Como passar no curso mais concorrido do Brasil?

Um sonho, um objetivo, que é o que medaholic? Passar no curso mais concorrido do Brasil, que é medicina!

Sabemos que a cada ano que passa a concorrência fica mais acirrada, devido ao número de candidatos, o número de vagas ofertas, a beleza da profissão e a boa remuneração, são pontos que contribuem muito para a alta concorrência no curso de medicina.

É difícil, mas não é impossível! A melhores escolas médicas está aqui para te ajudar nesse processo e temos algumas histórias aqui no nosso portal, de estudantes que caminharam muito e chegaram no destino, entraram numa escola médica.

O que os estudantes que já passaram têm em comum com você, que está na trilha para conseguir uma vaga também? Nós respondemos: estudo, muito estudo!

Pensando nisso separamos algumas dicas de estudo para você passar no curso mais concorrido de Brasil.

Se liga nas dicas:

• Medicina é o que realmente você quer?

Responsabilidade social, boa remuneração, cargas extensas de plantão, 6 anos de curso, residência, especialização, estudo constante para conseguir uma vaga – durante o curso e depois de formado: Esses são alguns fatores que você precisa ter em mente para se preparar para entrar numa faculdade de medicina.

Se realmente é isso que deseja, sigamos, vamos para mais um item.

• Crie um planejamento de estudos

Cada processo de aprendizagem é individual, ou seja, o que pode funcionar para seu amigo pode não ser viável para você. Não crie um planejamento mirabolante, seja sincero com você, do que é possível fazer. Neste planejamento você precisa levar em consideração: metas de estudos, cronogramas de estudos.

Fique ligado que lá em baixo coloquei o link para baixar nosso planner de estudos (Detalhe: ele foi criado por um vestibulando que passou em medicina).

• Tenha a tecnologia como sua aliada

A tecnologia e a internet podem contribuir muito para seu processo de aprendizagem. Existem vários cursos on-line voltados para quem passar em medicina. Um clique de distância da informação. Uma infinidade de aplicativos que podem te auxiliar tanto no conteúdo quanto na organização.

Mas cuidado viu? Os apps no celular são para te ajudar, não para te distrair do foco, hein?

Lá em baixo coloquei o link com vários apps que vão te ajudar no estudo.

• Vai estudar em casa ou no cursinho?

Seja em casa ou no cursinho, você precisa de organização e foco. Se for no cursinho, revise o conteúdo em casa e leve suas dúvidas para os professores, dessa maneira você pode otimizar seu estudo. Se for em casa, crie rotinas. Não estude deitado, muito menos de pijama. Seu cérebro precisa entender que naquele momento você está realizando uma atividade importante e precisa de atenção. Escolha um lugar tranquilo, confortável, e se os moradores da sua casa gostarem de barulho (mais comum do que você imagina), peça silêncio, lembre-os que você está no seu momento de estudo.

• Resolva questões

A melhor maneira de aprender é praticando. Então procure provas antigas, de preferências dos últimos dois anos, seja do Enem, ou provas dos vestibulares das universidades. Principalmente se seu foco for faculdade X, você precisa estar familiarizado com a prova, a metodologia e o que é cobrado com mais frequência. Quando você resolve questões, você fixa o conteúdo, entende o que você está errando, o porquê está errando, e o melhor, como acertar. Você entende quais disciplinas são seu ponto forte e as que você precisa melhorar.

• Aprenda a relaxar

Além de estudar, é necessário aproveitar o processo, ele precisa ser leve e prazeroso. Muitas vezes a pressão e a ansiedade vão bater forte na sua cabeça, e para não explodir como panela de pressão, é necessário que você tenha equilíbrio emocional e saiba separar as coisas, dividir seu tempo.

Divida seu dia: tempo de estudar, de pausar, de fazer atividade física, um passeio, assistir um filme, ler um livro, fazer nada, DORMIR (em caixa alta mesmo) – muitos alunos viram a noite estudando achando que isso vai melhorar o desempenho dos estudos e estão enganados, privação de sono não traz benefícios, você precisa de foco e leveza, não de sobrecarga.

Gostou das dicas? Esperamos que sim, e que te ajude nesse processo, o caminho é longo, mas você não está sozinho medaholic.

VEJA MAIS DICAS DE ESTUDO AQUI: