Veja se estudar em casa para medicina é realmente viável

Olá Medaholic, tudo bem? Segunda-feira de carnaval, você está aí em casa, ou curtindo na medida que a situação atual nos permite curtir não é verdade. Seja em casa ou na folia, se você sonha em cursar medicina, mas não rola de fazer cursinho, ou opta por estudar em casa sozinho para passar em medicina, esse post é para você.

Sabemos que o curso de medicina é um dos mais concorridos do país, seja pela oferta e demanda, ou seja, muitas pessoas querendo entrar em medicina, e as vagas nas universidades não são compatíveis com o número de candidatos. Mas calma! Lembre que você não precisa passar de primeira, e se é isso que você quer, sua hora vai chegar.

Mas voltando ao assunto do texto de hoje:  Estudar para medicina em casa, funciona?

Segue o baile, digo, venha cá ver essas dicas.

• Medicina é o que você realmente quer?

Por que logo de cara essa pergunta? Porque meu querido amigo estudante, como disso no início deste texto, medicina é um dos cursos mais concorridos, você tem que saber muito o que o que você quer, porque a jornada de estudos até ser aprovada é longa e árdua, e é necessário foco, pés no chão e vontade. Lembrando que a rotina de estudos não para na aprovação, lembre-se que o curso é medicina, então o estudo é constante, acompanhando as inovações da ciência, literatura e tecnologia. É o seu sonho? Você está disposto? É o seu desejo, SEU, não da família, ou pressão externa, status, entre outras coisas. Se sim, siga mais uma casa, ou melhor mais um pontinho neste texto.

• Qual o concurso que você vai estudar?

Enem, vestibular direito? Os dois? Por que levantei este questionamento? Porque a prova do Enem, além de ser uma prova de conhecimento, ela é uma prova de estratégia, diferente dos vestibulares próprios de algumas universidades. Então são duas metodologias. Porém a chance de passar com a nota do Enem, é grande, e ainda rende outras opções. Com a nota do Enem você pode tentar o Sisu, bolsa no Prouni, Fies, ou usar sua nota do Enem em alguma universidade que aceite a nota como prova de vestibular. Dito isso, foco nos estudos e foco na prova.

• Organização do estudo

Agora que você já sabe que tem sua meta bem definida, como falei nos itens anteriores, agora é colocar a mão na massa, ou seja, foco nos estudos.

É muito importante que você organize como serão seus dias, que horas você vai estudar, como você estuda, o que você vai estudar, que horas dorme, acorda, atividade física, pausas. Isso é muito importante, criar essa rotina para você que vai estudar em casa e não se perder. Nós temos algumas matérias explicando passo a passo como criar um cronograma de estudos, metas de estudo, entre outras dicas que vão dar um up no estudo em casa.

• Resolva exercícios

Uma das melhores maneiras de estudar para determinada prova, seja Enem, ou vestibular da Universidade X, é pegar as provas antigas, dos últimos dois anos de preferência, e resolver a prova, ver o que você acertou, o que errou. Dessa maneira você vai ter uma ideia no que você precisa aprofundar, e no que você está dominando. Assim você otimiza tempo, e foca no que realmente precisa ser melhorado.

• Redação

A queridinha dos olhos de todas as provas, a redação, ela te garante alta pontuação, então o que você vai fazer estudando em casa? Mergulhar em temas atuais, acompanhar as novidades, os assuntos mais discutidos, ler é muito importante, assistir jornal, acompanhar notícias e praticar muito sua escrita, saber construir texto, ter embasamento no que você está escrevendo.

• Tecnologia é uma aliada

Existem diversos aplicativos que podem te ajudar a otimizar seus estudos, separamos uma lista aqui.

Além dos aplicativos, na internet existem vários cursos on-line, gratuitos, que disponibilizam aulas de matérias específicas, provas, simulados, exercícios, tudo para que você consiga estudar bem e olhar só: no conforto do seu lar.

• Nada como o conforto da nossa casa

Estudar em casa é massa, né? não precisa se deslocar para outro lugar, pode até estudar de pijama! Ei, psiu! Não pode não viu? Por estudar em casa, podemos cair na cilada de achar que pode estudar deitado no sofá, uma televisão ligada, com os outros moradores fazendo barulho. Isso é cilada viu?

Acorde, tome banho, se alimente, troque de roupa, seu cérebro entende que você vai fazer outra coisa, vai estudar, crie essa rotina. Escolha um ambiente tranquilo, confortável, onde você se sinta bem, e se os outros moradores forem um pouco barulhentos, peça a colaboração deles, avise que você está estudando.

Evite distrações, como celular, e televisão. Deixe para os momentos de pausa.

E agora? O que me conta depois de ter lido esse post? Estudar medicina em casa funciona? Espero que tenhamos te ajudado, foco, boa sorte e bons estudos.

Que tal agora aprender a como criar o hábito de estudar?