Tudo que você precisa saber sobre a faculdade de medicina

Compartilhar:

tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-a-faculdade-de-medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Estudar medicina é a meta de vários brasileiros. Mais que uma meta, é um sonho. No entanto, para conquistar esse sonho é necessário  perseverança, equilíbrio e muito esforço. Embora, a jornada para conseguir uma vaga em uma faculdade de medicina é repleta de desafios, e se você acha que esses desafios acabam quando você é aprovado, sinto te informar que você se enganou. Por isso vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a faculdade de medicina.

Quando você é aprovado é dado início a uma nova fase da sua vida, a jornada acadêmica. Essa jornada vai definir quem você será como profissional, por isso a escolha de onde cursar medicina é extremamente importante. Uma instituição de ensino que possua os melhores profissionais, um ótimo método de ensino e uma boa estrutura tem mais chances de formar os melhores médico, por isso fica de olho nesse blogpost de hoje.

 

Você conhece a Emescam?

A Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória é uma instituição localizada em Vitória – ES. O Curso de Medicina possui mais de meio século de história, sendo considerado um dos melhores do Brasil.

A Emescam está entre as 10 melhores faculdades de Medicina de acordo com o Ranking Universitário da Folha de S.Paulo.

 

Método de Ensino

O método de ensino aplicado na Emescam, faz uma mescla do modelo de ensino tradicional e o ensino PBL. O Ensino PBL quer dizer “Problem Based Learning”, que traduzido significa aprendizagem Baseada em Problemas.

o PBL  foi criado em 1969 na Universidade McMaster, no Canadá e no mesmo ano foi implementado também na Universidade Maastricht, na Holanda. Embora tenha nascido da década de 1960, chegou no Brasil nos anos 90, e foi aplicado pela primeira vez na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Nesta perspectiva, ela possui uma abordagem que objetiva confrontar o aluno com problemas reais e com isso, promover um estímulo para aprendizagem. Este método é orientado para o educando, ou seja, ele é centro do processo, pois não recebe respostas prontas, ele deve buscá-las por meio de pesquisas e auxílio de tutores de aprendizagem.

 

E a estrutura?

O curso de medicina da Emescam conta com aulas laboratoriais, como:

  • Anatomia;
  • Farmacologia;
  • Bioquímica;
  • Microbiologia;
  • Parasitologia;
  • Prática cirúrgica.

 

 

 Hospitais

A Escola Médica conta dois espaços de vivência prática: O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória e a Maternidade Escola da Emescam, a unidade Pró-Matre.

Em suma, duas opções para você aprender na prática, e ter a vivência do médico.

 

Centro de Habilidades e Simulação

“O Centro de Habilidades e Simulação Emescam – Vitória Grand Tech é uma clínica com tecnologia de alto padrão e promove um método avançado de treinamento em situações que simulam a realidade. Os manequins e simuladores interagem com os alunos em diversos cenários para inseri-los em situações reais, a fim de capacitá-los em todos os níveis de atenção à saúde.”

Em suma, além do acesso uma educação de qualidade, você terá todo apoio tecnológico e prático.

Fonte: -EMESCAM-

Vestibular 2023

E olha só que bacana tem inscrições abertas para o vestibular 2023 de Medicina na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam).

Se você quer fazer o vestibular da Emescam, deve realizar sua inscrição até as 17h do dia 20 de setembro no site. A taxa de inscrição é de R$ 750 e aqueles que forem fazer prova como treineiro, pagam R$ 375.

Em suma, o vestibular 2023, será realizado em duas etapas. A primeira com prova de múltipla escolha e a segunda com provas discursivas.

Vale ressaltar que quem vai fazer a prova como treineiro só farão a primeira etapa. E se você vai fazer o vestibular de verdade, se liga nas divisões:

Etapa 1 – 08 de outubro

  • Provas de: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Química, Física, Biologia, Atualidades.

Etapa 2 – 09 de outubro

  • Questões dissertativas de Química e Biologia
  • Redação

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 24 de outubro, no entanto as matrículas dos aprovados serão realizadas entre os dias 25 e 27 do mesmo mês.

Contudo, os calouros deverão realizar suas matrículas de forma presencial, das 8h às 12h e das 14h às 16h. 

No entanto, os documentos para efetivação da matrícula estão listados no edital

Como passar em medicina?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?