Conheça a rotina de um estudante de medicina no Sudeste

Compartilhar:

Rotina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Passar em medicina é o sonho de muitos brasileiros que desejam um futuro melhor, com a vontade e aptidão em ajudar. Porém, após passar, a rotina em medicina é completamente diferente da rotina de um vestibulando, é preciso de muito mais esforço e dedicação nos estudos.

Com essa visão, pensamos em uma espécie de guia com os principais pontos da rotina em medicina e o que você precisa saber. Além disso, separamos dicas de como superar esses obstáculos.

Rotina em medicina

Mesmo com o decorrer do tempo, medicina sempre foi uma profissão em alta no Brasil inteiro. Porém, essa profissão impõe uma jornada bastante desafiadora. Durante todo o processo de formação, o aluno precisa se dedicar a diferentes atividades tanto dentro da faculdade como fora dela, pois há outros compromissos integrados à construção do aprendizado.

Isso torna a rotina de um estudante de Medicina bem peculiar. Sob essa perspectiva, listamos alguns pontos relevantes — e bem presentes — no cotidiano dos acadêmicos da área. Veja quais são!

Aulas teóricas integradas à prática

A grade curricular de Medicina é uma das que mais prezam por disciplinas que aliam teoria à prática durante toda a formação. Sendo assim, desde o primeiro ano, as aulas teóricas abordam conteúdos que se conectam com diversas atividades. O objetivo é treinar o aluno nas práticas médicas, laboratórios, seminários e tutorias que favorecem o aprendizado.

Rotina de estudos em casa

Em vias gerais, quando se fala em rotina de estudos na Medicina, a infraestrutura e a equipe docente colabora apenas com uma parte da formação de um médico. A outra parte fica por conta do empenho e dedicação dos estudantes. Desde os primeiros anos, o aluno torna-se, praticamente, um autodidata, já que precisa aprender muitos conteúdos sozinho.

Atividades de extensão

Outra prática comum nas faculdades de Medicina que rendem ótimas vivências no ensino médico são as atividades de extensão universitárias. Por isso, a própria universidade cria projetos semestrais ou anuais para que o aluno possa se engajar em tarefas que favoreçam até o desenvolvimento pessoal.

Passando pela rotina, outro ponto importante são os desafios que o estudante de Medicina passa durante o curso, porém, sabemos que os desafios são o que preparam o profissional para o mercado, como, por exemplo: Carga Horária Integral, o tempo de curso e um dos pontos mais importantes, a comunicação com os pacientes.

Lembrando que é possível conciliar essas atividades para montar a sua jornada profissional ideal, o ponto-chave é manter o foco nos objetivos e ter muita determinação. Para isso, você pode apostar em cronogramas de estudos, definir metas e objetivos claros para saber onde quer chegar e, claro, ter bastante disciplina.

Inscrições do vestibular de medicina em Vassouras

O curso de medicina

No Brasil, a graduação de medicina tem duração de 6 anos (12 semestres), com uma carga horária intensa, bem distribuída em aulas teóricas e práticas. Na Universidade de Vassouras, as aulas práticas são priorizadas desde os primeiros períodos, colocando o aluno em contato direto com o dia a dia de um médico.

Confira as principais competências necessárias para atingir o perfil de egresso em medicina em Vassouras:

  • 1° período: Conhecer os princípios básicos da natureza biopsicossocioambiental subjacentes á prática médica e compreender a complexidade da natureza humana.
  • 2° período: Reconhecer os elementos essenciais à manutenção da vida humana e aplicar os princípios da promoção da saúde e da educação em saúde.
  • 3° período:  Compreender os determinantes do processo saúde-doença, os desafios da manutenção da homeostase humana e a organização da rede de serviços de saúde.
  • 4° período: Identificar situações e condições de vulnerabilidade e riscos, relacionando-se aos níveis de atenção a saúde e ao processo de propedêutica médica.
  • 5° período: Aplicar os conceitos de vigilância em saúde, considerando as necessidades de saúde individual e coletiva em todos os níveis do cuidado em saúde, associando-os ao processo de propedêutica médica.
  • 6° período: Participar do processo de diagnose e terapêutica das enfermidades prevalentes nos diversos níveis de atenção a saúde.
  • 7° período: Participar dos processos de diagnose e terapêutica das enfermidades prevalentes, incluindo a saúde da mulher e da criança, nos diversos níveis de atenção à saúde.
  • 8° período: Participar dos processos de diagnose e terapêutica das enfermidades prevalentes, incluindo a saúde da mulher, da criança e do idoso nos diversos níveis de atenção à saúde.
  • Internato: Realizar a atenção à saúde dos indivíduos e das comunidades, contextualizada nas diferentes fases do ciclo vital, desenvolvendo e avaliando planos terapêuticos.
  • Egresso: Perfil profissional do egresso preconizado pelas DCNs de 2014.

Ao concluir a graduação, o estudante estará pronto para exercer a profissão como médico generalista. Porém, caso queira atuar em áreas específicas, existe a necessidade de uma especialização ou residência médica.

Por que escolher a Universidade de Vassouras para cursar medicina?

Em Vassouras, Medicina é nota 4 no MEC, sendo considerado o melhor curso de medicina da região. O curso adota por si um currículo integrado, viabilizando o aprendizado em diversos cenários, possibilitando aos estudantes conhecerem e vivenciarem as situações cotidianas do processo de trabalho das equipes multiprofissionais.

Assim, os principais diferenciais do curso são a inserção à prática médica e às atividades na comunidade desde o primeiro período, a ampla integração curricular, a diversidade de cenários de prática e a total integração com a Rede Regional de Atenção à Saúde – em todos os seus níveis de complexidade – oportunizando ao estudante praticar medicina tanto nas Unidades Estratégia Saúde da Família, como nos centros de saúde e no Hospital Universitário de Vassouras (HUV), de propriedade da mantenedora da Universidade e referência regional para cerca de 500.000 habitantes em alta e média complexidade. (Ref. Universidade de Vassouras)

E caso queira saber, o vestibular de medicina de vassouras está com inscrições abertas, claro que você não vai deixar essa chance passar, né? Tá na hora de ser Medaholic na melhor universidade particular do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?