A última bateria do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre neste domingo, 10. Neste dia, serão aplicadas provas de Ciências da Natureza e Matemática distribuídas em 90 questões objetivas. Para a disciplina de Química alguns tópicos têm maior peso e aparecem com mais frequência. Por isso, saber identificar e dominar esses conteúdos pode ser a chave para garantir uma boa pontuação nas questões.
De acordo com o professor de Química da plataforma de estudos online PasseiMED, Edmilson Neto, boa parte das questões podem ser solucionadas mais rapidamente se o aluno tiver uma boa base de interpretação textual. Assim, a atenção no momento da leitura é primordial para desenvolver as questões com mais clareza e confiança.
“Quando se trata de questões de Química, o conteúdo pode variar bastante: desde estequiometria e cálculos químicos, que exigem uma boa base matemática, até questões mais teóricas, que exigem uma interpretação de texto. Assim, o segredo para resolver bem as questões propostas no Enem é compreender o que o comando está pedindo, saber exatamente o que ele quer. Ele é o coração da questão. Por isso, muitas vezes, conseguimos resolver só com a leitura do comando, dependendo do conteúdo, claro. Em outros casos, o comando nos direciona para uma estrutura, uma tabela ou um texto, e é preciso voltar a essa informação para conseguir solucioná-la”, comentou.
Confira e foque nos tópicos que podem te render pontos preciosos no exame:
Estequiometria
Baseada nas leis ponderais, mais especificamente nas leis elaboradas por Lavoisier e Proust, a estequiometria é uma forma de relacionar quantidades de reagentes que reagem entre si ou quantidades de produtos que são formados em um processo reacional particular. Ela é utilizada, portanto, para prever quantidades de reagentes que serão utilizados ou de produtos que serão formados em processos químicos.
- Cálculos estequiométricos
- Cálculos de massa atômica, molecular e molar
- Cálculos de rendimento de reações
- Reagente em excesso e reagente limitante
Química orgânica
A química orgânica é o ramo da química que estuda os compostos carbônicos ou os compostos orgânicos, que são aqueles formados por átomos de carbono. Por ser um assunto fundamental para entender a vida e a geração de energia, aparece constantemente no Enem. Assim, dentre as propriedades dos compostos mais cobradas a polaridade, pontos de fusão e ebulição saem na frente. É comum aparecerem moléculas orgânicas para que o candidato determine a qual delas pertence à descrição feita no comando da questão.
- Funções orgânicas e sua nomenclatura
- Nomenclatura de compostos orgânicos
- Reações orgânicas
- Combustíveis e aspectos relacionados, como reações de combustão, geração de energia e impactos no meio ambiente
- Isomeria, que consiste em diferenciar estruturas orgânicas pelo tipo de isomeria
Eletroquímica
A eletroquímica é o ramo que se ocupa de estudar fenômenos de transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa. Também investiga reações em que ocorre a transferência de elétrons. Por essa razão, costumeiramente aparece em questões sobre pilhas, baterias, eletrólise ou oxirredução.
- Pilhas e baterias
- Eletrólise
- Reação de oxirredução
- Leis de Faraday
Meio Ambiente e Química do Cotidiano
Fique atento a questões sobre poluentes, reciclagem e substâncias que usamos diariamente (como fertilizantes e detergentes). Foque em como esses compostos impactam o meio ambiente.