Vestibular de Medicina: Inscrições abertas no Sudeste

vestibular de medicina

Vestibular de Medicina: Inscrições abertas no Sudeste

A era do vestibular de medicina já está a todo vapor. As inscrições para o primeiro semestre de 2023 já estão abertas! Geralmente a prova acontece um período antes do ingresso, ou seja, se você quer ingressar em medicina no primeiro período de 2023 precisa fazer a prova ainda em 2022.

O curso de medicina é uma das graduações mais buscadas no Brasil, seja pela vocação, que em muitos casos vem desde a infância, ou até mesmo por aqueles que buscam investir em uma carreira com alto potencial de satisfação profissional e estabilidade financeira.

Nesse sentido, universidades públicas e privadas oferecem as vagas por vestibular de medicina, que costumam ser realizados em duas etapas. Como o número de estudantes que disputam uma dessas vagas ofertadas é bastante elevado, é recomendado que a escolha sobre qual dos vestibulares de medicina realizar seja acertada.

Vestibular de medicina no Sudeste

Você é do Sudeste do Brasil ou está pensando em se mudar para lá? Além disso, tem o sonho de fazer Medicina? Então, este post é especialmente para você. Não mude de página, hein?

Foi pensando nos futuros médicos do Brasil que criamos este conteúdo. Ele é uma lista com algumas das principais instituições de ensino superior que ofertam o curso de medicina na região Sudeste. E um spoiler: todas são top de linha!

E então, quer saber mais sobre vestibular de medicina no Sudeste e começar, assim, a se organizar para as provas que estão por vir? Prepare o papel e caneta ou o bloco de notas e continue a leitura para descobrir alguns nomes de respeito. Vamos lá!

[table id=96 /]

Quer estudar em uma das melhores escolas médicas do país?

Agora, cá entre nós, sabia que a Universidade de Vassouras – Univassouras para os íntimos – é considerada a melhor escola médica do Estado do Rio de Janeiro nos indicadores do MEC?

Com hospital próprio, aulas práticas desde o primeiro período, programa de residência e projetos de extensão que enriquecem a experiência do aluno, a universidade garante uma nota 4, considerada excelente.

Não perca a oportunidade de se tornar um profissional qualificado, inscreva-se no vestibular de Univassouras antes que o período de inscrições acabe!

Conheça tudo sobre o curso de medicina da Univassouras clicando aqui.

Custo de vida no Sudeste

No Brasil,  há uma variação considerável entre um município e outro. Esse fato é quase óbvio quando pensamos nas dimensões geográficas do país. Uma pesquisa realizada pela Mercer, e divulgada em 2021, analisou 17 cidades brasileiras e descobriu que o custo de vida pode ter uma variação de até 14% entre elas.

A média ponderada de cada cidade nas categorias analisadas é comparada com a média de São Paulo, cidade que serve como referência para a pesquisa.

No estudo da Mercer, o Rio de Janeiro apresenta um custo 4% maior do que São Paulo na categoria “refeição fora de casa”. Ou seja, por lá é 4% mais caro comer fora do que na capital paulista. O Rio também tem um valor maior (11%) na categoria cuidados pessoais, roupas e calçados.

Na região Sudeste, São Paulo fica à frente no ranking da Expatistan das cidades com custo de vida mais caro no Brasil, seguida por Rio de Janeiro. As capitais estão em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

São Paulo

• Custo de Vida mensal por pessoa: R$ 5.726
  • Custo de vida mensal família de 4 pessoas: R$ 12.285
  • Tarifa de ônibus municipal: R$ 4,40
  • Tarifa metrô: 4,40
  • IPCA acumulado 2021: 9,59%
  • ICV-DIEESE: 0,12% em fevereiro de 2020 (última pesquisa publicada).

Rio de Janeiro

• Custo de Vida mensal por pessoa: R$ 5.459
  • Custo de vida mensal família de 4 pessoas: R$ 12.104
  • Tarifa de ônibus municipal: R$ 3,50
  • Tarifa metrô: R$ 5,80
  • IPCA acumulado 2021: 8,58%

Belo Horizonte

• Custo de Vida mensal por pessoa: R$ 4.426
  • Custo de vida mensal família de 4 pessoas: R$ 10.829
  • Tarifa de ônibus municipal: R$ 4,30
  • IPCA acumulado 2021: 9,63%

Vitória

• Custo de Vida mensal por pessoa: R$ 3.806
  • Custo de vida mensal família de 4 pessoas: R$ 10.022
  • Tarifa de ônibus municipal: R$ 4,00
  • IPCA acumulado 2021: 11,5%

Além das capitais, Santos se destaca no ranking da Expatistan, sendo o 4º custo de vida mais alto do país segundo o site (R$ 5.288 por pessoa e R$ 11.770 por família com quatro membros).

Campinas aparece em sexto lugar (R$ 4.853 por pessoa e R$ 10.962 por família com quatro membros) e São José dos Campos em décimo (R$ 4.231 por pessoa e R$ 10.416 por família com quatro membros).

Gostou de saber mais sobre os vestibulares de medicina e locais onde você pode morar? Que tal dar uma olhadinha nessas universidades na nossa pagina com a Escolas Médicas ideais para você?