode ser um critério para te ajudar a decidir.  

 

Continue a leitura do nosso post e entenda melhor como escolher um curso no SiSU e quais são esses os critérios para avaliar na hora.

O que é Enade? 

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma ferramenta de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), cujo objetivo é avaliar cursos de ensino superior, conferindo a qualidade dos mesmos em relação aos conteúdos programáticos previstos, o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para formação geral e profissional do estudante.       

Como funciona a pontuação do Enade?  

Os resultados obtidos no Enade refletem na média dos conceitos dos cursos de graduação, sendo 1 o conceito mínimo e 5 o maior conceito atribuído. Entretanto, quanto maior o conceito de um curso, mais recursos podem ser direcionados a este, implicando diretamente na sua infraestrutura e qualidade. 

Cursos de Medicina: como saber a nota do Enade? com as melhores notas no Enade?

Na região sudeste, os cursos de Medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) obtiveram conceito máximo (5) no último exame (Enade 2019).

 

Na região sul, o curso da Universidade Federal do Paraná (UFPR) conseguiu conceito máximo, enquanto os cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) obtiveram nota 4 no Enade 2019.

 

Na região Centro-Oeste, o curso da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) obteve nota 5. Já os cursos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) obtiveram nota 4 na avaliação.


Na região norte, o curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT) é o melhor conceituado, com nota 4 obtida no Enade 2019. 

 

Na região nordeste, os cursos com conceito 5 são os da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade de Pernambuco (UPE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sendo esta a região que detém o maior número de cursos de Medicina com nota máxima no Enade.       

 

Veja aqui  lista das Melhores Escolas Médicas participantes do SISU com base conceito contínuo ENADE 2019:

 

   

Agora que você tem as informações completas sobre os melhores cursos de Medicina do Brasil, já pode planejar a sua jornada em Medicina! Mas antes, apenas mais uma dica: os conceitos dos cursos são importantes, porém a melhor escola médica sempre será aquela que melhor se encaixa no perfil do Estudante de Medicina.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
MEM Responde

Qual o valor do curso de Medicina em Goiás?

Blog

História do Aprovado: Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto

Blog

Saúde Mental e Estudos: como não se cobrar demais

Quer o MEM na palma da mão?