A rede de urgência e emergência de Guarulhos começa a ganhar reforço com o início das obras da UPA Centro, uma nova Unidade de Pronto Atendimento que será construída em parceria entre a Prefeitura e o Centro Universitário ENIAC.
A unidade, localizada em um prédio anexo ao Paço Municipal, no Centro da cidade, tem como objetivo desafogar o Hospital Municipal de Urgências (HMU), ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e reduzir o tempo de espera por atendimento.
Unidade terá 15 leitos no Centro
A UPA Centro será classificada como Porte II e contará com 15 leitos, sendo três de emergência e 12 de observação. A estrutura permitirá o atendimento de pacientes que não necessitam de internação hospitalar, contribuindo para a redução do tempo de espera e para um fluxo mais eficiente na rede pública de saúde.
A escolha da região central busca atender uma área de grande circulação e facilitar o deslocamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Parceria viabiliza obra e amplia capacidade da rede
As obras são custeadas integralmente pelo Centro Universitário ENIAC, em um investimento de R$ 2 milhões. Em contrapartida, a instituição assumirá a gestão da UPA Centro por cinco anos e terá exclusividade nos estágios supervisionados e internatos de seus alunos dos cursos de Medicina e da área da saúde.
O acordo integra a estratégia municipal de ampliar a capacidade de resposta da rede de urgência e emergência por meio de parcerias com instituições de ensino, sem custos diretos para o município na fase de implantação da unidade.
Termo de cooperação formaliza acordo
O termo de cooperação foi assinado pelo reitor do ENIAC, Ruy Guerios, pelo prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches, e pelo secretário municipal de Saúde, Marcio Chaves.
O documento estabelece as responsabilidades de cada parte e define as diretrizes para o funcionamento da unidade.

Saiba mas sobre o ENIAC:
Formação médica com prática desde cedo fortalece curso de Medicina em Guarulhos
Coapes integra ensino e serviços de saúde
A parceria é formalizada por meio do Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde), instrumento do SUS que regulamenta a integração entre instituições de ensino superior, gestores públicos e serviços de saúde.
O modelo prevê que a formação dos estudantes ocorra em serviços reais da rede pública, alinhando o ensino às necessidades do sistema e contribuindo para a qualificação da assistência prestada à população.
Unidade terá 15 leitos no Centro
Com a UPA Centro, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é reduzir filas e o tempo de espera no atendimento de urgência, além de melhorar o acesso da população da região central.
Para os estudantes da área da saúde, a unidade amplia os campos de prática e garante vivência contínua em um serviço de pronto atendimento do SUS.









