Vestibular 2023: Como não surtar!

vestibular

O vestibular é um dos momentos mais importantes na vida do estudante. Passar por ele pode ser muito estressante e desafiador, levando muitos estudantes a surtarem antes mesmo da prova. Mas, com algumas dicas e hábitos saudáveis, é possível controlar a ansiedade e passar pelo vestibular de forma mais tranquila.

Mantenha uma rotina de estudos

Uma das principais causas de estresse antes do vestibular é a falta de preparação. Portanto, é importante manter uma rotina de estudos. Dedique algumas horas do seu dia para revisar o conteúdo das matérias. Isso ajuda a manter a mente focada e a reduzir a ansiedade. Além disso, é importante frisar que a rotina deve ser organizada de forma a não sobrecarregar o estudante, permitindo um tempo adequado para descanso e lazer.

A rotina de estudos deve ser organizada de forma inteligente para que o estudante possa aproveitar ao máximo o tempo disponível. Uma boa ideia é dividir as matérias por dias da semana, para que cada dia seja dedicado a uma ou duas matérias específicas. Isso ajuda a manter o foco e evita a sobrecarga de informações. É importante também estabelecer metas realistas de estudo, levando em conta o tempo disponível e o ritmo de aprendizado de cada um.

Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas é uma ótima maneira de reduzir o estresse e a ansiedade. Além de ajudar a relaxar a mente, exercícios físicos também contribuem para a liberação de endorfina, um hormônio que promove a sensação de bem-estar. Portanto, reserve um tempo para caminhar, correr ou praticar algum esporte. Encontre uma atividade que lhe dê prazer e se dedique a ela.

A prática de atividades físicas pode ser feita em qualquer horário do dia, desde que seja de forma regular. O ideal é que se pratique atividades físicas por pelo menos 30 minutos diários. Além disso, é importante escolher uma atividade que seja prazerosa e que possa ser realizada em um ambiente agradável, como um parque ou uma academia. Isso ajuda a tornar a prática de atividades físicas mais agradável e menos cansativa.

VESTIBULAR | Vassouras 2023

Cuide da alimentação e do sono

Uma alimentação saudável e uma boa noite de sono são fundamentais para manter o corpo e a mente em equilíbrio. Certifique-se de se alimentar bem, com alimentos nutritivos. Evite alimentos pesados e gordurosos, pois eles podem causar mal-estar e prejudicar a concentração. Além disso, tente dormir pelo menos 8 horas por noite, para garantir que seu corpo esteja descansado e pronto para enfrentar o vestibular.

Manter uma dieta saudável é fundamental para garantir a energia necessária para enfrentar os estudos e as atividades diárias. É importante incluir na dieta alimentos ricos em nutrientes, como frutas, verduras, legumes, carnes magras e cereais integrais. Além disso, é importante evitar o consumo de alimentos industrializados, fast foods e refrigerantes, que são ricos em açúcar e gordura.

O sono também é fundamental para manter a saúde física e mental. Uma boa noite de sono ajuda a reduzir o estresse, melhora a concentração e a memória, além de contribuir para a regeneração das células do corpo. É importante estabelecer uma rotina de sono regular, evitando o uso de eletrônicos antes de dormir e mantendo um ambiente confortável e tranquilo.

PORTAL | Saiba mais sobre vestibulares

Use técnicas de relaxamento

Aprender técnicas de relaxamento pode ajudar muito a controlar a ansiedade antes do vestibular. Existem diversas técnicas, como a respiração diafragmática e o mindfulness, que podem ser praticadas em momentos de maior tensão. Busque informações sobre essas técnicas e escolha a que mais se adequa a você.

As técnicas de relaxamento podem ser praticadas em qualquer lugar e a qualquer momento do dia. Algumas das técnicas mais comuns incluem a respiração profunda, o relaxamento muscular progressivo e o yoga. Além disso, é importante dedicar um tempo para atividades que tragam prazer e relaxamento, como ler um livro, assistir a um filme ou ouvir música.

Por fim…

Passar pelo vestibular pode ser uma tarefa desafiadora, mas com as dicas apresentadas neste artigo, é possível reduzir o estresse e a ansiedade e enfrentar essa fase de forma mais tranquila. Lembre-se de manter uma rotina de estudos organizada, praticar atividades físicas, cuidar da alimentação e do sono e, acima de tudo, ter confiança em si mesmo. Com perseverança e dedicação, você conseguirá alcançar seus objetivos e conquistar seu lugar na universidade.

Aaaah e lembrando que tem inscrições de vestibular dando as caras por aqui, a Universidade de Vassouras, em Vassouras, no Rio de Janeiro, abriu as inscrições para o vestibular 2023.2 de Medicina, corre que elas se encerram no dia 22/06!

As questões da Prova Objetiva versarão sobre os conteúdos básicos de disciplinas agrupadas nas quatro áreas determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio:
a) Linguagens (incluído Língua Estrangeira – Espanhol ou Inglês);
b) Matemática;
c) Ciências da Natureza;
d) Ciências Humanas.

Saiba mais sobre o vestibular de vassouras aqui no nosso portal e clicando nesse link.