Conheça o curso de medicina da Universidade de Pernambuco – UPE

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Eaí, partiu estudar em um dos berços culturais e históricos do país? Pernambuco é um estado com um vasto patrimônio histórico, artístico e arquitetônico. Já pensou em estar fazendo o curso dos seus sonhos (😍) e ainda tendo todos esses conhecimentos e opções de lazer pertinho de você? Tudo de bom, né?

 

Um pouco sobre a Universidade de Pernambuco

A Universidade de Pernambuco (UPE) teve sua origem na Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP) em 1991 (a maioria de nós estaria nascendo apenas uns 10 anos depois haha). Em 1976, foi criado o Instituto de Ciências Biológicas, como unidade centralizadora das disciplinas básicas dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Educação Física (já sabe que vai ouvir falar muito desse lugar, né?).

 

“A visão da Universidade é a de ser reconhecida pela sociedade e diversas instâncias de governo, por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Estado, em razão da sua excelência no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, assumindo-se, definitivamente, como Universidade estatal, pública e gratuita.”

– Universidade de Pernambuco (UPE)

 

O Campus de Garanhuns fica a 232 km (cerca de 3 horas e meia*) de Recife e o de Serra Talhada fica a 417 km (cerca de 6 horas*). Já Recife, por si só, está a 256 km de Maceió, 814 km de Salvador e 119 km de João Pessoa, por exemplo.

A instituição é vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (SECTEC) e constitui patrimônio da sociedade do estado.

* tempo médio gasto para um deslocamento realizado de carro.

 

Um pouco sobre o curso de Medicina

O curso de medicina é oferecido no campus sede (Santo Amaro – bairro de Recife), no de Garanhuns e Serra Talhada. A metodologia abordada é a tradicional e as notas de corte são bastante similares: Recife – 776.66; Serra Talhada – 773.96 e Garanhuns – 774.98. Tem ideia de qual campus você prefere?

Na UPE, o curso de Medicina tem matriz curricular de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2001, estruturado em três eixos: o Teórico-Demonstrativo, o Humanístico e o Prático Construtivista.

Ah, obviamente não poderíamos deixar de falar que, em 2014, o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (unidade acadêmica da UPE de Recife) foi considerado o 11º melhor do Brasil e o melhor do Norte-Nordeste (tá passada?). 

 

Diferenciais

  • Laboratório: o Laboratório Multiusuário em Saúde (LMS) integra o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e trabalha diretamente com duas áreas: Núcleo de Cirurgia Experimental e Central Analítica. 
  • Complexo Hospitalar: a instituição dispõe de um complexo para potencializar os Hospitais Universitários. Esse complexo é composto pelo Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), que é um campo de prática para diversos cursos da área da saúde; pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), que fornece campo para a residência; e pelo Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco – Prof. Luiz Tavares (PROCAPE), que já formou um número considerável de residentes e especialistas.
  • Avaliação do MEC: o curso de medicina da UPE tem o Índice Geral de Curso NOTA 3. No Enade, índice que mede o desempenho dos estudantes, a instituição alcançou 3 estrelas.

O que fazer em Recife?

Com cerca de um milhão e meio de habitantes (conta até um milhão e meio para ver se é pouco!), a capital pernambucana tem seu diferencial que agrada tanta gente e atrai turistas e novos moradores. A cidade é conhecida como “Veneza Brasileira” por ser cortada por diversos rios e pontes que ligam um bairro a outro e, além disso, há diversos cenários naturais, como grandes áreas verdes e belas praias refrescantes, além da famosa Praça do Marco Zero, que aponta as origens de Recife e as distâncias dessa cidade pra todas as outras do país.

Durante o dia, Recife tem várias opções, seja dar uma volta no mercado, museus, restaurantes (não são poucos, viu? E são ma ra vi lho sos!), praias… Mas se seu negócio é a vida noturna, Recife vai te animar bastante!

Durante a noite, você pode visitar o Recife Antigo caso queira uma imersão cultural e mais turística; no bairro Boa Vista, você encontra uma vasta quantidade de bares, restaurantes, sorveteria, lojas e as famosas feirinhas (e o melhor: tudo isso ouvindo o som das ondas quebrando na areia); para você jovem e descolado, indicamos a Galeria Joana D´arc, pois lá você vai encontrar – num só lugar – vários bares e restaurantes com tipo de música para todos os gostos, cervejas artesanais e uma culinária dos deuses.

Tá afim de dar uma escapadinha da cidade? Pois bem, você pode visitar alguns lugares ótimos que ficam pertinho de Recife, como Porto de Galinhas (a menos de 2 horas de Recife) ou Olinda (somente a 25 minutinhos do centro de Recife).

 

O que fazer em Garanhuns?

 

Relógio de Flores em Garanhuns

 

Garanhuns é chique viu? Tem até friozinho no inverno, podendo chegar até a 13ºC! Não é atoa que é conhecida como a “Suíça Brasileira”. Então prepara os casaquinhos e haja fotos e closes no Instagram durante o Festival de Inverno de Garanhuns! O evento traz uma programação recheada de música, atrações culturais pernambucanas e gastronomia.

A cidade é conhecida por uma ótima qualidade de vida, visto que, por exemplo, você encontrará de tudo na cidade, sem precisar se descolocar para a capital em busca de algo. Detalhe: o custo de vida é considerado razoável, sendo que, em termos de alimentação, os preços podem ser até chamados de baratos.

Em relação ao lazer, Garanhuns não é agitada como as grandes cidades, mas tem suas diversões. Bares e restaurantes fazem a alegria de muitas pessoas e, às vezes, rola de acontecerem shows no Arena Hall. Entretanto, Garanhuns está pertinho de outras cidades que podem te oferecer outras formas de diversão e até mesmo algumas praias próximas.

 

O que fazer em Serra Talhada?

Serra Talhada também está longe de ser uma cidade grande com agitação e muitas coisas, mas nada vai te faltar (tem até um shopping na cidade e não é galeria de lojas não viu? É shopping mesmo!). Mas se você gosta dessa tranquilidade, vai amar a cidade e suas atrações. A exemplo de o que fazer, temos as trilhas como a que acontece na Serra que deu origem ao nome da cidade.

Tá com fome? Em Serra Talhada, você não vai ficar! A cidade possui uma deliciosa culinária local, regional, nacional e internacional.

Além disso, o município é conhecido e procurado por ser um museu a céu aberto, visto que é a cidade natal de Lampião e é recheada de cultura e elementos históricos.

 

 

Assista o nosso vídeo em que falamos mais sobre a UPE:

Eaí, conseguimos te ajudar?

A Universidade de Pernambuco oferece diversas formas para melhor capacitar os futuros médicos. Então vamos começar a se preparar! O Melhores Escolas Médicas quer te ajudar nessa jornada, disponibilizando conteúdos gratuitos por meio de planners, resumos de biologia, simulados, mapas mentais e muito mais! 🤩

Ah, e aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter, Telegram e YouTube), pois lá a gente está DIARIAMENTE postando vários conteúdos legais e importantíssimos para o seu sucesso!

 

Sobre a unidade

Nota de Corte
Recife: 776.66
Vagas por ano
150 
Ingresso
SISU
Atlética Médica
Atlética de Medicina Koringa @atleticakoringa | A.A.A.M.UPEG Associação Atlética Acadêmica de Medicina @sorrateiraupe
Ligas Acadêmicas
Recife: Liga Acadêmica de Cirurgia Geral | Liga Acadêmica de Cirurgia Cardiovascular da UPE | Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica da UPE | Liga Acadêmica de Pneumologia e Cirurgia Torácica | Liga de Oncologia de Pernambuco | Liga de Psiquiatria da Universidade de Pernambuco | Liga Pernambucana de Infectologia | Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia da Universidade de Pernambuco | Liga Pernambucana de Neurocirurgia | Liga Acadêmica de Endocrinologia da Universidade de Pernambuco | Liga Acadêmica de Geriatria da Universidade de Pernambuco | Liga Acadêmica de Cardiologia da Universidade de Pernambuco/Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco Professor Luiz Tavares  
Metodologia
Tradicional
Categoria
Pública Estadual
Telefone
(81) 3416-4000 
Endereço
Avenida Agamenon Magalhães, S/N - Santo Amaro - Recife - PE 

Local da unidade

O que já temos dessa escola médica?

Webséries

Matérias

Podcasts

 

 

Quer o MEM na palma da mão?