Como equilibrar estudos e diversão para a aprovação em Medicina

Compartilhar:

Escrito por:

Leila Lima

Carnaval chegando, e com ele vem a tentação de abandonar os livros e se entregar à folia. Para muitos estudantes, essa época é um verdadeiro dilema: seguir firme na preparação para o vestibular ou aproveitar o feriado para relaxar? Para quem sonha com a aprovação em Medicina, essa balança pode ser ainda mais difícil de equilibrar, especialmente quando se sente a pressão de um dos cursos mais concorridos do país.

Mas será possível curtir o Carnaval e, ao mesmo tempo, se preparar adequadamente para a intensa maratona de provas? A resposta é sim, e a chave está em um planejamento estratégico que respeite tanto os momentos de lazer quanto o foco nos estudos.

Planejamento é a palavra-chave

O primeiro passo para não comprometer a preparação e aprovação em Medicina é o planejamento. O estudante de Medicina precisa entender que o sucesso não vem da “renúncia total” à diversão, mas sim da capacidade de gerenciar o tempo de forma eficiente. O Carnaval dura apenas alguns dias, mas a jornada para a aprovação é longa e exigente.

Organize um cronograma de estudos realista e distribua as matérias de forma equilibrada para fazer a revisão de conteúdos importantes no feriado. A dica é dedicar os primeiros dias da semana, antes das festividades, para intensificar os estudos e concluir as revisões. Assim, será possível descansar a mente sem se culpar por isso.

Momentos de lazer não são inimigos 

Desconectar-se do estudo é essencial para a saúde mental. A pressão constante pode ser um vilão no processo de aprendizado. Afinal, quem aguenta estudar 24 horas por dia, sete dias por semana? A diversão do Carnaval e em outras festividades pode ser a válvula de escape necessária para recarregar as energias. Mas, para que isso aconteça sem arrependimentos, é fundamental saber o limite.

Nesse contexto, reuniões com amigos são atividades que podem ser feitas sem sobrecarregar a consciência para quem deseja a aprovação em Medicina. Para isso, basta priorizar momentos de diversão que não se estendam por dias inteiros e que não interfiram diretamente no desempenho nos estudos. 

“A importância da saúde mental no preparatório para o Enem e demais vestibulares de Medicina está intimamente ligada ao dia da prova. No fundo, a prova tem dois aspectos fundamentais: um deles é o aspecto físico, que envolve a prática de simulados durante o ano, e o outro é o aspecto psicológico, principalmente no controle da ansiedade. A ciência não deixa dúvidas: o descanso é uma etapa fundamental nesse processo”, comentou o professor e fundador da PasseiMed!, Rafael Souza.

Disciplina e consciência de objetivo

A grande vantagem de quem está se preparando para a Medicina é a clareza do seu objetivo final. Ao manter a mente voltada para a grande meta — a aprovação — é mais fácil tomar decisões durante o período de festas. O Carnaval pode ser um lembrete de que a vida também precisa de equilíbrio, e que a diversão saudável é tão importante quanto a dedicação aos estudos.

Além disso, ter em mente a complexidade do vestibular de Medicina, com suas questões desafiadoras e a competição acirrada, faz com que o estudante entenda que cada dia de estudo conta. Mas isso não significa abandonar que o tempo de lazer. Ao contrário: o descanso adequado potencializa a produtividade.

Para a estudante Lavínia Aguiar, que busca o Enem para ingressar em Medicina, os períodos festivos contribuem para uma pausa que deve ser aliada e programada de forma eficiente. “Durante esses momentos que envolvem festas, feriados, como o Carnaval, é necessário ter um certo equilíbrio. Por isso, procuro organizar a minha semana e distribuir as matérias mediante intervalos de tempo, levando em conta também quais dias que são mais corridos para não ficar sobrecarregada. Costumo também adiantar alguns conteúdos para conseguir descansar um pouco mais e participar de momentos em família durante os feriados. Não devo ficar totalmente parada, pois esse processo é único e exige uma maior preparação”, pontua.

Rumo à aprovação em Medicina

Contudo, sabe-se que o caminho para a Medicina é árduo, mas nada impede que o estudante, ao cuidar de si mesmo, aproveite a festa com responsabilidade. Quem faz isso, sem culpas e com a cabeça no futuro, tem muito mais chances de se dar bem, tanto nos estudos quanto na vida. Então, aproveite o Carnaval, mas sem esquecer de seu verdadeiro objetivo. O equilíbrio é o segredo para transformar os dias de folia em aliados na trajetória rumo à aprovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.