Vestibular de Medicina: Inscrições abertas no Norte

vestibular de medicina

Vestibular de Medicina: Inscrições abertas no Norte

A era do vestibular de medicina já está a todo vapor. As inscrições para o primeiro semestre de 2023 já estão abertas! Geralmente a prova acontece um período antes do ingresso, ou seja, se você quer ingressar em medicina no primeiro período de 2023 precisa fazer a prova ainda em 2022.

O curso de medicina é uma das graduações mais buscadas no Brasil, seja pela vocação, que em muitos casos vem desde a infância, ou até mesmo por aqueles que buscam investir em uma carreira com alto potencial de satisfação profissional e estabilidade financeira.

Nesse sentido, universidades públicas e privadas oferecem as vagas por vestibular de medicina, que costumam ser realizados em duas etapas. Como o número de estudantes que disputam uma dessas vagas ofertadas é bastante elevado, é recomendado que a escolha sobre qual dos vestibulares de medicina realizar seja acertada.

Vestibular de medicina no Norte

Você é do norte do Brasil ou está pensando em se mudar para lá? Além disso, tem o sonho de fazer Medicina? Então, este post é especialmente para você. Não mude de página, hein?

Foi pensando nos futuros médicos do Brasil que criamos este conteúdo. Ele é uma lista com algumas das principais instituições de ensino superior que ofertam o curso de medicina na região norte. E um spoiler: todas são top de linha!

E então, quer saber mais sobre o vestibular de medicina no norte e começar, assim, a se organizar para as provas que estão por vir? Prepare o papel e caneta ou o bloco de notas e continue a leitura para descobrir alguns nomes de respeito. Vamos lá!

[table id=95 /]

Conheça mais sobre as faculdades de medicina

Custo de vida no norte

Está pensando em se mudar para a região Norte do país? Então uma das coisas que você precisa saber é o custo de vida por lá! Alguns dos melhores locais para se morar estão por lá, com algumas características bem particulares. Para quem busca qualidade de vida, em uma região arborizada, cheia de cultura e história, que oferece uma excelente infraestrutura para os seus moradores, a escolha certa é o coração do Brasil.

Palmas

A capital e maior cidade do estado de Tocantins consta no topo na lista quando o critério é desenvolvimento humano, com IDHM de 0,788. O município é jovem, foi fundado em 1989, logo após a criação do estado de Tocantins pela Constituição de 1988. Assim como Brasília, Palmas foi planejada por arquitetos antes de ser povoada e oficializada como a capital do estado. Hoje o município tem em torno de 266 mil habitantes.

Porto Velho (RO)

Com IDHM de 0,764, igual ao de Paraíso de Tocantins, Porto Velho detém o título de maior município do país em extensão territorial. Os 34 mil quilômetros que compõem sua área o tornam maior do que países como Bélgica e Israel, por exemplo.

A cidade também é a única capital estadual a fazer fronteira com outro país, no caso, a Bolívia. Porto Velho foi fundada pela empresa norte-americana Madeira Mamoré Railway Company, em 4 de julho de 1907 e serviu de habitação para os operários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Gurupi (TO)

Localizada no sul do estado do Tocantins, Gurupi tem economia baseada em pecuária e agricultura. A cidade tem 82 mil habitantes aproximadamente e abriga um campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A história de Gurupi está diretamente ligada à construção da BR-153, rodovia que liga Belém à Brasília, também chamada de Rodovia Transbrasiliana. O IDHM do município é de 0,759.

Boa Vista (RR)

O município concentra cerca de dois terços dos habitantes do estado de Roraima, totalizando 320 mil habitantes. Boa Vista é a capital mais distante de Brasília e a única do país a estar totalmente acima da linha do Equador, pertencendo, portanto, ao Hemisfério Norte do planeta. O IDHM é de 0,752, o mesmo de Araguaína.

Gostou de saber mais sobre os vestibulares de medicina e locais onde você pode morar? Que tal dar uma olhadinha nessas universidades na nossa página com a Escolas Médicas Ideais para você?