Vestibular de Medicina: Inscrições abertas no Nordeste

vestibular de medicina

Vestibular de Medicina: Inscrições abertas no Nordeste

A era do vestibular de medicina já está a todo vapor. As inscrições para o primeiro semestre de 2023 já estão abertas! Geralmente a prova acontece um período antes do ingresso, ou seja, se você quer ingressar em medicina no primeiro período de 2023 precisa fazer a prova ainda em 2022.

O curso de medicina é uma das graduações mais buscadas no Brasil, seja pela vocação, que em muitos casos vem desde a infância, ou até mesmo por aqueles que buscam investir em uma carreira com alto potencial de satisfação profissional e estabilidade financeira.

Nesse sentido, universidades públicas e privadas oferecem as vagas por vestibular de medicina, que costumam ser realizados em duas etapas. Como o número de estudantes que disputam uma dessas vagas ofertadas é bastante elevado, é recomendado que a escolha sobre qual dos vestibulares de medicina realizar seja acertada.

Vestibular de medicina no Nordeste

Você é do nordeste do Brasil ou está pensando em se mudar para lá para começar sua jornada médica? Então, este post é especialmente para você. Não mude de página, hein?

Foi pensando nos futuros médicos do Brasil que criamos este conteúdo. Ele é uma lista com algumas das principais instituições de ensino superior que ofertam o curso de Medicina na região nordeste. E um spoiler: todas são top de linha!

E então, quer saber mais sobre vestibular de medicina no nordeste e começar, assim, a se organizar para as provas que estão por vir? Prepare o papel e caneta ou o bloco de notas e continue a leitura para descobrir alguns nomes de respeito. Vamos lá!

[table id=94 /]

Conheça mais sobre as faculdades de medicina

Custo de vida no Nordeste

Além das belezas naturais e da alegria do povo nordestino, um dos quesitos que costumam atrair moradores de outras regiões para morar do Nordeste é o custo de vida menor.

A região, inclusive, tem duas das cidades com menor custo de vida do Brasil, de acordo com a pesquisa de Custo de Vida Nacional, feita pela Mercer em 2021. São elas: Fortaleza (CE) e Recife (PE).

E como você já viu alguns spoilers das melhores cidades para morar do Nordeste, vamos a elas!

Melhores cidades para morar do Nordeste

Recife

Recife tem índices de qualidade de vida considerados altos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), de 0,772. Alguns indicadores do lugar, como saúde, segurança, mobilidade e educação, garantem ainda uma infraestrutura boa para viver bem com todos os tipos de facilidades.

Conectada por pontes, a cidade que se desenvolveu entre os mangues é considerada uma das 30 mais inteligentes do Brasil, conforme o Ranking Connected Smart Cities de 2021. Então, além das praias, ao morar em Recife você encontra uma ampla diversidade de equipamentos culturais, parques, hospitais e instituições de ensino de referência, serviços e comércios em geral.

Salvador

Conhecida como “Terra da Alegria”, Salvador está entre os municípios nordestinos que mais contribuem para o desenvolvimento do PIB do país, sendo o maior da Bahia. Com um IDHM de 0,759, a cidade é repleta de regiões que combinam uma grande convergência de cultura e serviços em amplo e contínuo desenvolvimento.

Você vai notar que, para além da receptividade turística, morar em Salvador é conviver com o clima caloroso de uma infraestrutura rica em belezas arquitetônicas, naturais e culturais.

Fortaleza

Considerada uma das capitais mais desenvolvidas na Região Nordeste, com IDHM de 0,754, Fortaleza conta com ampla oferta de serviços que atendem às necessidades de diversos públicos, gostos e bolsos.

Na Capital Cearense, você vai ver que, apesar de o turismo ser uma das principais economias, os serviços gerais atendem bem ao cotidiano da população. Por sinal, o relatório das Melhores Cidades para Fazer Negócios (MCN), desenvolvido pela Urban Systems, apontou Fortaleza como a terceira do Brasil que alavanca os investimentos do setor imobiliário.

Aracaju

A Capital Sergipana pode parecer pequena em relação a outras capitais, mas não se engane. Com um IDHM considerado de 0,770, a qualidade de vida na região é estimulada por diversos fatores, dentre eles a possibilidade de se deslocar mais rapidamente por seus bairros serem próximos.

Além da proximidade entre os pontos da cidade, são pelo menos cerca de 60 km de extensão de ciclovias que facilitam o deslocamento dos moradores no dia a dia, mesmo com a mobilidade dos outros transportes.

Por aqui, você encontra bairros nobres, instituições de ensino tradicionais, hospitais, shoppings, além de bares, restaurantes e casas de shows que agitam a cena noturna de Aracaju. Sem contar a beleza de estar perto de belas praias em meio ao clima urbano, como na Orla do Atalaia.

Gostou de saber mais sobre os vestibulares de medicina e locais onde você pode morar? Que tal dar uma olhadinha nessas universidades na nossa pagina com a Escolas Médicas ideais para você?