A vida de quem estuda medicina, confira!

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Agora que você conseguiu ingressar na tão sonhada faculdade de medicina, é chegado o momento de se dedicar por inteiro e absorver o máximo de conhecimento na graduação. Mas surge a questão: é somente a isso que se resume a vida de um acadêmico para quem estuda medicina? A resposta é simples: Não! É preciso mudar a imagem que foi criada no imaginário coletivo acerca de quem estuda esse curso.

Sabendo disso, continue a leitura desse post e entenda como o estigma acerca desse curso foi formado, além de entender – de forma realista – todas as possibilidades de vida para quem está em um curso de Medicina. Chegou a hora de desmistificar tudo sobre a vida social desse estudante!

 

O mito acerca do estudante de Medicina

Quando falamos de quem estuda Medicina, é comum que a primeira imagem a se formar no imaginário coletivo seja um jovem cercado por livros, situado por horas em um laboratório e distante de outros vínculos sociais. Mas essa não é a reprodução que deve ser perpetuada. É mito que a vida de quem ingressa no curso de Medicina se resume apenas a isso. 

É exigido dedicação e esforço para a realização de uma graduação com resultados positivos, mas parte da qualidade do ensino também vem a qualidade de vida fora da sala de aula. O segredo sempre será um equilíbrio saudável entre os dois termos para que os dois âmbitos sejam nutridos e realizados da melhor maneira possível. Psico e fisicamente, é primordial que exista a entrega harmônica para tudo que nos propomos a fazer, inclusive a formação no ensino superior.

Baixe aqui nosso planner de estudos elaborado por uma estudante de medicina!

Como é a vida de quem estuda Medicina?

Segundo levantamento do site Quero Bolsa realizado em 2017 considerando estudantes de graduação de todo país, o estudante de Medicina possui idade média de 23,4 anos. Ou seja, estamos falando de um estudante com perfil jovem, atrás por exemplo de alunos de Direito, que possuem média de 26,5 anos, e Engenharia Civil, com estudantes com 24,6 anos de idade.

estuda medicina

Sabendo disso, é de se esperar que os graduandos de cursos diferentes tenham as mesmas necessidades de interação e entretenimento para as horas vagas. Posto isto, veja abaixo algumas atividades que são senso comum para a sociedade e são completamente possíveis para os estudantes de Medicina.

Tempo de lazer de quem estuda medicina

Esse é um tópico que não pode ser dispensado. Mesmo com uma rotina corrida e horários cheios com aulas e práticas, o tempo de lazer não é algo facultativo. O estudante deve possuir um escape das obrigações e deveres, fazendo um cronograma de estudos para medicina.

Seja para ficar em casa assistindo a uma série preferida, desfrutar de um almoço com a família ou sair com os amigos, o tempo de lazer é de extrema importância para quebrar a rotina puxada desse aluno.

the golden girls GIF

Foi criado o mito do estudante que vive indisponível para a vida social, mas essa não é uma realidade. O lazer, mesmo que com um tempo mais reduzido que os demais estudantes, é algo completamente possível e presente na vida do acadêmico de Medicina.

 

Namoro

Relações afetivas são inerentes à vida dos jovens. Estudantes de Medicina não escapam dessa realidade. Namoros, quando saudáveis, são sempre bem vindos. Ter alguém com quem compartilhar a vida e inquietações é uma forma positiva de interação, principalmente para quem recebe diariamente uma carga grande de assuntos e conhecimentos para digerir.

 

I Love You GIF

 

A própria Medicina explica que, quando apaixonados, nosso corpo libera a dopamina – hormônio responsável por aumentar a sensação de ânimo, bem estar e até de euforia. Logo, estar apaixonado é uma forma positiva de buscar mais sentido e leveza para todas as ações que realizamos.

 

Prática de atividades físicas e esportes

Além de ser uma atividade de lazer, a prática de esportes é uma forma de manter uma saúde melhor, longe do sedentarismo e com a realização de atividades que possibilitam a integração, seja em um grupo ou ambiente. 

 

estuda medicina

 

Estudando de perto e sabendo a importância dessas práticas, o estudante de Medicina também busca formas de trazer para a sua rotina e realidade esse hábito que faz bem para o corpo e para a alma!

 

Associações Atléticas de Medicina

Aproveitar o tempo de qualidade é tão possível que por todo país existem Atléticas de Medicina, ou seja, organizações estudantis empenhadas em oferecer atividades de lazer, ações sociais, encontros extracurriculares e fomento da prática de atividades físicas para esses estudantes.

estuda medicina

O principal objetivo é possibilitar a integração interna e externa desses graduandos, visando enriquecer a experiência social dentro e fora do ambiente acadêmico, trazendo leveza e possibilitando uma gama de atividades atrativas para esse público.

 

Manutenção Saúde Mental de quem estuda medicina

Não só é possível como é necessário que atividades simples como as citadas anteriormente sejam realizadas para a manutenção da saúde mental do estudante de Medicina. Por vezes a rotina de estudos é puxada e as altas demandas cobram demais desse estudante, assim, válvulas de escape saudáveis são sempre bem vindas para manter a qualidade de vida desses jovens. 

 

Confused Mental Health GIF by Lisa Vertudaches

 

Dentro do ambiente acadêmico, seja em qualquer curso do ensino superior, é comum que os estudantes passem por ansiedades e inquietações por conta da rotina dentro do curso. Os estudantes de Medicina não estão isentos de passar por esses mesmos processos, por isso é tão importante incentivar e quebrar esse mito acerca do curso que assusta e limita a existência desse jovem apenas ao papel de estudante.

 

É possível conciliar vida acadêmica e pessoal!

Depois desse post, conseguiu distinguir o que é verdade e o que é mito sobre essa graduação? Construiu-se uma crença que os estudantes dessa graduação devem estar 24 horas por dia submersos em livros, mas o mais saudável é sempre buscar o equilíbrio. 

 

É preciso sim abrir mão de algumas horas de lazer e saber o momento certo de mudar o foco dos estudos, mas essa não é uma tarefa impossível de ser realizada. Sendo assim, agora você está imune a esse tipo de pensamento que assusta muitos estudantes. 

 

Para mais esclarecimentos acerca da vida do estudante de Medicina, confira nosso blog e saiba tudo sobre vestibular e graduação em Medicina, nessa área tão valorizada e concorrida!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?