Prouni em medicina: é possível estudar sem pagar nada?

Se você não pode arcar com as mensalidades de uma escola médica, já pensou em tentar o Prouni em medicina? Ele pode ser a sua oportunidade de conquistar o diploma. Mantido pelo Governo Federal, o auxílio concede bolsas de estudos nas modalidades parcial, que corresponde a metade das mensalidades, e integral, que cobre todos os custos da graduação. Para entender os critérios da seleção, continue com o Melhores Escolas Médicas.

Como faço para participar do PROUNI?

Para participar do Prouni é preciso ter pontuação mínima de 450 nas provas objetivas do Enem e não zerar a redação, mas esses não são os únicos critérios. Também é preciso ter estudado o ensino médio completo em escola pública ou particular com bolsa de estudo da própria instituição, e uma renda familiar máxima de três salários mínimos.

A nota de corte Prouni Medicina é a pontuação mínima necessária para conseguir ser selecionado. Ela costuma variar conforme o turno e a modalidade de concorrência: ampla ou cotas.

Durante os dias da seleção, a nota de corte vai alterando com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos, por isso, é bom acompanhar diariamente. O candidato pode alterar as opções e será considerada válida a última inscrição confirmada.

Quer saber qual a nota de corte do Prouni para Medicina este ano? Tá na mão!

• Média da nota de corte Prouni Medicina 2021 – 734.14 em 161 cursos em todo Brasil
  • Maior nota de corte do Prouni Medicina 2021 – 771.88 (Universidade Vale Do Rio Doce)
  • Menor nota de corte do Prouni Medicina 2021 – 715.04 (Faculdade Barão Do Rio Branco)

Se liga! As inscrições para o Prouni Medicina são gratuitas e todo o processo é feito pela internet. A seleção acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestres. E, sim, caso você não consiga a bolsa total, é possível financiar o restante da graduação por meio do Fies.

Outra informação importante: o estudante não deve possuir formação em cursos superiores.

Para terminar, fique atento. O candidato que não for selecionado na primeira chamada tem chances de conseguir uma bolsa, sim, na segunda. Ao final das duas chamadas, o candidato ainda consegue participar da lista de espera, que será usada pelas Escolas Médicas na convocação de candidatos para preenchimento de bolsas eventualmente não ocupadas.

Viu como existem muitos caminhos que podem te levar ao sonho de ser médico ou médica? O que você precisa é de foco e determinação! E se precisar de ajuda, claro, pode contar com as dicas e orientações do Melhores Escolas Médicas. Saiba como acompanhar a gente!

Veja mais conteúdos sobre o Prouni em Medicina: