Tema de redação para o Enem: Vacina: obrigatória ou não?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Oi medaholic, tudo bem? Mais uma vez estamos trazendo um tema de redação para o Enem. Então, fique ligado nos textos motivadores e pratique a redação toda semana, ela será fundamental para você conquistar sua aprovação.

Vacina: obrigatória ou não?

Obs: Use os textos abaixo como textos motivadores para a sua redação.

Enquanto o mundo corre atrás de vacinas para conter o avanço da pandemia da Covid-19, aqui no Brasil há discussões para a obrigatoriedade ou não da imunização. Na verdade há muita desinformação sobre o assunto e esse pode ser um tema para a redação do Enem 2021.

Na prática, a vacinação no Brasil é obrigatória desde a criação do Plano Nacional de Imunização, através da Lei 6.259, de 1975. Quem não está com o cartão de vacinação em dia, pode sofrer sanções como as previstas na Portaria nº 597, de 2004, que instituiu o calendário nacional de vacinação. Entre as penalidades estão:

  • Matrícula na escola: em diversos Estados e cidades brasileiras, só pode matricular filhos em colégios públicos com a caderneta de vacinação em dia;
  • Assumir cargo em concursos púbicos: a necessidade de apresentação de caderneta de vacinação é um dos requisitos para posse;
  • Bolsa família: a vacinação em dia é “condição necessária” para que as pessoas que se encaixam nos critérios de seleção possam receber o benefício;
  • Alistamento militar: quem quiser se alistar no Exército também precisa estar com a vacinação em dia, por determinação do governo federal.
  • Viagens internacionais: a vacina contra a febre amarela é o grande exemplo global de como a “obrigatoriedade” de uma vacina pode se traduzir na prática.

O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA- determina que jovens de até 18 anos devem ser vacinados quando há recomendação das autoridades sanitárias, e o descumprimento resulta na cobrança de multa de três a 20 salários mínimos para os responsáveis.

Porque Vacinar é importante?

A vacinação pode ser considerada uma medida de solidariedade social, ou seja, protege ao mesmo tempo o indivíduo e a sociedade.  Ao se imunizar o cidadão cria uma barreira protetora que impede que outras pessoas mais frágeis sejam contagiadas com as doenças.

Portanto, mesmo sendo uma ação individual, a imunização é considerada uma estratégia de saúde pública. Ao vacinar o maior número de pessoas, se alcança a imunidade coletiva que pode colocar fim a um surto infeccioso. Por isso, é fundamental que a taxa de cobertura vacinal seja alta para que vírus e bactérias não encontrem hospedeiros susceptíveis para contaminar e a doença voltar.

A Sociedade Brasileira de Imunologia emitiu um comunicado oficial que lembra a população da importância da vacinação. Entre os principais pontos, estão:

  • A vacinação está entre os instrumentos de maior impacto positivo em saúde pública em todo o mundo, contribuindo de forma inquestionável para a redução de mortalidade e o aumento da qualidade e da expectativa de vida.
  • Graças à vacinação foi possível erradicar a varíola e praticamente erradicar a poliomielite, presente, hoje, em apenas dois países.
  • O PNI (Programa Nacional de Imunizações) brasileiro é considerado um dos mais bem-sucedidos do mundo.
  • Além da varíola e da pólio, foram eliminadas do território nacional a rubéola, a síndrome da rubéola congênita, o tétano materno e o tétano neonatal.
  • Estas e outras tantas conquistas estão atreladas à adesão do brasileiro à vacinação e ao e ao reconhecimento por estes da importância das vacinas na prevenção de graves danos à saúde.

A corrida para a vacinação contra a Covid-19

O mundo já contabiliza mais de 86 milhões em 500 mil casos da Covid-19 com mais de um milhão e 800 mil mortes. Como a principal forma de transmissão do vírus é através do contato social, os países têm decretado medidas de isolamento social, mas mesmo assim, a pandemia está longe de ser controlada.

Durante o ano de 2020 a corrida pela vacina mobilizou universidades e laboratórios de todo o mundo. As primeiras doses começaram a ser aplicadas em dezembro do ano passado no Reino Unido e hoje mais de 45 países já começaram a imunizar suas populações em um momento em que o número de casos e óbitos tem aumentado.

Aqui no Brasil ainda não há nenhum registro de vacina, mas já há expectativas de registro emergencial da Coronavac (produzida na China em parceria com o Instituto Butantã) e a vacina da Oxford (produzida na Inglaterra em parceria com a Fiocruz). O país está em terceiro lugar em número de contaminados e mortos, ficando atrás dos Estados Unidos e Índia.

Fake News

Enquanto a imunização não começa, muitas fake News têm circulado sobre os supostos efeitos colaterais das vacinas, inclusive de alteração do DNA. Os cientistas e a imprensa têm tido um trabalho fundamental de esclarecimento da população.

As declarações do presidente Jair Bolsonaro de que não vai se vacinar e que a vacina não será obrigatória no Brasil, também têm incentivado as pessoas a recusar a imunização. O Supremo Tribunal Federal decidiu, no dia 17 de dezembro de 2020, que Estado pode determinar que a vacinação da população seja obrigatória, inclusive contra a Covid-19, sendo afastadas medidas drásticas como o uso da força para exigir a imunização.

O colegiado definiu que a vacinação obrigatória pode ser implementada por medidas indiretas, como a restrição ao exercício de certas atividades ou à presença em determinados lugares. Também foi definido que pais são obrigados a levar os filhos para vacinação conforme prevê o calendário de imunização, devendo ser afastadas convicções filosóficas.

O direito à liberdade está previsto na Constituição, mas não pode ser usado para justificar recusas à vacinação, de acordo com especialistas da área jurídica, porque a alegação não sobrepõe em outro ponto previsto na lei: a supremacia do interesse público.

E aí, gostou desse tema de redação para o Enem? Então, tá esperando o quê para treinar? Baixe aqui a sua folha de redação e comece agora.

Leia Também:

TOP 04: As redes sociais e Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?