Saiba como aumentar o seu desempenho nos estudos

Blog
Reading Time: 4 minutes

Para passar na faculdade que você sempre sonhou, sabemos a importância dos estudos, mas você sabe como aumentar o seu desempenho nos estudos? se você não estudar, a chance de passar são mínimas, porém existem outros fatores que podem te ajudar nesse processo, principalmente se você está se preparando para a maratona do Enem 2022.

E por falar em maratona, lembramos de que? Alimentação, preparação física e mental. Pois bem, para aumentar seu desempenho nos estudos você também pode aplicar essa fórmula.

Como aumentar seu desempenho nos estudos?

É de conhecimento público, inclusive recomendado pela organização mundial de saúde, manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, melhora sua saúde, a função cardiovascular, previne doenças entre outras coisas. E para manter a disposição nos estudos é necessário ter uma alimentação balanceada, dessa maneira seu corpo fica com mais energia e disposição, tudo que você precisa na sua rotina de estudos.

Você é o que você come! 

De acordo com a nutricionista Yasmin Costa, existem alimentos que podem estimular sua memória e melhorar seu raciocínio, por exemplo:

Açaí: rico em vitaminas e antioxidantes, mandando embora a fadiga, mas preste atenção, a indicação de consumo diário é de 300 ml, e sem adição de xaropes de guaraná, consuma “in-natura”.

Água: vamos falar da importância da hidratação? Está sentindo aquela moleza, aquele cansaço durante a tarde? pode ser seu corpo pedindo por água. O ideal é que o consumo diário seja de 2 a 3 litros de água.

Água de coco: isotônico natural, rico em minerais de rápida absorção.

Banana: fonte de energia, contém substâncias que são controladoras de sono, e rica em serotonina, combate cãibras e fadigas indesejadas, consuma a fruta antes e durante sua rotina de estudos.

Oleaginosas: combatem o estresse, melhoram a memória, fornecem energia e ricas em vitamina E (previne o declínio cognitivo).

Ovo: Fonte de vitamina B12, excelente para a memória.

Peixe: fonte de Ômega 3, excelente para concentração.

Chocolate Amargo 70%: boa fonte de energia e concentração, mas é com teor de 70% de cacau viu? nada de chocolate ao leite, ou meio amargo!

Lembrando que esses alimentos são importantes para vida, não somente na sua rotina de estudos, dessa maneira você terá mais saúde e mais longevidade. 

Alguns alimentos precisam ser evitados

Esses serão vilões quando o assunto for o desempenho nos estudos, eles atrapalham a concentração, foco, queda de energia e fadiga.

O principal vilão é o AÇÚCAR! Então nada de comer biscoitos recheados, sorvete, chocolate ao leite. Lembrando que esses efeitos podem perdurar até uma hora após ingestão desses alimentos, porque a digestão deles é bem lenta, porque são fonte de gorduras ruins.

Sabemos que a rotina de estudos é corrida, então alguns alunos procuram “o mais fácil” e acabam optando por fast food, não caia nessa cilada! Esse tipo de lanche só vai te causar fadiga e sonolência, e você não quer isso, não é?

Café, vilão ou mocinho?

O café possui substâncias como a cafeína e antioxidantes, que são substâncias que estimulam nosso sistema nervoso central, nos mantendo em alerta, o que é uma característica positiva para os estudos.

Entretanto, nada em excesso faz bem! O indicado é beber até 4 xícaras pequenas de café ao longo do dia, e lembre-se:  não adoçar! Vale ressaltar que o açúcar é vilão!

Não ultrapasse essa quantidade, os efeitos do excesso de café podem desencadear insônia, (e você precisa dormir medaholic), irritação, dor de estômago (o café estimula a produção de suco gástrico), e ser um gatilho para ansiedade.

Atividade Física é importante

Segundo o personal trainer Celso Teles, o nível de estresse para quem está estudando para o Enem ou vestibulares diretos é alto, dessa maneira a ansiedade é latente, o nível de autocontrole e confiança ficam abalados, causando a baixa concentração devido o estresse causado nesse período.

Aí entra a importância de praticar atividade física regularmente, durante essa prática seu corpo produz substâncias que vão te trazer sensação de bem estar, e prazer, que fazem com que essa ansiedade melhore. Substâncias como endorfina e serotonina são essenciais para colocar seu ânimo lá em cima.

Inclusive a prática de atividade física melhora sua disposição, proporcionando energia não só para os estudos, mas também para o convívio social que também é importante para qualquer pessoa, principalmente para os vestibulandos. 

Precisa de muito tempo? 

Não! 30 minutos são suficientes, dê prioridade para atividades cardiovasculares, como corrida, aulas de dança, entre outros, faça o que você gosta, e tenha afinidade. Fazer atividade em grupo também é super válido, um clube de corrida, ou grupo de pedal (para quem gosta de bicicleta). 

A musculação também é bem-vinda! Não precisa se martirizar, se exercitar longos períodos, e se você não tem o hábito e quer começar, vá devagar, uma vez por semana, e depois você vai aumentando a assiduidade, depois disso seu corpo e sua mente vão pedir para liberar endorfina. 

Equilíbrio 

Organização, foco, estratégia, planejamento, estudos, boa alimentação, dormir, praticar exercícios físicos, yoga, meditação, conversar com amigos, família, rede de apoio, um professor que você tenha identificação, se possível um psicólogo, fazem total diferença para aumentar seu desempenho nos estudos e garantir uma vaga numa escola médica.

Tente sempre manter o equilíbrio, faça respirações conscientes, respeite seus limites, comemore todas suas conquistas, sejam pequenas ou grandes, qualquer evolução tem que ser celebrada. Um dia de cada vez medaholic, daqui a pouco você vai estar numa escola médica.

E lembre-se: você quer ser médico, esse profissional cuida de pessoas, e você precisa estar em equilíbrio pronto para ajudar quem precisa.

Namastê, Amém, Axé, Assim seja! até o próximo post. 

VEJA MAIS SOBRE O TEMA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Entenda sobre antiguidade clássica para o Enem

Blog

Apps que ajudam a aumentar sua produtividade

Sala de Espera

A IMPORTÂNCIA DA INFRAESTRUTURA PARA A MEDICINA – SALA DE ESPERA #18

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina