Seu sucesso nos estudos depende de você

Compartilhar:

seu sucesso nos estudos depende de você

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O seu sucesso nos estudos só depende de você, e começo o texto de hoje com uma frase do desenho “Capitão Planeta” que fez parte da infância de várias pessoas, principalmente as nascidas nos anos 1980, provavelmente não é seu caso medaholic, você é da nova geração, porém essa frase (que parece filosofia barata, mas não é) “O poder está dentro de você.”

E será mesmo que o poder está dentro de você , e o seu sucesso nos estudos só depende de você?

Diversas vezes você pode ter ouvido frases semelhantes a essa, ou outras palavras de incentivo, como por exemplo:

  • “Você é capaz.”
  • “Você consegue”
  • “Se esforce”
  • “O universo está dentro de você”

Além de corriqueiras, o que elas têm em comum? São todas frases que podem te ajudar a mudar seu mindset, dessa maneira, te ajudando nessa rotina árdua, que é a rotina de estudos, para conquistar seu objetivo: passar em medicina. 

O que é mindset?

É a maneira como a pessoa pensa, é a sua mentalidade, e como ela pode afetar diversos aspectos da sua vida cotidiana. Seja no lado pessoal, profissional, nos estudos, entre outras coisas. É um conjunto de crenças e pensamentos que moldam nossa mente, o que determina a forma como pensamos, e nos comportamos.

Dito isso, como você tem se comportado em relação aos estudos? Você está consciente do seu objetivo, da sua capacidade? Entende que para alcançar o resultado que você almeja, além de estudar (não de forma automática) mas de forma consciente, sua cabeça precisa estar alinhada de fato com o que você quer. O mindset determina a maneira como  reagimos diante das mais diversas situações que acontecem no dia a dia, sejam elas positivas ou não.

A psicóloga norte-americana Carol Dweck, da Universidade de Stanford, quem desenvolveu o conceito de mindset fixo no livro Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso. Segundo a autora, pessoas com mindset fixo vivem constantemente entre os polos sucesso-fracasso, aceitação-rejeição, vitória-derrota. Ou seja, se pegam nas crenças limitantes de que suas qualidades não podem se transformar, não podem mudar, e tendem a não reagirem bem diante uma situação de fracasso.

 

O fracasso não é o destino final 

“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.”  Essa citação foi dita por Winston Churchill,  um político conservador e estadista britânico, famoso principalmente por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.

E de fato sem a frustração, sem o fracasso, como conseguir o sucesso? A Psicóloga Anir Oliveira explica como lidar com o fracasso, sem perder a esperança.

“Quando você tem foco, tem seu objetivo traçado, tem a consciência de que você fez e faz tudo que você pode ao seu alcance, fica mais fácil lidar com esse suposto fracasso. Afinal o que é fracasso, no caso de quem está estudando para passar em medicina? Vamos colocar em pauta todos os fatores que o aluno precisa lidar:”

  • Pressão da família/amigos;
  • Pressão do colégio/cursinho;
  • Auto cobrança;
  • Curso altamente concorrido;
  • Mais candidatos do que vagas;
  • Ansiedade;

“E se mesmo com todos esses fatores, o aluno consegue dar conta da sua programação de estudos, se dedica, faz as provas e no final, o objetivo que ele queria não chegou, não podemos ver isso como fracasso, mas podemos ver como um caminho para o sucesso.

É com as falhas que aprendemos, o que posso aprender com esse resultado? Onde errei? O que posso melhorar? Quais aspectos estou dominando e estou confiante? Quais são os aspectos que podem melhorar?

Trabalhar a inteligência emocional, o mindset e a autoconfiança são importantes nesse processo.

Estava assistindo um filme um dia desse, e uma personagem tinha um sonho de fazer um filme, estava trabalhando muito para juntar dinheiro para ter o orçamento ideal, o cenário ideal, o plano perfeito, mas não agia diretamente, estava tudo no papel, e não saia do lugar, a personagem estava esperando o momento perfeito, ideal, e não se percebemos não existe data, hora perfeitos e ideais, existem possibilidades reais do que podemos fazer para conseguir nossos sonhos e objetivos. No fim da trama ela percebeu que o filme dela poderia ser filmado com a câmera do seu celular, e o roteiro: o seu cotidiano. Ela mudou o mindset e assumiu a autorresponsabilidade para conseguir seu objetivo.”

Dicas de leitura para te ajudar nesse processo.

  • “O milagre da manhã”O autor, Hal Elrod, explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades. O milagre da manhã permite que o leitor alcance níveis de sucesso jamais imaginados, tanto na vida pessoal quanto profissional. A mudança de hábitos e a nova rotina matinal proposta por Hal vai proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.
  • “O poder da autorresponsabilidade”O autor Paulo Vieira aborda  o conceito de autorresponsabilidade. Trata-se de um manual que apresenta a metodologia das 6 leis para a conquista da autorresponsabilidade, de modo que o leitor assuma o comando de sua vida. A autorresponsabilidade está associada à nossa capacidade de nos responsabilizarmos por tudo aquilo que acontece em nossas vidas. Aquilo que é positivo ou negativo, e também o que nos influencia direta ou indiretamente.

Saiba mais sobre inteligência emocional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?