Exame tem período de inscrições divulgadas, mas datas de aplicação seguem indefinidas
Olhaaa, que essa história por trás da aplicação do Enem 2021 está muito confusa, não é novidade para ninguém. E não se falou de outra coisa desde a última semana… Você está acompanhando essa thread? Se perdeu alguma coisa, segue o fio!
Tudo começou após a publicação de uma portaria no Diário Oficial, lá na última terça-feira (11). No documento estavam as metas do Inep para 2021, mas ele sequer apresentava previsão para a aplicação do Exame. E para piorar a situação, as datas estavam cercadas de muita polêmica, principalmente após o vazamento de boatos que o exame seria realizado somente em 2022.
Pronto, foi o que bastou para instaurar o caos na vida de todos os estudantes que estavam se preparando para realizar o exame este ano.
Calma… a novidade é a seguinte… aqueles que acessaram a Página do participante na manhã de ontem, para fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021, foram informados sobre “supostas” datas do período de inscrição: entre os dias 28 de junho e 9 de julho. Porém, o Inep ainda não publicou o edital com as datas oficiais, então só nos resta aguardar!
Mas o que temos de concreto até agora?
Nos últimos dias, o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, afirmou que “definirá data do Enem neste mês”, também falou que existe um esforço coletivo de toda a equipe para que o exame seja realizado neste ano, porém, ao mesmo tempo, jogou um balde de água fria ao destacar questões de orçamento para a aplicação.
Já o ministro da educação, na última quinta-feira (13), enviou um ofício para o ministro da Economia, Paulo Guedes, pedindo liberação de recursos para as instituições federais e também para a aplicação do exame. Após discussões internas, parte dos recursos bloqueados foi liberado. Por fim, Milton Ribeiro, declarou que o Enem “deve ocorrer entre outubro e novembro”. No mesmo dia, documentos vazados do Inep, mostravam que havia, de fato, uma intenção de aplicar as provas somente em janeiro de 2022, porém, o Inep negou a informação.
Affff… tá tudo ainda muito incerto, não sabemos se essa situação tá perto de ter um fim, mas estamos aqui torcendo por uma decisão favorável aos estudantes.
E vocês, tão acompanhando de perto essa novela? Conta pra gente aqui nos comentários quais são suas expectativas!