Revalida 2023: tudo sobre a 1ª etapa

Estetoscópio e caneta em cima de ficha de prontuário médico.

Se você está procurando todas as informações sobre o Revalida 2023 para o curso de Medicina, aqui é o lugar certo! Neste artigo, você vai saber como funciona, quanto custa, o cronograma completo, como são aplicadas as provas e tudo mais.

O Revalida 2023 é aplicado pelo INEP. Ok, vamos ao que interessa: quando será o Revalida 2023? A prova tem um período de inscrição que vai de 16/01 a 20/01. Quanto custa o Revalida? O estudante interessado pagará uma taxa de R$410,00 até o dia 26/01.

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira visa verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas na área médica.

Tudo isso para que o exercício profissional esteja adequado aos princípios e às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina no Brasil.

Como funciona o Revalida?

O Revalida subsidia os procedimentos de revalidação de diplomas médicos, que são conduzidos por universidades públicas. Cabe às universidades que aderirem ao Revalida, após a divulgação dos resultados finais, a responsabilidade de seguir com a revalidação do diploma dos participantes aprovados.

Horário de aplicação

As provas do Revalida 2023 serão aplicadas no dia 05/03/2023.

A avaliação conta com uma prova escrita objetiva e uma prova discursiva. A primeira contará com 100 questões objetivas de múltipla escolha em que cada questão vale 1 ponto. Já a segunda contará com 5 questões discursivas em que cada questão vale 10 pontos. As provas serão aplicadas no mesmo dia.

Manhã – 1º turno: início e término das provas das 8h às 13h
Tarde – 2º turno: início e término das provas das 15h30 às 19h30

Lembre-se de sempre chegar ao local com, no mínimo, 1h de antecedência.

Local de prova

O estudante poderá escolher a cidade de aplicação da prova por meio do endereço revalida.inep.gov.br no momento da inscrição. O uso de máscara de prevenção à Covid-19 será obrigatório durante a realização do exame.

Cidades de aplicação:

• Brasília/DF;
  • Campo Grande/MS;
  • Curitiba/PR;
  • Porto Alegre/RS;
  • Recife/PE;
  • Rio Branco/AC;
  • Salvador/BA;
  • São Paulo/SP.

O que preciso fazer para participar do Revalida 2023?

Existem alguns requisitos mínimos a serem considerados para conseguir obter a revalidação do diploma médico adquirido em uma instituição estrangeira.

Dentre eles, está ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil, ou seja, com todos os documentos devidamente regularizados e autorizados.

O segundo principal requisito é possuir um diploma de graduação em medicina expedido por Instituição de Educação Superior Estrangeira. Ela deve ser reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente. Além disso, o documento deve ser autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

Você sabia?

O Revalida não serve somente para os médicos brasileiros que querem voltar a atuar em sua terra natal. Estrangeiros também podem participar desse processo.

Uma curiosidade sobre o Revalida é que refugiados estrangeiros no Brasil também podem se submeter à prova. Caso eles não tenham os documentos requeridos, poderão comprovar sua condição de refugiado por meio de documentação específica, conforme normas brasileiras. Assim, anexando ao Sistema Revalida a documentação comprobatória dessa condição, emitida pelo Conselho Nacional de Refugiados do Ministério da Justiça (Conare-MJ).

Acesse o edital completo do Revalida 2023.