Conheça a Universidade de Brasília – UnB

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Estudar na capital do Brasil deve ser uma experiência e tanto! A Universidade de Brasília vai te surpreender e a cidade de Brasília vai te encantar (🤩). Partiu conhecer um pouco dessa possibilidade para o seu futuro?

 

Um pouco sobre a Universidade de Brasília

Criada em 1962, a Universidade de Brasília é uma das principais referências acadêmicas do país. Detalhe: a UnB surgiu apenas 2 anos depois da nova capital brasileira ser inaugurada.

 

A diversidade cultural presente em seus quatro campi é uma de suas características marcantes. A pluralidade, aliada à busca permanente por soluções inovadoras, move a produção científica e o cotidiano da instituição.”

– Universidade de Brasília

 

A Universidade de Brasília é multicampi desde 2006, quando foi inaugurada a Faculdade UnB Planaltina (FUP), a primeira fora do Plano Piloto. Além disso, em 2008, as faculdades de Ceilândia (FCE) e do Gama (FGA) passaram a receber seus estudantes, professores e técnicos, juntando-se ao campus sede Darcy Ribeiro. Sendo que, o campus do Gama é especializado em engenharias, e o de Ceilândia, em cursos de saúde.

A UnB preza por ser uma universidade inovadora e inclusiva, comprometida com as finalidades essenciais de ensino, pesquisa e extensão, integradas para a formação de cidadãos éticos e qualificados para o exercício profissional. Além de ser referência nacional em ensino, pesquisa e extensão, com inserção local, regional e internacional, inovadora, inclusiva, transparente e democrática, com gestão eficaz e qualidade de vida.

O Campus fica a 214 km (cerca de 2 horas e 50 minutos*) de Goiânia, a 430 km (cerca de 5 horas e 20 minutos*) de Uberlândia e a 747 km (cerca de 9 horas e 45 minutos*) de Belo Horizonte.

* tempo médio gasto para um deslocamento realizado de carro.

 

É hora do Ranking e das Notas!

MEC: nota 4

ENADE: nota 4

Nota de Corte: 820,48

Folha de São Paulo: 9º lugar (6º em ensino)

Estadão: 5 estrelas

Um pouco sobre o curso de Medicina

A Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília iniciou as suas atividades em 08 de agosto de 1966, ou seja, apenas 4 anos após a criação da UnB. A Faculdade de Medicina iniciou a implantação do seu novo currículo de acordo às novas diretrizes curriculares nacionais desde 2016 abrindo espaço para a formação de profissionais de perfil generalista que atendam prioritariamente às necessidades do Sistema Único de Saúde – SUS.

O curso de Medicina da UnB é ofertado no campus Darcy Ribeiro, o maior da instituição, localiza-se na Asa Norte e abriga a maioria dos cursos além dos órgãos administrativos e de apoio da instituição como a Reitoria, a Casa do Estudante Universitário, a Instituto Central de Ciências (ICC), a Biblioteca Central (BCE) e a Faculdade de Educação (FE).

Para o ingresso na Universidade de Brasília você tem duas opções: o vestibular próprio da instituição ou o ENEM. O vestibular tradicional da UnB ocorre uma vez por ano, geralmente no mês de junho, para ingresso no segundo semestre letivo do ano e é promovido pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As provas podem ser feitas em outras cidades, pré-selecionadas pela instituição e informadas no edital do processo seletivo. Já pelo Enem, que representa o preenchimento de 25% das vagas disponíveis, a prova é realizada normalmente, mas, desde 2020, a instituição deixou de utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e desenvolveu um processo seletivo específico.

 

O que fazer em Brasília?

Se você acha que em Brasília você vai ficar visitando casas antigas de políticos, você está enganado (mas não completamente, pois tem isso para fazer também rsrs). A cidade tem MUITO mais que essas visitas, hein?

Brasília: dados, história, população, economia - Mundo Educação

Vamos começar indicando os clássicos pontos turísticos a se visitar na cidade. Você pode tirar o dia para dar uma passadinha na Catedral (projetada por Oscar Niemeyer, é uma das construções mais conceituadas do arquiteto); Centro Cultural TCU (museu sobre a política, história e economia do Brasil);  o Parque Nacional de Brasília (espaço de mais de 30 mil hectares de preservação ambiental, com piscinas de água mineral e corrente, trilhas nas matas e espaço para piqueniques) além de, claro, a Esplanada dos Ministérios.

Mas, se você quer algo mais diferenciado e fora da curva, é muito fácil de achar na capital do país também. Durante o dia, você pode visitar o Parque da Cidade;  o Pontão do Lago Sul (um grande espaço verde com orla direto para o lago) e o Jardim Botânico. Porém, se a noite te agrada mais, Brasília vai te bagunçar! Algumas das opções noturnas são o Cine Drive-in; a Cervejaria Criolina;  Pinella (um ambiente descontraído com frequentadores entre os 30 e 40 anos. DJ’s, bandas de rock, jazz e blues são responsáveis pela trilha sonora da casa); os speakeasys e as famosas baladas conhecidas em todo o Brasil.

STADT BAR & MUSIC, Brasília - Comentários de restaurantes - Tripadvisor

 

Eaí, conseguimos te ajudar?

A Universidade de Brasília (UnB) oferece diversas formas para melhor capacitar os futuros médicos. Então vamos começar a se preparar! O Melhores Escolas Médicas quer te ajudar nessa jornada, disponibilizando conteúdos gratuitos por meio de planners, resumos de biologia, simulados, mapas mentais e muito mais! 🤩

Ah, e aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter, Telegram e YouTube), pois lá a gente está DIARIAMENTE postando vários conteúdos legais e importantíssimos para o seu sucesso!

Conheça mais sobre as Escolas Médicas do Brasil assistindo os vídeos da nossa websérie onde mostramos com detalhes várias curiosidades e informações essenciais para você fazer a sua escolha!

Sobre a unidade

Nota de Corte
820,48
Vagas por ano
152 vagas
Contato
(61) 3107-3300

Local da unidade

Quer o MEM na palma da mão?