publicidade

Entenda a ELA: doença que vitimou ator de Grey’s Anatomy

Compartilhar:

Eric Dane ELA
Eric Dane faleceu nesta sexta-feira (20) em decorrência da doença. A enfermidade é a mesma do físico britânico Stephen Hawking.

Compartilhar:

A morte de Eric Dane traz à tona discussões sobre uma condição rara e irreversível que afeta milhares de pessoas. Segundo a Biblioteca Virtual de Saúde, a ELA é considerada uma doença relativamente rara, mas com impacto global significativo: estima-se que existam aproximadamente 140.000 novos casos diagnosticados em todo o mundo a cada ano, o que representa cerca de 384 novos diagnósticos por dia.

A doença, que vitimou o ator que ficou conhecido pelos seus papéis em Grey ‘s Anatomy e Euphoria, é a mesma do físico britânico Stephen Hawking, um dos portadores mais longevos e conhecidos da condição, falecido em 2018.

Embora a enfermidade tenha causas ainda pouco compreendidas, o avanço é progressivo e afeta capacidades motoras essenciais.

O que é a doença ELA?

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva, acarretando paralisia motora irreversível. Na prática, os neurônios dos pacientes se desgastam ou morrem, perdendo a capacidade de enviar mensagens aos músculos.

Além disso, a ELA é uma das principais doenças neurodegenerativas, ao lado de Parkinson e Alzheimer. Com a evolução do quadro, o paciente perde capacidades cruciais como falar, movimentar-se, engolir e, nos estágios finais, respirar.

Eric Dane foi vítima da doença que afeta cerca de 140 mil pessoas pelo mundo a cada ano.

Possíveis causas da doença

As causas exatas da ELA ainda são desconhecidas para a ciência. No entanto, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10% dos casos têm origem ligada a um defeito genético.

Além disso, a doença costuma prevalecer em pessoas entre 55 e 75 anos, com uma ligeira preponderância no sexo masculino.

Além da genética, outros fatores investigados incluem: 

  • Desequilíbrio químico: níveis elevados de glutamato no cérebro, o que pode ser tóxico para as células nervosas;
  • Doenças autoimunes;
  • Mau uso de proteínas pelo organismo.

Quais os possíveis sintomas da ELA?

Os sintomas costumam aparecer após os 50 anos, embora casos precoces, como o de Stephen Hawking, ocorram. O sinal clínico inicial geralmente envolve fraqueza muscular que piora lentamente. Entre os principais sintomas estão:

Existe cura para a doença ELA?

Até o momento, não existe uma cura para a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). A doença acarreta a perda progressiva da capacidade funcional e de autocuidado.

De modo geral, o óbito ocorre entre três e cinco anos após o diagnóstico. No entanto, a evolução varia de pessoa para pessoa: cerca de 25% dos pacientes conseguem sobreviver por mais de cinco anos após a descoberta da doença.

A doença ELA tem tratamento?

Embora incurável, a ELA possui um tratamento focado em retardar a evolução dos sintomas e melhorar a qualidade de vida. No Brasil, desde 2009, o Ministério da Saúde, via Sistema Único de Saúde (SUS), oferece assistência integral aos pacientes.

O tratamento farmacológico começa com o uso do riluzol, medicamento distribuído gratuitamente pelo SUS que comprovadamente reduz a velocidade de progressão da doença e prolonga a sobrevida.

além do ator norte-americano, o físico Stephen Hawking também foi outro diagnosticado com ELA.

O caso Eric Dane

25 DE ABRIL DE 2025

O ator Eric Dane revelou publicamente seu diagnóstico em abril de 2025, após notar fraqueza e perda de força em partes do corpo. 

9 DE NOVEMBRO DE 2025

Sobre o papel, o ator comentou recentemente: “Nunca interpretei um personagem que estivesse passando por algo que eu também estivesse vivenciando na vida real. Foi difícil, mas, no geral, fiquei muito grato pela experiência”.

19 DE FEVEREIRO DE 2026

Mesmo com o diagnóstico, Dane manteve a atividade profissional. Seu último trabalho foi na série Mentes Extraordinárias, onde interpretou um bombeiro diagnosticado com ELA. O episódio foi ao ar no dia 9 de novembro nos Estados Unidos. 

O ator morreu no dia 19 de fevereiro de 2026. Por coincidência, o dia foi o 20º aniversário da sua participação como Mark Sloan na série Grey’s Anatomy. Colegas do ator na série prestaram diversas homenagens nas redes sociais.

Índice

Você também pode se interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos conteúdos no Youtube

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.