Vestibular Vassouras: Última chance de se inscrever

Tem inscrições de vestibular dando as caras por aqui, a Universidade de Vassouras, em Vassouras, no Rio de Janeiro, abriu as inscrições para o vestibular 2023 de Medicina, mas já esta quase no final, elas se encerram no dia 12/01!

Os interessados no curso de medicina devem realizar suas inscrições até dia 12 de janeiro no site da universidade, clicando aqui. A taxa de inscrição é de R$ 300 e poderá ser paga via cartão de crédito ou boleto bancário.

Quanto ao processo seletivo do vestibular 2023, ele será composto por duas provas: uma prova Objetiva contendo 60 (sessenta) questões de múltipla escolha, valendo 1,5 (um vírgula
cinco) ponto cada, totalizando 90 (noventa) pontos; e uma prova de Redação, valendo 10 (dez) pontos;

As questões da Prova Objetiva versarão sobre os conteúdos básicos de disciplinas agrupadas nas quatro áreas determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio:
a) Linguagens (incluído Língua Estrangeira – Espanhol ou Inglês);
b) Matemática;
c) Ciências da Natureza;
d) Ciências Humanas.

As provas serão realizadas em data estabelecida no calendário, nos municípios de Vassouras, Rio de Janeiro e Maricá, no seguinte horário:

a) Prova Objetiva e de Redação: das 9h às 13h30

O candidato somente poderá realizar a prova no local indicado no Cartão de Confirmação de Inscrição, sendo de sua inteira responsabilidade a locomoção até o local da prova. Devendo comparecer ao local da prova 1 (uma) hora antes do seu início, munido do documento de identidade com que se inscreveu e de caneta esferográfica, de corpo transparente, preta ou azul.

Os gabaritos do vestibular serão divulgados no dia 09 de outubro, em até três horas após o término do período de realização das provas. Recursos serão aceitos no prazo no primeiro dia útil após publicação do gabarito, no site do vestibular.

O resultado final terá caráter eliminatório e classificatório e será obtido pelo somatório dos pontos da prova Objetiva e da Prova de Redação, totalizando o máximo de 100 (cem)pontos.

Serão eliminados os candidatos que obtiverem:

a) nota zero na Prova Objetiva ou na Prova de Redação;
b) resultado final menor do que 45 (quarenta e cinco) pontos;

Inscrições | Vestibular de Medicina Vassouras 2023

Lembrando que para o zero não acontecer, você precisa ser analítico com seu resultado e conteúdo. Não sabe como? Vem cá que eu te digo!

Análise de conteúdo e resultados do vestibular de medicina

O que é isso, minha gente?! Calma, vamos explicar:

Análise de Resultados é você saber identificar quais suas fraquezas e seus pontos fortes em relação aos conteúdos. O que você domina mais, o que você domina menos, e traçar uma rotina de estudos a partir desses conteúdos. Pela lógica, você foca no que você domina menos, principalmente se esse domínio menor for dos assuntos de mais relevância para a prova, as que possuem mais peso no vestibular.

Por que preciso saber quais conteúdos são mais recorrentes? Porque esses conteúdos que vão te guiar, ou seja, por onde você vai começar a estudar, ou revisar.

Você só começa a estudar um assunto que não é tão recorrente se ele for base para um assunto que é recorrente, entendeu? Caso contrário, é preciso dominar os assuntos que mais caem na sua prova. Você precisa estar preparado! Na dúvida, vá do macro para o micro.

E vamos lembrar de um detalhe bem importante: vestibular de medicina é extremamente concorrido, então devemos considerar a preparação e o nível dos outros candidatos. Não tem como saber de tudo, não dá para estudar tudo, porém é necessário fazer o equilíbrio de domínio de todas as áreas, para sua pontuação não cair.

Monte um plano para sua reta final

Se programar é essencial, já que o tempo é valioso em qualquer situação da vida, principalmente para quem vai entrar na jornada do vestibular de medicina. Trace metas de estudos, pequenas metas para o objetivo final, não fique nervoso ou ansioso, não tenha pressa, ela pode ser sua inimiga. Pense nesse final para o vestibular de forma certa, o que pode te impedir de conseguir um bom resultado é a sua mente.

Ser positivo pode fazer total diferença nesse momento, seu mindset tem que ser seu melhor amigo. Pensar dessa maneira faz com que seu cérebro comece a buscar alternativas para aproveitar esse tempo, e não focar o lado da escassez, do pessimismo. Aproveite esse tempo do jeito que puder, porque será fundamental. A reta final de uma rotina de estudos pode ser bem cansativa, por isso, dê preferência a qualidade e não quantidade.

Elimine todos os sabotadores, por exemplo: uma tia, um amigo, pai, mãe, que pode virar para você e dizer: “não estudou antes e agora quer começar?”. Isole esses comentários, fortaleça sua mente, e lembre do seu sonho e do seu querer, você é capaz, e isso é possível.

Esse será o melhor vestibular da sua vida, você está construindo sua estratégia da melhor maneira e terá o melhor resultado.

Invista na sua educação: Saiba como! | MEM

Revise provas e priorize conteúdo
Você sabe em qual instituição você quer entrar? Ótimo! Além de ler o edital direitinho, outra dica de ouro é pegar provas antigas da Universidade de Vassouras, e de outras também, para treinar, testar seu conhecimento e se familiarizar com o tipo de prova de vestibular. Treinar neste ponto é a palavra-chave.

Faça resumos, anotações, se conhece alguém que também está estudando para o vestibular, ou já entrou no curso de medicina, troque suas anotações, informações, dicas, conteúdo, tudo nesse início vale a pena. Lembre-se: a jornada começa agora, e ela continua depois que você passa no vestibular, viu? Os estudos continuam na faculdade.

Quer saber mais sobre o vestibular de medicina de Vassouras? Que tal dar uma olhadinha no nosso portal e no edital publicado no site? Clique aqui.