O Ministério da Educação (MEC) e o Inep divulgaram nesta sexta-feira, 9 de maio, o cronograma do Enem 2025. As inscrições vão acontecer entre os dias 26 de maio e 6 de junho, e devem ser feitas somente pela Página do Participante, com o login do Gov.br.
As provas vão rolar em dois domingos seguidos: 9 e 16 de novembro. O gabarito oficial sai no dia 20 de novembro, e o resultado final será divulgado a partir de 16 de janeiro de 2026.
Quem precisou pedir isenção da taxa de inscrição ou justificar ausência no Enem 2024 teve do dia 14 de abril até 2 de maio para fazer isso. O resultado desses pedidos será divulgado em 12 de maio, e quem quiser entrar com recurso pode fazer isso entre os dias 12 e 16 de maio. A resposta final dos recursos sai no dia 22 de maio.
Pode pedir isenção da taxa quem está no 3º ano do ensino médio em escola pública, quem faz parte do programa Pé-de-Meia, quem estudou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista 100% em escola particular, e também quem está no CadÚnico com renda familiar de até três salários mínimos ou renda por pessoa de até meio salário mínimo.

O Enem é a principal forma de entrar na faculdade no Brasil. A nota pode ser usada no Sisu, no Prouni, no Fies e até pra estudar em faculdades de fora do país.
O edital completo do Enem 2025 vai sair em breve, com todos os detalhes sobre a taxa de inscrição, atendimento especial, regras da prova e outras orientações. Fique de olho nos canais oficiais do MEC e do Inep pra não perder nenhum prazo.