Studygram: o que é isso e como usá-los a seu favor?

Quem se prepara para um processo seletivo em Medicina tem que utilizar a tecnologia a seu favor. Isso significa dizer que a internet pode ser uma grande aliada na aprendizagem com a diversidade de conteúdo que disponibiliza em diferentes dispositivos. É possível assistir vídeos, ouvir podcasts, estudar com os jogos e inclusive fazer um studygram.

Mas não apenas os sites são os aliados, as mídias sociais têm se destacado com a disponibilização de conteúdo a partir de diversas plataformas. No instagram, surgiu há alguns anos o studygrammers, a partir da hastag #studygram muitos estudantes e profissionais compartilham conteúdos de forma criativa e que podem te ajudar bastante.

Vamos conhecer melhor esse universo? Neste post você vai ver:

• O que é Studygrammer;
  • Quais conteúdos esses perfis oferecem;
  • Como se motivar para estudar com o studygram;
  • Como fazer um studygram? Veja o que precisa;
  • Como se concentrar nos estudos em uma rede social.

Continue lendo o nosso post e saiba como criar um studygram para você!

O que é Studygram

A popularização das redes sociais criou os chamados ‘digital influencers’. São pessoas que produzem conteúdo para determinado público em diversas áreas como moda, estilo de vida, gastronomia etc.

O studygrammer é uma espécie de influenciador digital que ajuda no processo de aprendizado oferecendo um conteúdo diversificado em seus perfis que costumam atrair muitos seguidores.

Uma das melhores formas de aprender é ensinando e muitos estudantes utilizam essa técnica para, não só fixar seus conteúdos e otimizar a aprendizagem, como para ajudar outras pessoas no processo de preparação para concursos, vestibulares e Enem.

Quais conteúdos esses perfis oferecem

Os conteúdos são bem diversificados. Sempre estão relacionados a estudos, dicas e rotinas dos estudantes. Alguns exemplos de publicações com a hastag #studygram:

• mapas mentais;
  • resumos;
  • imagens e ideias de papelaria;
  • livros;
  • cadernos;
  • posts sobre a rotina de estudo;
  • fotos de banners e agendas.

Baixe nosso planner de estudos e prepare-se para o vestibular

Como se motivar para estudar com o studygram

Um dos conteúdos desse tipo de perfil do estudante também está relacionado à motivação. Usuários compartilham suas experiências e sentimentos ao longo da jornada de preparação. Assim, um vai motivando o outro e isso pode trazer um sentimento de recompensa.

O bacana desse universo é que os estudantes assumem a metodologia de estudo e mostram que o aprendizado pode ser divertido. Não há regras para produção do conteúdo. O que importa é a qualidade e a criatividade que movimentam os perfis tanto no Brasil como em vários outros países.

Como fazer um studygram? Veja o que precisa.

Se você gostou desta forma de aprender e estudar e se animou para criar conteúdo com a hastag #studygram, você precisa de organização de estudo e analisar bem a sua disponibilidade de tempo para isso. Se você está em preparação para o processo seletivo em Medicina, precisa saber se, realmente, essa nova atividade não vai tomar o seu tempo de estudo.

Tudo precisa de preparação, ensaio, organização do espaço e leva tempo. Mas se você acha com consegue fazer tudo isso, vamos te dar uma lista de materiais necessários para fazer as transmissões:

• Possuir um smartphone com boa memória e acesso à internet;
  • Instalar o Instagram no celular;
  • Criar um perfil no Instagram;
  • Escolher um nome divertido para seu perfil;
  • Exercitar muita criatividade e disponibilidade para montar seus post;
  • Ficar sempre atento às novidades no mundo da educação e sempre pesquisar por conteúdos novos para divulgação;
  • Ser criativo nas postagens divertidas e coloridas para chamar a atenção dos seguidores;
  • Exercer a paciência, já que o número de seguidores do seu instagram não crescerá do dia para a noite.

Participe do nosso grupo de estudos e fortaleça sua rotina de estudos!

Como se concentrar nos estudos em uma rede social

Vimos que é possível utilizar a rede social para nos auxiliar no processo de aprendizagem. Mas também sabemos que as redes sociais são as principais fontes de distração na internet.

Por isso, é preciso que haja muita disciplina e cuidado no uso desses mecanismos. O ideal é desabilitar todas as notificações para que você se concentre na produção do conteúdo ou no que está assistindo, sem desviar a atenção para outros assuntos.

Veja mais conteúdos que podem te interessar: