Prazo de inscrição para o Enem 2024 encerra nesta sexta, 14

Karla Thyale Mota

Após prorrogação, finaliza nesta sexta-feira, 14 de junho, o prazo de inscrição para o Enem 2024. Ademais, também encerra nesta sexta, às solicitações de atendimento especializado e pedido de tratamento pelo nome social. Para realizar a inscrição ou solicitação, basta acessar a Página do Participante, com CPF e login único do Gov.br.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a mudança no prazo teve como objetivo permitir que mais candidatos, especialmente residentes do Rio Grande do Sul, pudessem participar do exame. No calendário inicial divulgado pelo órgão, as inscrições iriam até dia 7 de junho.

Além disso, o Inep também estendeu o prazo para o pagamento da taxa de inscrição. Conforme o novo cronograma, os candidatos devem pagar o valor de R$85 até 19 de junho. O pagamento pode ser via boleto do Banco do Brasil (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.

Estudantes isentos também devem se inscrever

Os candidatos contemplados com a isenção do exame, também devem realizar sua inscrição. Ou seja, isso significa que mesmo quem foi beneficiado com a isenção no exame, deve realizar sua inscrição.

Na edição de 2024, estão isentos:

• Estudantes do terceiro ano do ensino médio;
  • Candidatos moradores no RS;
  • Participantes do programa Pé-de-Meia;
  • Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsa integral em escola privada;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Vale lembrar que, embora aptos à isenção, para os candidatos que estudaram em escola pública ou estão em situação de vulnerabilidade, o período para os pedidos de isenção do exame já encerrou. No entanto, podem solicitar na próxima edição.

Enem 2024

Este ano, a aplicação das provas do Enem 2024 será nos dias 3 e 10 de junho. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) avalia adiar a data do exame para o estado do Rio Grande do Sul. A afirmação foi feita por Camilo Santana na audiência da Comissão de Educação da Câmara, que aconteceu em 12 de junho. De acordo com o ministro, o MEC está analisando a partir do número de inscrição:

“Isentamos a taxa, estamos acompanhando o percentual de alunos inscritos, ampliamos a inscrição até sexta-feira. Vamos avaliar se para o Rio Grande do Sul vai precisar adiar, vamos avaliar até lá a necessidade de fazer uma prova exclusiva para o Rio Grande do Sul” – afirmou o ministro.

Participantes do Pé-de-Meia

Além da isenção, estudantes que fazem parte do programa Pé-de-Meia, a poupança do ensino médio, e que participarem dos dois dias da prova do Enem 2024, receberão uma bonificação de R$200 por esta participação.

Para entender…

Criado pela Lei nº 14.818, de 16 de janeiro de 2024, o programa Pé-de-Meia oferece incentivo financeiro aos estudantes do ensino médio de escolas públicas. Além disso, a proposta do governo federal com o programa é de contemplá-los com uma poupança ao final dos três anos de estudos para estimular a participação. Ou seja, para incentivar uma maior participação dos jovens no ensino público.

Saiba todas as informações sobre o programa Pé-de-Meia:

Participantes do programa Pé-de-Meia receberão valor para realizar Enem

Confira abaixo o calendário completo do Enem 2024:

• Inscrições: de 27/05 a 7/06;
  • Pagamento da taxa: de 27/05 a 12/06;
  • Pedido de tratamento pelo nome social: de 27/05 a 7/06;
  • Solicitação de atendimento especializado: de 27/05 a 7/06;
  • Resultado das solicitações de atendimento especializado: 17/06;
  • Recurso para pedidos negados: de 17 a 21/06;
  • Resultado do recurso: 27/06;
  • Divulgação dos locais de prova: à divulgar;
  • Aplicação do Enem: 3 e 10/11;
  • Divulgação do gabarito: 20/11;
  • Divulgação do resultado: 13/01/25.

Veja as principais informações sobre o Enem 2024: